Para falar sobre a empresa que nasceu mineira e, há muito, se tornou nacional, Marcus Teles, diretor da rede, esteve no centro da segunda edição do Sabatina PublishNews, novo projeto do PN que reuniu na bancada os diretores comerciais Luciana Borges (Companhia das Letras) e Gerson Ramos (Planeta), o jornalista Walter Porto (Folha de S.Paulo) e o consultor Waldiney Azevedo.
Na entrevista, Marcus falou sobre os acertos e erros da Leitura ao longo dos anos e das apostas que, num primeiro momento, para muitos parecia ser a escolha errada, mas que sempre visaram resultados a longo prazo. “Sempre falaram que a Leitura estava na contramão. Enquanto todos brigavam nas grandes capitais (São Paulo e Rio de Janeiro), entendemos que eram cidades bem atendidas e fomos para cidades médias acima de 300 mil habitantes. Fechamos a [a loja na] internet, quando todo mundo estava fazendo o movimento inverso. [Com esses movimentos,] Buscamos sempre o que era a longo prazo”, contou.
Além disso, Teles fez questão de ressaltar a facilidade da Leitura em se transformar. "A Leitura é muito rápida e se adapta muito bem. A gente erra muito também. Só que na Leitura, cada loja é um centro de custo separado. Se faz uma bobagem, em 60 ou 90 dias, ela tá passando dificuldade e a gente consegue, muito rapidamente, tirar capital de um lugar e injetar ali. Essas mudanças têm que ser feitas muito rapidamente", disse ao ser questionado se seguia pelo mesmo caminho de seus concorrentes que cresceram muito nas últimas décadas, mas que hoje, como se sabe, passam por um doloroso processo de recuperação judicial.
Dentre os diferenciais da rede, que hoje conta com 86 lojas e busca ocupar os espaços deixados por Saraiva e Cultura, Marcus frisou que o foco é em manter o caixa positivo. “Sempre tivemos esse cuidado. Isso, talvez, poderia ter diminuído um pouco o ritmo em algum momento, mas quando vem crises econômicas como as de 2015 e 2016 e agora com a covid, a gente ver que manter esse equilíbrio e o pé no chão é sempre bom”, disse. Além disso, a rede é conhecida por não ter medo de fechar lojas deficitárias. Segundo Teles, no ano passado duas lojas fecharam as portas e esse ano serão mais três.
Durante a conversa, Teles falou também sobre as ferramentas de análise e gestão para editoras, os softwares desenvolvidos pela rede; sobre a parceria com a Kobo para entrar no mercado do livro digital e sobre a implantação de um serviço que vai permitir às editoras fornecedoras acompanhar o seu estoque. “Apesar de sermos tradicionais, somos muito bons de números. Temos os números na ponta do lápis. Somos muito cuidadosos e estamos sempre seguindo as tecnologias”, afirmou ele, já conhecido por seus pares como um “entusiasta dos números”. “A gente nunca para”, finalizou.
Com o plano da chegar a 100 lojas em 2022, a preocupação com as livrarias independentes foi abordada no programa. Segundo Teles, a Leitura não faz uma concorrência predatória com outras livrarias. “Não entendo que a Leitura seja um problema para outras livrarias. Algumas redes já fizeram ações danosas, mas nós sempre apoiamos os outros livreiros. O mercado está aí para todos”, defendeu.
Defensor da Lei do Preço Fixo, Teles também falou sobre a medida e frisou que o mercado não pode depender de uma lei. O mais urgente, segundo ele, é se adaptar ao momento que estamos vivendo.
Em julho, o PublishNews completa 20 anos. O próprio Sabatina é uma das ações que o PN faz para celebrar essas duas décadas de existência. Como presente, o portal dá 20% de desconto para quem quiser assinar o PublishNews+, área exclusiva para assinantes, que traz uma série de serviços, como um monitoramento semanal de editais de licitação para compra ou produção de livros; um clipping diário que os nossos assinantes recebem diretamente no seu e-mail nas primeiras horas da manhã, e o Próximo Capítulo, que apresenta os livros que só chegarão às livrarias daqui a 45 dias. Para assinar, clique aqui e use o cupom PN20ANOS.
A conversa completa você confere abaixo.
A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?