Na conversa, a deputada convocou o setor a se mobilizar em torno da regulamentação da Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE), conhecida como Lei Castilho. “Não é no governo Bolsonaro que isso vai andar. A gente não tem essa ilusão. Mas, o governo Bolsonaro não dura para sempre. O setor só sai mobilizado se seguir discutindo as políticas”, defendeu a parlamentar que propôs a realização de um “Livraço”, um dia de mobilização em favor do livro.
Ela defendeu ainda um orçamento permanente e efetivo e não sujeito a contingenciamento, para políticas públicas do livro, leitura e escrita. "Eu digo que temos que trabalhar juntos nessa redação. Não vai ser fácil aprovar, não tenho dúvidas. Mas temos que abrir esse debate, por que é algo que temos que almejar para o futuro", argumentou.
Fernanda Melchionna falou ainda sobre as dificuldades em fazer andar no Parlamento as pautas relacionadas ao setor. “É muito difícil para os parlamentares se posicionarem contra a Leitura”, disse a deputada. Ela completou lembrando que, na Câmara, a pauta do plenário fica muito na mão do presidente, que não demonstra, na sua opinião, muita sensibilidade com as questões do setor.
Temas como a lei do preço fixo, a reforma dos direitos autorais e a privatização dos Correios também fizeram parte da conversa.
Melchionna foi sabatinada por José Castilho Marques Neto, doutor em Filosofia, consultor do Cerlalc e ex-diretor geral da Biblioteca Mário de Andrade (SP) e ex-Secretário Executivo do PNLL (MinC e MEC); Fernanda Gomes Garcia, advogada e diretora executiva da Câmara Brasileira do Livro (CBL); Maria das Graças Monteiro Castro, bibliotecária, editora e coordenadora do Laboratório do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (Libris/UFG), que atua em parceria com o Instituto de Leitura Quindim, e Ruan Gabriel, repórter de cultura do jornal O Globo, especializado na cobertura de livros e mercado editorial.
A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?