Na primeira parte, Mariana Bueno, economista da Nielsen BookData responsável pelo estudo, e Dante Cid, presidente do SNEL, elencaram os pontos mais importantes da pesquisa deste ano, como o crescimento visto em alguns subsetores, os desafios gerais, o aumento da participação das livrarias e a migração para o digital, além da importância da Série Histórica para o estudo.
“O crescimento do canal Livrarias em Obras Gerais é um dado relevante. É algo que o setor já esperava, mas que conseguimos capturar nessa última edição, olhando para 2024. É um reflexo da expansão das livrarias, um processo que a gente sabe que leva tempo”, comentou Mariana Bueno.
Na segunda parte do episódio, o ponto de vista das editoras. Marcial Conte Jr., editor executivo da Citadel Grupo Editorial, e Thiago Garcia de Biaggi, coordenador comercial Grupo Editorial Alta Books, discutiram as expectativas para a Bienal do Livro Rio, a importância das pesquisas no mercado editorial e as estratégias de venda e distribuição de livros. Eles destacaram ainda o crescimento do setor e a necessidade de estar próximo das livrarias e dos leitores, além de abordarem como as pesquisas podem influenciar, mas não determinar, as decisões estratégicas das editoras.
“Dento do Grupo Alta a gente faz uma análise muito criteriosa de tudo o que está embaixo do nosso guarda-chuva [...]. Levamos em consideração os números das pesquisas, mas também levamos em conta os nossos números e o que pretendemos fazer com isso”, comentou Thiago.
Este podcast é um oferecimento de Câmara Brasileira do Livro (CBL), MVB América Latina e UmLivro. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.
Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?