Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #274 – Sobre a série histórica da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro
PublishNews, Redação, 26/06/2023
Conversa foi além das manchetes para esmiuçar os resultados, debater os porquês da queda e das possibilidades econômicas de reverter esta diminuição drástica do mercado

Neste episódio do Podcast do PublishNews repercutimos a série histórica da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro. Com a participação da economista Mariana Bueno, da Nielsen BookData, responsável pela Pesquisa, e também da Diretora Comercial do Grupo Companhia das Letras, Luciana Borges.

A conversa foi além das manchetes – que indicam queda de 40% do faturamento do mercado editorial desde 2006 – para esmiuçar os resultados, debater os porquês da queda e sobre as possibilidades econômicas de reverter esta diminuição drástica do mercado demonstrada pela série. Um spoiler: o Brasil enfrenta uma necessidade urgente de formação de novos leitores.

Na conversa, Mariana Bueno explicou como o setor poderia reverter a tendência de queda – são necessários ganhos de escala e recuperação de preços ("é muito difícil recuperar a inflação", afirmou), mas ela destacou ainda que "existe uma restrição estrutural de demanda" (em relação ao setor editorial). Ela diferenciou de uma demanda reprimida. "Uma restrição estrutural é um problema estrutural que impede as pessoas de acessar (um produto ou serviço). Dados de diversas pesquisas apontam quase 60% da população com um nível até intermediário de leitura, que permite que um indivíduo leia textos mais simples e determinados livros, mas há um limite. O número de leitores totalmente proeficientes no Brasil é baixo. Existe uma parte enorme da população brasileira que está fora da demanda do setor editorial. Destaco também que não há uma relação direta entre capacidade leitora e classe social ou renda", explicou.

Para Luciana Borges, há uma redução perceptível no tamanho do mercado a cada ano, mas algumas mudanças são setorizadas. "Alguns nichos especificamente sofreram uma transformação. Há um público mais jovem lendo mais, há um público voltando para livrarias, e o e-commerce chegando a lugares onde não temos pontos de venda", analisou. "É importante destacar que ao longo dos anos tivemos importantes acréscimos de custos na operação. Temos também que voltar este olhar a uma indústria muito diferente do que era antes. Os custos de insumos impactam diretamente na formação de preços dos livros. A indústria precisa entender onde alocar essas despesas que não existiam cinco ou 10 anos atrás. A queda real de 40% é muito significativa. A indústria passa por dificuldades porque precisa repensar suas operações como um todo, não é fácil. Mas precisamos tentar olhar para a metade do copo vazia e a metade cheia, porque há alternativas, o mercado tem espaço para buscar novas oportunidades também".

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações da semana:

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Saborosa conversa com produtora executiva e escritora aborda desafios e processos criativos envolvidos na adaptação de um livro ao cinema
No episódio, professora destaca a relação entre a experiência individual e coletiva da leitura, o papel das editoras e do mercado, a importância das fanfics e muito mais
Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial
No episódio, convidados discutem a importância do evento para a literatura da região, a programação voltada para jovens, a acessibilidade e os resultados de vendas
Recebemos três profissionais brasileiras que vão ao evento em diferentes modalidades, destacando a importância da Feira para o mercado editorial
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seu mais recente projeto, 'Cuentos fantásticos / Contos fantásticos', é uma antologia bilíngue ilustrada que celebra a criatividade de crianças entre 10 e 11 anos
Saborosa conversa com produtora executiva e escritora aborda desafios e processos criativos envolvidos na adaptação de um livro ao cinema
Em novo romance independente, Marília Lovatel articula destinos com um olhar poético que evita o sentimentalismo e se detém na potência do detalhe
Um livro que se lê com todos os sentidos, que permanece na memória e no coração de quem ousa atravessar suas páginas
No episódio, professora destaca a relação entre a experiência individual e coletiva da leitura, o papel das editoras e do mercado, a importância das fanfics e muito mais
O leitor nunca deve perceber, mas um parágrafo pode levar muito bem três horas para soar como se tivesse estado na ponta da língua.
Alain de Botton
Escritor e filõsofo suiço

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar