A escritora Ana Maria Gonçalves será a próxima entrevistada do Sabatina PublishNews. O programa será transmitido ao vivo nesta quarta-feira (28), às 15h, nos canais do PN: Youtube, Facebook e Linkedin. Depois, a entrevista fica disponível em vídeo, podcast e como matérias no site e na newsletter.
Ana Maria Gonçalves nasceu em 1970 em Ibiá, Minas Gerais. Publicitária por formação, residiu em São Paulo por treze anos, mas depois fixou moradia por cinco anos na Ilha de Itaparica, na Bahia, e descobriu sua veia de ficcionista, "passando a se dedicar integralmente à literatura e ao multifacetado universo cultural da diáspora africana nas Américas", de acordo com o portal Literafro, da UFMG. Sua estreia no romance se dá em 2002, com Ao lado e à margem do que sentes por mim, publicado de forma independente e vendido pela própria autora pela internet, em edição artesanal.
Em 2006, a autora torna-se conhecida em todo o país com o lançamento de Um defeito de cor, narrativa de quase mil páginas que representa em primeira pessoa a trajetória da personagem Kehinde, nascida no Benin, desde o instante em que é escravizada, aos oito anos, até seu retorno à África, décadas mais tarde, como mulher livre, porém sem o filho, vendido pelo próprio pai a fim de saldar uma dívida de jogo.
"O texto dialoga com o modelo pós-moderno da metaficção historiográfica e remete às biografias de Luiza Mahin – celebrada heroína do Levante dos Malês, ocorrido em Salvador em 1835 – e do poeta Luiz Gama – líder abolicionista e um dos precursores da literatura negra no Brasil, também vendido como escravo pelo próprio pai", aponta o Literafro. Um defeito de cor conquistou o Prêmio Casa de Las Américas de 2006 como melhor romance do ano.
No final de 2022, em celebração aos seus 80 anos, a Editora Record lançou uma edição especial de Um defeito de cor, em novo projeto gráfico. O volume inclui obras de Rosana Paulino e o conto afrofuturista inédito Ancestars, a primeira narrativa de Ana Maria Gonçalves publicada desde o lançamento inicial do romance. O texto de orelha é assinado pela premiada escritora Cidinha da Silva.
O livro inspirou, em 2022, uma exposição homônima no Museu de Arte do Rio (MAR), com curadoria de Amanda Bonan, Marcelo Campos e da própria Ana Maria Gonçalves – após sucesso de público, tendo recebido cerca de 100 mil pessoas, a exposição continua em cartaz até agosto de 2023. Em abril deste ano, a escola de samba Portela anunciou que Um defeito de cor será o enredo do seu carnaval, em 2024.
A escritora será entrevistada por uma bancada de convidados que toparam colaborar com o PublishNews: Tatiany Leite, jornalista e colunista, criadora do projeto "Vá Ler um Livro"; Luiz Henrique Oliveira, professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens e do Ensino Médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), um dos organizadores de Trajetórias editoriais da literatura de autoria negra brasileira (Malê, 2022); e Heider Assis, livreiro da LDM em Salvador e vencedor do Prêmio Catavento PublishNews 2023.
A entrevista será conduzida pela jornalista Talita Facchini, editora assistente do PublishNews, e tem produção de Guilherme Sobota e Karina Lourenço, também da equipe do PN.
A Sabatina já recebeu nomes como Sônia Machado Jardim, presidente do Grupo Editorial Record; Dante Cid, presidente do SNEL; Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza; Marcus Teles, diretor da Livraria Leitura; Marcos da Veiga Pereira, ex-presidente do SNEL, Marcos Guedes, ex-CEO da Saraiva; Luiz Schwarcz, CEO da Companhia das Letras; Lucia Riff, fundadora da Agência Riff; Eduardo Giannetti, autor e economista; o também autor Ilko Minev; e a CEO da Editora Gente e ex-presidente da CBL, Rosely Boschini.