Publicidade
Publicidade
Eduardo Giannetti defende o livro físico no Sabatina PublishNews
PublishNews, Thales de Menezes, 23/02/2022
Economista e sociólogo, o autor de 17 obras publicadas desde 1981 faz relatos de seu cotidiano em livrarias e, a partir deles, discute o momento do mercado editorial

Em mais uma edição do Sabatina PublishNews, por onde passaram editores, livreiros, executivos, CEOs, políticos e uma agente literária, quem apareceu para uma hora de conversa, muito descontraída e envolvente, foi o economista, professor, palestrante e autor de 17 livros, Eduardo Giannetti.

Mineiro de Belo Horizonte, com 64 anos completados hoje (23 de fevereiro), Giannetti se formou em Economia e Ciências Sociais na Universidade de São Paulo e obteve o Ph.D. na Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

É também assessor do partido Rede Sustentabilidade e ajudou a formular os planos de governo da candidata Marina Silva nas campanhas eleitorais de 2010, 2014 e 2018.

Em dezembro passado, Giannetti foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, onde ocupa a Cadeira de número dois. Tem em casa dois Prêmios Jabuti, concedidos às obras Vícios privados, benefícios públicos? e As partes & o todo. Seu último livro é O anel de Giges, que discute ética a partir de um relato de fábula sobre o que as pessoas fariam se tivessem o poder da invisibilidade.

Na sabatina, transmitida no YouTube na tarde dessa terça (22), ele declarou amor ao livro físico, revelando verdadeiro ódio ao digital. Fez considerações sobre o momento das livrarias no país, conversou sobre seus hábitos de leitura e métodos de trabalho, e disse acreditar que livros de filosofia com citações nominais de autores clássicos podem afastar um público ainda entrando em contato com o tema.

Para sabatinar Eduardo Giannetti, estavam no programa Beto Ribeiro, da Livraria Simples; o jornalista Sandro Macedo, colunista da Folha; Milena Vargas, editora da Intrínseca; e Talita Facchini, repórter do PublishNews.

A seguir, algumas declarações de Giannetti.

Sobre como melhorar as livrarias:

"Eu ficava muito surpreso em livrarias de São Paulo, isso há anos passados, de perceber que eu sabia mais sobre o que tinha na loja do que o vendedor. Ele dizia que não tinha determinado livro, eu ia lá e mostrava: "está aqui". Se não trabalhar o vendedor, se não tiver curadoria, é vacilo. Muita gente entra na livraria sem saber o que quer comprar. O vendedor precisa orientar, tem que ser uma coisa muito afinada. O segredo é curadoria, tem que ter alguém apaixonado pelo livro que treine os vendedores", contou.

Sobre as grandes redes de lojas:

"Cultura e Saraiva deram um passo em falso monumental, que foi a megaloja em shopping center. Fizeram estoques enormes num momento em que a tecnologia estava revolucionando a comercialização de livros. Não lembro os nomes das cidades, mas eu fui lançar livros em capitais pelo Brasil, no Nordeste e no Sul, e me deparei com lojas enormes, imensas, verdadeiros elefantes brancos obviamente superdimensionadas para o mercado local."

"Eu sonho em voltar a ter livrarias perto de casa que eu possa frequentar, com prazer. Possa tomar um cafezinho, conversar, encontrar pessoas, descobrir coisas."

“Estou encantado com uma livraria que tem esse perfil de nicho, que eu acho uma simpatia e abriu aqui perto da minha casa, que é a Livraria da Travessa de Pinheiros. É um lugar muito simpático. É muito legal passar lá, dar uma olhada, eles cuidam bem dos livros.”

Sobre livros usados:

"A gente podia valorizar mais no Brasil o livro usado de qualidade. Por que uma livraria não pode ter, além dos livros novos, uma boa seção de livros de segunda mão? Isso é muito frequente em Cambridge."

Sobre seu primeiro livro, 'Órbitas pedestres', de 1981:

"Eu tinha um sonho juvenil de me tornar um poeta, mas foi rapidamente abandonado. Esse livro foi uma precipitação juvenil da qual eu muito me arrependo, porque não tinha qualquer condição. Foi uma inocência. Eu tinha amigos poetas marginais, de mimeógrafo, que me empurraram para isso. Quando vi o equívoco que era aquilo, fiquei muito envergonhado. Hoje eu não estou tão envergonhado, a idade nos dá uma certa tranquilidade."

Sobre literatura em formato digital:

"Eu detesto livro digital. Eu realmente não me conformo. Estou muito animado com a volta do vinil. Se até o vinil voltou, tudo é possível. As pessoas acabam se dando conta que a experiência é outra. Quem vai ler Os irmãos Karamazov numa tela eletrônica? Eu nunca encontrei em digital. Acho que nem existe. Acho que para ler um verbete de enciclopédia, para achar um dado, o digital funciona. A Enciclopédia Britânica não tem mais razão de existir no papel, se presta bem à digitalização. Mas, em um trabalho que exija alguma concentração, alguma generosidade na leitura, o papel é outro mundo."

Sobre ser eleito para a ABL:

"Eu não me imaginava na Academia Brasileira de Letras, mas uma coisa pesou. Minha mãe era poeta e sonhava em ser da Academia. Um sonho inalcançável. Tinha uma amiga quem entrou para a Academia e minha mãe ficou morrendo de inveja. Fico imaginando a alegria dela se visse que um filho se tornou membro da Academia Brasileira de Letras. Eu cresci numa casa em que a ABL tinha uma aura, significava um grande reconhecimento. E eu acho que a Academia está num momento de renovação."


A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Agente literária foi a primeira sabatinada de 2022 e falou sobre o papel do agente, do câmbio, da internacionalização da literatura brasileira e dos programas de apoio à tradução
Fundador e CEO da Companhia das Letras falou da cena de editoras independentes, lei do preço comum, consignação e da sua relação com as livrarias
Marcos Guedes foi o quinto convidado do Sabatina PublishNews. O executivo foi entrevistado por Marcos da Veiga Pereira, Judith de Almeida, Leonardo Neto e Talita Facchini.
No Sabatina PublishNews, Marcos da Veiga Pereira fez um balanço dos sete anos em que esteve à frente do SNEL e resumiu: ‘o convencimento foi a marca da gestão’
Presidente da Frente Parlamentar do Livro foi sabatinada nesta segunda-feira (16) e defendeu mobilização do setor em torno da Política Nacional de Leitura e Escrita.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro.
Henry David Thoreau
Escritor norte-americano
(1817 - 1862)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar