Projeto de Lei que regulamenta descontos em livrarias aguarda discussão no Plenário do Senado; Pesquisa que mede índices de leitura no Brasil apontou perda de leitores
Conteúdo digital representa 8% do faturamento do mercado editorial brasileiro; com o avanço do digital, subsetor de CTP começa a reverter a queda que já se dá há mais de dez anos; audiolivros também chamam atenção
Editoras têm até 1º/03 para responder ao questionário, um dos mais importantes instrumentos para se entender o mercado editorial brasileiro
Conversa foi além das manchetes para esmiuçar os resultados, debater os porquês da queda e das possibilidades econômicas de reverter esta diminuição drástica do mercado
Para conversar sobre os principais números, a equipe do podcast recebeu o presidente do SNEL, Dante Cid, a presidente da CBL, Sevani Matos, e a economista Mariana Bueno, da Nielsen BookData
Entidades ampliaram mais uma vez o prazo final para envio das respostas por parte das editoras: 31 de março de 2023
Formulários das pesquisas Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro e Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro estão sendo enviados nesta segunda-feira (16); prazo para o envio das respostas é 6 de fevereiro de 2023
Em termos reais, queda do faturamento foi de 4%, com o subsetor de didáticos apresentando queda significativa. Já o Conteúdo Digital continua representando 6% do mercado editorial brasileiro.
Terceira edição do estudo coordenado pela CBL e SNEL e realizado pela Nielsen abordará a produção digital do setor em 2021
Pesquisa aponta o quanto editoras brasileiras faturaram com a venda de e-books e audiolivros