Sabatina PN: Dante Cid fala em primeira mão sobre a Academia Editorial Junior idealizada pelo SNEL
PublishNews, Talita Facchini, 16/12/2022
Presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros participou do Sabatina nesta sexta e falou, dentre outros temas, sobre a Lei Cortez e planos para a Bienal do Livro Rio 2023

A 11ª edição do Sabatina PublishNews, programa que entrevista personalidades do mercado editorial brasileiro, recebeu na manhã desta sexta-feira (16) o presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Dante Cid.

Ele anunciou em primeira mão o lançamento do projeto Academia Editorial Junior. Prevista para começar no início de 2023, a ação tem como objetivo engajar jovens em situação de vulnerabilidade, unindo a questão social a um maior interesse pelo ofício editorial. “Queremos atrair e oferecer – através de convênios com editoras, gráficas e todos os elos do setor –, vagas para esses jovens para que eles possam aprender um ofício ligado ao setor editorial”, contou. A ação, idealizada pelos jovens-aprendizes que integram a equipe do SNEL será lançada primeiro junto às editoras, para busca de parceiros.

Dante adiantou ainda que ideia é ter também um estande na Bienal do Livro Rio (1º a 10/09) dedicado ao projeto, para exibir o resultado do primeiro ano de experiência da Academia.

Sobre a Bienal, o presidente afirmou também que o SNEL está buscando opções para tornar o evento mais atraente, de escopo maior do que o que já existe. "A Bienal não pode ser apenas uma feira de venda de livro", disse. "Queremos incrementar e de algumas formas vamos dar outras dimensões", prometeu.

A conversa contou com a participação de Rute Pedri, diretora de varejo da Livrarias Curitiba e André Marinho, editor do selo Trama, do Grupo Ediouro, além dos jornalistas do PublishNews.

Lei Cortez

O tema da Lei Cortez, que teve sua primeira movimentação oficial desde 2017 nesta semana, também foi pauta da conversa. O presidente do SNEL demonstrou preocupação com a Lei em função do recesso parlamentar, que se inicia na próxima semana. “Se o projeto não passar nessa próxima comissão, ele morre. Vai ser engavetado em definitivo”, disse na conversa. “E aí teremos que, no início do ano que vem, repensar toda a abordagem, alternativas, buscar de novo do zero o apoio de parlamentares e pensar em outros caminhos como emendas à Lei do Livro”, disse – acrescentando que o temor é que a agenda econômica domine a pauta dos próximos dias no Congresso e que o assunto da Lei Cortez não seja abordado.

Depois da aprovação durante a semana na Comissão de Assuntos Econômicos, a Lei segue para a Comissão de Educação (CE), o último passo antes do encaminhamento do projeto à Câmara dos Deputados. Dante adiantou que, juntas, as entidades do livro têm buscado abordar o tema com os congressistas, no sentido de sensibilizá-los sobre a importância de regulamentar esse assunto.

PNLD

O editor André Marinho abordou o tema do PNLD ao recordar que as editoras que participam dos programas governamentais de compras de obras literárias estão com atrasos no ciclo de aquisição proposto pelo governo, o que faz com que elas tenham que arcar com novos investimentos sem terem sido remuneradas pelos programas anteriores.

Ao ser perguntado sobre quais os planos do SNEL para acompanhar a retomada desses cronogramas, Dante contou que o sindicato teve reuniões com a equipe do PNLD para discutir, segundo ele, o “quadro desastroso”. “Nos reunimos em agosto, e foi prometido pelo diretor nacional do programa que o prazo seria cumprido. Na próxima terça-feira, as entidades do setor vão estar no Ministério da Educação em Brasília para verificar todos os itens que não foram executados esse ano”, adiantou.

Assista a Sabatina PublishNews #11 – Dante Cid:

A Sabatina PublishNews é o programa de entrevistas do mercado editorial brasileiro. A convite do PN, editores, livreiros, jornalistas e outros atores da indústria do livro se reúnem em uma bancada para conversar com personalidades de destaque que se relacionam com este universo de diferentes formas. O programa já recebeu nomes como Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza; Marcus Teles, diretor da Livraria Leitura; Marcos da Veiga Pereira, ex-presidente do SNEL, Marcos Guedes, ex-CEO da Saraiva; Luiz Schwarcz, CEO da Companhia das Letras; Lucia Riff, fundadora da Agência Riff; Eduardo Giannetti, autor e economista; o também autor Ilko Minev; e a presidente do Grupo Editorial Record, Sônia Machado.

[16/12/2022 12:00:00]