Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #374 – Produção e Vendas e Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro
PublishNews, Redação, 09/06/2025
Episódio repercutiu as pesquisas com quatro profissionais do setor: Mariana Bueno, economista da Nielsen BookData, Dante Cid, presidente do SNEL, e Marcial Conte Jr. e Thiago Garcia de Biaggi, das editoras Citadel e Alta Books

O episódio do Podcast do PublishNews desta semana repercute a Pesquisa Produção e Vendas e Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro – o diagnóstico mais completo da performance editorial no país – com especialistas do setor.

Na primeira parte, Mariana Bueno, economista da Nielsen BookData responsável pelo estudo, e Dante Cid, presidente do SNEL, elencaram os pontos mais importantes da pesquisa deste ano, como o crescimento visto em alguns subsetores, os desafios gerais, o aumento da participação das livrarias e a migração para o digital, além da importância da Série Histórica para o estudo.

“O crescimento do canal Livrarias em Obras Gerais é um dado relevante. É algo que o setor já esperava, mas que conseguimos capturar nessa última edição, olhando para 2024. É um reflexo da expansão das livrarias, um processo que a gente sabe que leva tempo”, comentou Mariana Bueno.

Na segunda parte do episódio, o ponto de vista das editoras. Marcial Conte Jr., editor executivo da Citadel Grupo Editorial, e Thiago Garcia de Biaggi, coordenador comercial Grupo Editorial Alta Books, discutiram as expectativas para a Bienal do Livro Rio, a importância das pesquisas no mercado editorial e as estratégias de venda e distribuição de livros. Eles destacaram ainda o crescimento do setor e a necessidade de estar próximo das livrarias e dos leitores, além de abordarem como as pesquisas podem influenciar, mas não determinar, as decisões estratégicas das editoras.

“Dento do Grupo Alta a gente faz uma análise muito criteriosa de tudo o que está embaixo do nosso guarda-chuva [...]. Levamos em consideração os números das pesquisas, mas também levamos em conta os nossos números e o que pretendemos fazer com isso”, comentou Thiago.

Este podcast é um oferecimento de Câmara Brasileira do Livro (CBL), MVB América Latina e UmLivro. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Recém-empossado na Academia Brasileira de Letras, escritor fala sobre seus professores, reflete sobre a crítica literária e compartilha detalhes do seu método de trabalho
Episódio especial tem participação de finalistas da 10ª edição da maior premiação do mercado editorial brasileiro
Lucas de Lucca, fundador da Editora Flyve, e Elimar Souza, editor sênior da Editora Fruto Proibido, compartilham suas experiências de inovação no setor editorial
Convidados compartilham experiências e reflexões sobre como ampliar o acesso à leitura em comunidades fora do centro
Bruno Zolotar, Fernanda Garcia e Mariana Bueno detalham novidades e mudanças os dados da terceira edição da pesquisa
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Na obra de Luciane Mustafá, chorar, agradecer e ressignificar não aparecem apenas como verbos, mas como estágios emocionais inevitáveis da vida
Recém-empossado na Academia Brasileira de Letras, escritor fala sobre seus professores, reflete sobre a crítica literária e compartilha detalhes do seu método de trabalho
Todas as sextas-feiras, uma nova tirinha de Estevão Ribeiro
Indústria de audiolivros não está só aumentando em market share, receita e número de ouvintes, mas igualmente em nível de inovação, tipos de novos entrantes e em complexidade
Nessa semana, o destaque é a obra 'O prazer de dizer não' que mistura ciência, psicologia e espiritualidade com uma escrita leve e acolhedora
Um escritor profissional é simplesmente um amador que não desistiu no meio do caminho.
Richard Bach
Escritor americano, autor de 'Fernão Capelo Gaivota'
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar