Publicidade
Publicidade

Pedro Almeida é jornalista profissional e professor de literatura, com curso de extensão em Marketing pela Universidade de Berkeley. Autor de diversos livros, dentre eles alguns ligados aos animais, uma de suas paixões. Atua no mercado editorial há 26 anos. Foi publisher em editoras como Ediouro, Novo Conceito, LeYa e Saraiva. E como editor associado para Arx; Caramelo e Planeta. É professor de MBA Publishing desde 2014 e desde 2016 é membro do Conselho Curador do Prêmio Jabuti. Em 2013 iniciou uma nova etapa de sua carreira, lançando a própria editora: Faro Editorial.

Sua coluna traz exemplos recolhidos do cinema, de séries de TV que ajudam a entender como funciona o mercado editorial na prática. Como é o trabalho de um ghost writer? O que está em jogo na hora de contratar um original? Como transformar um autor em um best-seller? Muitas dessas questões tão corriqueiras para um editor são o pano de fundo de alguns filmes que já passaram pelas nossas vidas. Quem quer trabalhar no mercado editorial encontrará nesses filmes algumas lições importantes. Quem já trabalha terá com quem “dividir o isolamento”, um dos estigmas dos editores de livros. Pedro Almeida coleciona alguns exemplos e vai comentá-los uma vez por mês.

PublishNews, Pedro Almeida**, 13/08/2019
Em sua coluna, Pedro Almeida conta o resultado de uma pesquisa que fez para entender por que razões o Brasil nunca ganhou um Prêmio Nobel de Literatura
PublishNews, Pedro Almeida, 21/08/2018
Em sua coluna, Pedro Almeida lança um novo olhar sobre a formação de leitores e elenca dez dicas para torná-la mais atrativa aos jovens
PublishNews, Pedro Almeida, 23/01/2018
Em sua coluna, Pedro Almeida analisa o potencial do nosso soft power e em como a literatura pode ajudar a alavancá-lo
PublishNews, Pedro Almeida, 13/12/2016
Em sua coluna, Pedro Almeida faz uma relação entre as compras governamentais e os resultados do PISA e conclui que a suspensão de programas como o PNBE tem impacto direto futuro do país
PublishNews, Pedro Almeida, 17/02/2016
Em sua coluna, Pedro Almeida conclama os heróis mais populares no Brasil para aderirem a uma efetiva campanha de promoção da leitura
PublishNews, 08/04/2015
A criadora da função de agente literária no Brasil anunciou a sua aposentadoria
PublishNews, 11/06/2014
Todo mundo deve ter lido algo a respeito da polêmica acerca das edições adaptadas de Machado de Assis, projeto criado pela escritora Patrícia Secco
PublishNews, 02/12/2013
O discurso comum sobre os livros de autoajuda
PublishNews, 28/02/2013
O Julgamento de Paris
PublishNews, 12/09/2012
Temas transversais – Todo mundo está entendendo?
PublishNews, Pedro Almeida, 18/06/2019
Em sua coluna, Pedro Almeida aproveita o período de inscrições ao Prêmio Jabuti para fazer uma reflexão sobre 'a importância não de prêmios, mas da Literatura'
PublishNews, Pedro Almeida, 23/03/2018
Em sua coluna Pedro Almeida lança um olhar sobre a experiência de outros países em criar institutos que levam a sua cultura para o exterior e se pergunta: por que o Brasil não investe nisso?
PublishNews, Pedro Almeida, 26/05/2017
Ou, a quem cabe a internacionalização da nossa literatura? Pedro Almeida responde.
PublishNews, Pedro Almeida, 13/09/2016
Pedro Almeida: 'a Bienal desse ano se tornou o evento de Literatura mais importante que as festas literárias, pois aproximou de vez leitores e autores como nenhum outro'
PublishNews, Pedro Almeida, 02/09/2015
Na véspera da abertura da Bienal do Rio, Pedro Almeida presta uma homenagem aos seus colegas editores
PublishNews, 15/01/2015
Em sua coluna de hoje, Pedro foi buscar inspiração nos filmes 'Dançando no escuro' e 'Detachment'
PublishNews, 13/03/2014
Por que nossos eventos literários repetem sempre os mesmos nomes?
PublishNews, 26/08/2013
Os livros campeões de feedbacks
PublishNews, 05/12/2012
Editorial - um mercado fechado?
PublishNews, 18/07/2012
Ninguém está a salvo – a questão das biografias
PublishNews, Pedro Almeida, 02/05/2019
Sobre o início da operação de livros pelo Magazine Luiza, Pedro Almeida alerta: “Abrir mais um canal de vendas que tenha como diferencial o preço não incrementa tanto a leitura como desejamos"
PublishNews, Pedro Almeida, 05/03/2018
Em sua coluna, Pedro Almeida ressalta a importância do prêmio que dá reconhecimento aos profissionais de venda e de marketing por trás dos livros mais vendidos no Brasil
PublishNews, Pedro Almeida, 14/03/2017
Sim, ter um livro que vai virar filme é ótimo, mas como “pegar essa carona”? Pedro Almeida responde
PublishNews, Pedro Almeida, 22/06/2016
Pedro Almeida escreve sua própria análise do quadro apresentado pela Retratos da Leitura e provoca: 'Agora que temos dados, o que fazer com eles?'
PublishNews, Pedro Almeida, 29/07/2015
“Queremos aumentar o acesso das pessoas à cultura de livros, mas nossos esforços: imprensa, festivais, prêmios continuam focados apenas no mercado que já existe”
PublishNews, 14/08/2014
Há um mundo de leitores e interesses que não são atendidos com a existência de um conceito de qualidade na Literatura
PublishNews, 15/01/2014
A coisa que mais se falou do Brasil como país convidado feira de Frankfurt de 2013 certamente foi o discurso de Luiz Ruffato - pegou todos de surpresa
PublishNews, 15/05/2013
Um novo mercado, um novo olhar
PublishNews, 31/10/2012
Um editor faz a diferença?
PublishNews, 30/05/2012
A arte na não ficção
Cada grande livro redefine a função da literatura.
Jérôme Ferrari
Escritor francês
Publicidade
1 2  

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar