Fundado em 2001, o PublishNews logo se tornou leitura indispensável para profissionais e entusiastas do mercado do livro. Hoje, milhares de pessoas acompanham o jornalismo especializado e diário da plataforma, por meio de site, newsletter, podcast, canal no YouTube e postagens em redes sociais. Ao público é entregue, diariamente, os principais fatos e opiniões relacionados ao mundo livreiro, no Brasil e no exterior. Buscando sempre e de inúmeras maneiras contribuir para o desenvolvimento do setor, o PublishNews também tem como negócio a promoção de eventos. Entre outras iniciativas, participa da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) e das Bienais do Livro, para as quais leva programação própria com debates e palestras, e realiza o Prêmio PublishNews, que celebra os livros mais vendidos no país – segundo a tradicional lista do PN – e os profissionais de vendas e marketing por trás desses sucessos editoriais.
História do PN
Em 20 de julho de 2001, chegava à caixa de entrada de cerca de 30 amigos do mundo dos livros a primeira edição do PublishNews. Criada por Carlo Carrenho, a newsletter diária – que desde essa data não falhou nem um dia sequer – começou a informar seus assinantes o que se estava escrevendo e falando sobre os livros nos principais jornais do Brasil e de outros países.
Com 7 anos de idade, o PublishNews já falava com mais de 5.500 pessoas, e aos 10 anos, passou dos 11 mil assinantes. A maioria é gente que trabalha com livros, tanto no mercado editorial quanto no livreiro. Mas o grupo se diversifica a cada dia. Cresce o número de jornalistas e assessores de imprensa que se utilizam da newsletter para se manterem informados sobre o mercado e até para se pautar. Escolas, universidades, bibliotecas e secretarias de educação e cultura também já contam com um número significativo de representantes entre os leitores do PublishNews.
Meio na contramão da maioria das histórias internéticas, primeiro veio a newsletter e só depois de 8 anos de existência o PublishNews disponibilizou um site. Aqui, publicamos as notícias da newsletter mais detalhadas – o famoso botão 'Leia +' do final das notas – e ainda colunas e outros conteúdos.
Em 2010, lançamos nossa lista de mais vendidos com várias novidades. Uma delas é que temos uma lista geral e apontamos qual o livro mais vendido do Brasil. Além disso, com absoluta transparência, publicamos os números que apuramos. E ainda oferecemos ao leitor rankings semanais, mensais, anuais tanto de livros, como de editores.
Em julho de 2015, criamos vergonha na cara e lançamos um portal de verdade, nosso "black site", com tecnologia de ponta, um design que favorece a leitura, balcão de empregos e uma lista de mais vendidos mais ágil.
E as novidades não param por aí. Muito em breve teremos outras coisas para contar!
NOSSA EQUIPE
Ricardo Arcon | Diretor-executivoJornalista formado na academia, mas “muito mais em redações”, Ricardo Arcon foi editor da Playboy, na Editora Abril; editor-chefe do Café com Jornal, na TV Bandeirantes; e produtor e diretor do Morning Show, na Jovem Pan. Ao longo de quase 20 anos de carreira, exerceu boa parte das funções presentes no universo do jornalismo: de redator a repórter, de editor a diretor, de pauteiro a apresentador. Tem experiência em jornal impresso, revista, rádio, televisão e internet. Pai de gêmeos ainda crianças e dono de uma pequena horta plantada por ele próprio, lhe falta escrever um livro. Ama viajar, sobretudo para dentro de si, conduzido por expoentes da literatura.
E-mail: ricardo@publishnews.com.br
Jornalista formado pela UFPR, Sobota começou a carreira no Jornal Cândido, da Biblioteca Pública do Paraná. Depois de trabalhar com assessoria de imprensa política, mudou-se para São Paulo, onde concluiu o trainee do Estadão, em 2013. No jornal, foi repórter do Caderno 2 por cerca de 7 anos, cobrindo mercado editorial e literatura, bem como música, cinema, TV e artes visuais. Em 2021, foi coordenador de comunicação da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e, depois, jornalista freelancer de jornais, revistas e clubes de leitura. Em 2022, atuou também como produtor cultural, antes de assumir a redação do PublishNews.
E-mail: guilherme@publishnews.com.br
Talita Facchini é formada em Jornalismo. Trabalhou na assessoria de imprensa e marketing da Editora Planeta onde aprendeu na prática a lidar com jornalistas, autores e a entender melhor como funciona o universo literário. Nascida no interior de São Paulo, sempre amou ler e escrever sobre os mais diversos assuntos e a experiência de trabalhar numa Editora de livros só fez com que seu interesse por ambas as coisas aumentasse ainda mais. Desde que entrou para o PublishNews, cobriu diversos eventos importantes para o setor como as Bienais do Rio e São Paulo e as Feiras do Livro de Frankfurt e Sharjah.
E-mail: talita@publishnews.com.br
Daniela Carqueijó é formada em Moda e já trabalhou em marketplaces renomados, como Privalia e Iguatemi 365. Com pós-graduação na área de Marketing Digital pela ESPM, Daniela traz consigo a visão da pluralidade e criatividade de outros negócios, para aplicá-la no mundo editorial. Sua atuação no PublishNews abrange as áreas de marketing, comercial e eventos.
E-mail: daniela@publishnews.com.br
No currículo da Camila, chama atenção o número de cursos feitos e certificados obtidos. É como ela se preparou – e se prepara – para enfrentar uma rotina cheia de números e planilhas. Já são mais de dez anos de experiência no setor administrativo-financeiro. Contas a pagar e receber? Conciliação bancária? Emissão de nota fiscal? Compras? É tudo com a Camila, que vira e mexe tem sonhos intranquilos com o Excel.
E-mail: camila@publishnews.com.br
EXPEDIENTE REDAÇÃO
Editor-chefe – Guilherme Sobota
Editora-assistente – Talita Facchini
PublishNews é uma publicação diária da PublishNews Comunicação Ltda. Todos os direitos reservados.
Este conteúdo não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?