
A participação das editoras é essencial para a qualidade e a consistência dos estudos, que contribuem diretamente para o fortalecimento e o desenvolvimento de todo o setor editorial brasileiro.
A coleta de dados é conduzida pela Nielsen Book, responsável pela aplicação e organização das pesquisas. Cada editora receberá, nos próximos dias, um link individual e exclusivo para o preenchimento dos questionários, que subsidiam análises sobre o comportamento do mercado, tendências, desafios e oportunidades do setor.
O preenchimento pode ser feito de forma gradual: as respostas são salvas automaticamente, permitindo que o questionário seja retomado a qualquer momento, sem a necessidade de conclusão em uma única sessão. O prazo para envio das informações está indicado no convite encaminhado pela Nielsen.
A Nielsen reforça que todas as informações fornecidas são tratadas com total confidencialidade. O acesso aos dados é restrito à empresa, e nenhuma identificação individual das editoras é utilizada. Os resultados são divulgados exclusivamente de forma agregada, sem qualquer associação a dados específicos.
Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito com Mariana Bueno, preferencialmente pelo e-mail: producao.vendas@nielseniq.com.
Ano-base 2024
Em 2024 (os dados mais recentes disponíveis), dois segmentos do mercado editorial brasileiro puxaram o faturamente do setor para cima, de acordo com o estudo: obras gerais e religiosos. Com aumentos nominais de 9,2% e 8,7% no valor de vendas ao mercado, respectivamente, os subsetores cresceram acima da inflação no período. Os resultados foram considerados bons pelos especialistas envolvidos na produção da Pesquisa.
No total, editoras registraram um crescimento nominal de 3,7% nas vendas ao mercado em 2024, com um faturamento de R$ 4,2 bilhões. Ao descontar a variação do IPCA, o setor teve um recuo de 1,1% nas vendas ao mercado.
O faturamento das editoras com conteúdo digital também apresentou alta nominal de 21,6% em 2024 – somado à produção física, o número fez o setor ficar no positivo como um todo. O desempenho com Conteúdo Digital possibilitou que o setor encerrasse 2024 com um crescimento real de 0,2%. Em 2024, os conteúdos digitais corresponderam a 9% no faturamento das editoras (impresso + digital), um aumento de 1 ponto percentual em relação ao ano anterior.
*Mais de 15 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades do mercado editorial. E o melhor: É gratuito! Clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews — se puder, também indique para um ou dois amigos e colegas.






