
Para falar um pouco sobre esta importante pesquisa, convidamos Lucio Luiz, jornalista, roteirista de quadrinhos e pesquisador acadêmico e fundador da Quadrinhopédia, e Paloma Diniz, ilustradora para livros, revistas, HQs, audiovisual e animações. Eles discutem as motivações por trás do censo, os desafios enfrentados pelos profissionais e a necessidade de valorização e profissionalização da categoria. Além disso, abordaram estereótipos e barreiras que dificultam a inclusão de diversos grupos no mercado de quadrinhos.
No dia 30 de janeiro é comemorado no Brasil o Dia do Quadrinho Nacional, em homenagem à primeira HQ publicada no Brasil em 1869, pelo cartunista Angelo Agostini: As aventuras de Nhô-Quim ou impressões de uma viagem à corte, que saiu na revista Vida Fluminense.
A data é uma tentativa de propor uma discussão sobre a profissão e valorizá-la. Os dados do Censo idealizado por Lucio e publicados no PublishNews, por outro lado, apontam uma realidade complicada: 30% das pessoas que trabalham com quadrinhos (entre autores, editores, ilustradores e outras funções) não extraem nenhuma renda da atividade. Outros 29% ganham até um salário mínimo, e outros 28% têm uma renda entre um e cinco salários mínimos. O grupo já pensa na próxima edição, que será realizada em 2030, e em ferramentas para aprimorar ainda mais os dados.
Este podcast é um oferecimento de Câmara Brasileira do Livro (CBL), MVB América Latina e UmLivro. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.
Indicações
*Mais de 15 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades do mercado editorial. E o melhor: É gratuito! Clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews — se puder, também indique para um ou dois amigos e colegas.
Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?