Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews Extra – Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, ano base 2022
PublishNews, Redação, 25/05/2023
Para conversar sobre os principais números, a equipe do podcast recebeu o presidente do SNEL, Dante Cid, a presidente da CBL, Sevani Matos, e a economista Mariana Bueno, da Nielsen BookData

O Podcast do PublishNews, em edição extra, discutiu os resultados das pesquisas Produção e Vendas e Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro, ano base 2022, divulgadas pelo SNEL e pela Nielsen na última semana.

Para conversar sobre os principais números, a equipe do podcast recebeu o presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Dante Cid, a presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sevani Matos, e a economista Mariana Bueno, da Nielsen BookData, responsável pelos dados da pesquisa.

De acordo com o relatório, as vendas ao mercado do setor editorial brasileiro apresentaram uma queda real (ou seja, descontada a inflação) de 2,6% em 2022. As vendas ao governo tiveram queda ainda mais acentuada – parte dela era esperada por conta das variações nos programas de compra de livros. Sem descontar a inflação, a queda nas vendas ao governo foi de 24% no faturamento.

Os indicadores relacionados à produção – quantidade de exemplares, novos ISBNs, reimpressões – também apresentaram quedas em relação ao ano anterior. A pesquisa também apontou que as livrarias exclusivamente virtuais se tornaram o canal com maior participação no faturamento das editoras, tendo alcançado 35,2% em 2022, superando pela primeira vez as livrarias físicas.

Dante Cid ressaltou uma divergência entre os indicadores gerais da economia do país e os indicadores de vendas do setor ao mercado. "Há muitas nuances que impactam, mas no longo prazo se percebe uma correlação: quando há uma queda no PIB, há uma queda brusca nas vendas do setor. Mas quando o PIB se mantém estável ou se recupera, o setor não faz o mesmo movimento", avaliou.

Para a presidente da CBL, 2022 representou ainda uma reacomodação do comércio pós-pandemia. "Foi um ano de inflação alta, houve retração no consumo em geral, quando há uma perda do poder de compra há perdas no nosso mercado; e eu ainda acrescentaria que no segundo semestre passamos por um cenário incerto de eleições", disse Sevani Matos.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Recebemos três profissionais brasileiras que vão ao evento em diferentes modalidades, destacando a importância da Feira para o mercado editorial
Publisher Luís Américo Tousi Botelho destaca a evolução da editora ao longo de três décadas
Escritor compartilha sua jornada literária, temas que valoriza na literatura e o processo de encontrar uma voz no processo de escrita
O podcast volta ao 4º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos em uma das mesas mais relevantes do evento, sobre Tendências de Marketing
Entrevistamos a fundadora do evento Luciana Falcon, o editor Guilherme Kroll, o quadrinista Carlos Ruas e a curadora Mitie Taketani
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Recebemos três profissionais brasileiras que vão ao evento em diferentes modalidades, destacando a importância da Feira para o mercado editorial
Em sua coluna, Henrique Rodrigues reflete sobre censura, (de)formação de leitores e os desafios de longo prazo na área
Livro se aproxima da tradição dos romances de formação tardia, ou seja, histórias de adultos que, em meio ao colapso de certezas, descobrem que crescer não é apenas uma questão de idade
Será que as vendas, a visibilidade das obras e a movimentação de novos circuitos de consumo podem se beneficiar?
Publisher Luís Américo Tousi Botelho destaca a evolução da editora ao longo de três décadas
Literatura é educar para o avesso. Quando educa para o conhecido, já é sermão.
Fabrício Carpinejar
Escritor brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar