Publicidade
Publicidade
Mas afinal, para que serve o Prêmio Avena PublishNews?
PublishNews, Pedro Almeida, 05/03/2018
Em sua coluna, Pedro Almeida ressalta a importância do prêmio que dá reconhecimento aos profissionais de venda e de marketing por trás dos livros mais vendidos no Brasil

Cerimônia do Prêmio Avena PublishNews acontece no próximo dia 19, em São Paulo
Cerimônia do Prêmio Avena PublishNews acontece no próximo dia 19, em São Paulo

Estamos às portas de mais uma edição do Prêmio Avena PublishNews. Toda iniciativa que promove o livro, os profissionais da área, as pessoas dos bastidores trazem uma contribuição enorme ao mercado editorial. Há muitos prêmios por se criar. Por exemplo, algum que premie os livros nacionais de gêneros que não recebem atenção dos cadernos culturais e das premiações tradicionais, como os romances de gênero, também chamados de livros comerciais. Mas é preciso louvar todo investimento da iniciativa privada que ajuda a promover as literaturas.

Há, por parte do público, enorme curiosidade sobre nossa indústria e poucos tem acesso às pessoas que realmente fazem tudo acontecer. Alguns acreditam que o mercado é composto apenas por intelectuais, gente de fala complexa capaz de intimidar qualquer interlocutor comum. Não é bem assim: o setor vai muito além dos editores de livros. E o Avena PublishNews premia não só os autores mais vendidos, mas também os profissionais das áreas de vendas e marketing que são também os grandes responsáveis pelo sucesso.

E, nesse evento, ainda há uma grande oportunidade para aprender sobre os cases, conhecer essas pessoas de bastidores e confirmar o que se fala das pessoas que começam a trabalhar com livros: quem é picado pela febre do livro vira um aficionado para o resto da vida.

[A segunda edição do Prêmio Avena PublishNews acontece no dia 19 de março, na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500 – São Paulo / SP). Quem quiser participar do evento, basta preencher o formulário].

Pedro Almeida é jornalista profissional e professor de literatura, com curso de extensão em Marketing pela Universidade de Berkeley. Autor de diversos livros, dentre eles alguns ligados aos animais, uma de suas paixões. Atua no mercado editorial há 26 anos. Foi publisher em editoras como Ediouro, Novo Conceito, LeYa e Saraiva. E como editor associado para Arx; Caramelo e Planeta. É professor de MBA Publishing desde 2014 e foi presidente do Conselho Curador do Prêmio Jabuti entre os anos 2019 e 2020. Em 2013 iniciou uma nova etapa de sua carreira, lançando a própria editora: Faro Editorial.

Sua coluna traz exemplos recolhidos do cinema, de séries de TV que ajudam a entender como funciona o mercado editorial na prática. Como é o trabalho de um ghost writer? O que está em jogo na hora de contratar um original? Como transformar um autor em um best-seller? Muitas dessas questões tão corriqueiras para um editor são o pano de fundo de alguns filmes que já passaram pelas nossas vidas. Quem quer trabalhar no mercado editorial encontrará nesses filmes algumas lições importantes. Quem já trabalha terá com quem “dividir o isolamento”, um dos estigmas dos editores de livros. Pedro Almeida coleciona alguns exemplos e vai comentá-los uma vez por mês.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Conselho curador do Prêmio Jabuti traduz texto publicado pelo London Writers Awards em que críticos literários explicam as diferenças entre as duas categorias
Curador do Prêmio Jabuti esclarece, em sua coluna no PublishNews, as principais dúvidas sobre a nova categoria da premiação
Curador da 61ª edição do prêmio falou ainda sobre a responsabilidade do Jabuti de promover a cultura e sobre a importância da homenagem à Conceição Evaristo
Recentemente, a escritora Luisa Geisler foi desconvidada de uma feira no interior gaúcho sob a alegação de que o seu novo livro contém 'linguagem inadequada'. Em sua coluna, Pedro Almeida faz reflexões sobre o caso.
Em sua coluna, Pedro Almeida conta o resultado de uma pesquisa que fez para entender por que razões o Brasil nunca ganhou um Prêmio Nobel de Literatura
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Dianne Melo, coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, é a entrevistada desta semana no Podcast do PublishNews
Em sua coluna, Marcio compartilha o seu sonho com Mike Shatzkin e reflete sobre o reconhecimento aos profissionais do livro
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Kim Doria é o segundo Jovem Talento a participar do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira
Podcast do PublishNews desta semana conversou com Rafael Lunes, sócio-fundador do Skeelo, startup de distribuição de livros digitais
Não quero ser enterrada com flores. Quero ser enterrada com livros.
Cássia Kiss
Atriz brasileira
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar