Essa é uma das conclusões do artigo 'Os Fatores de Transformação do Mercado Editorial Brasileiro', elaborado por Nielsen BookData, SNEL e CBL, divulgado agora com exclusividade no PublishNews
As livrarias exclusivamente virtuais têm participação de 51,8% no faturamento das editoras de Obras gerais; enquanto isso, subsetor luta com reajuste do preço do livro, que segue distante do praticado no início da série
Um dos destaques da Pesquisa Produção e Vendas foi o crescimento geral do canal de vendas 'site próprio/marketplace' – ou seja, as vendas diretas das editoras para os leitores/consumidores; veja a repercussão do setor
Editoras têm até 1º/03 para responder ao questionário, um dos mais importantes instrumentos para se entender o mercado editorial brasileiro
Influenciador levou debate para milhões de pessoas ao reclamar do preço de livros, prometeu buscar soluções políticas e foi criticado nas redes
Livrarias virtuais se tornaram principal canal de vendas, segundo a Pesquisa Produção e Vendas; especialistas ouvidos pelo PN também comentam o preço do livro e o papel das livrarias físicas, feiras do livro e o trabalho das distribuidoras
Reposições menores dos programas de livros didáticos e eventuais atrasos são apontados como razões para a queda nos números; veja a repercussão entre as editoras
Será possível acompanhar a apresentação nesta quinta-feira (18), às 11h30, por meio do canal do YouTube do SNEL e enviar eventuais dúvidas pelos comentários do vídeo
Prazo para envio das respostas é estendido até 27 de fevereiro de 2023
Desde o início da série histórica, a queda real acumulada é de 39% e apesar da alta de 6% em 2021, o faturamento real do mercado editorial é decrescente