Publicidade
Publicidade
Confira como foi o Sabatina PublishNews com Fernanda Melchionna
PublishNews, Leonardo Neto, 17/08/2021
Presidente da Frente Parlamentar do Livro foi sabatinada nesta segunda-feira (16) e defendeu mobilização do setor em torno da Política Nacional de Leitura e Escrita.

Fernanda Melchionna | © Sidnei Mohr
Fernanda Melchionna | © Sidnei Mohr
A deputada Fernanda Melchionna (PSOL/RS) esteve no centro do terceiro episódio do Sabatina PublishNews, programa mensal que quer debater temas relevantes para o setor editorial. Ela preside na Câmara a Frente Parlamentar Mista de Defesa do Livro.

Na conversa, a deputada convocou o setor a se mobilizar em torno da regulamentação da Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE), conhecida como Lei Castilho. “Não é no governo Bolsonaro que isso vai andar. A gente não tem essa ilusão. Mas, o governo Bolsonaro não dura para sempre. O setor só sai mobilizado se seguir discutindo as políticas”, defendeu a parlamentar que propôs a realização de um “Livraço”, um dia de mobilização em favor do livro.

Ela defendeu ainda um orçamento permanente e efetivo e não sujeito a contingenciamento, para políticas públicas do livro, leitura e escrita. "Eu digo que temos que trabalhar juntos nessa redação. Não vai ser fácil aprovar, não tenho dúvidas. Mas temos que abrir esse debate, por que é algo que temos que almejar para o futuro", argumentou.

Fernanda Melchionna falou ainda sobre as dificuldades em fazer andar no Parlamento as pautas relacionadas ao setor. “É muito difícil para os parlamentares se posicionarem contra a Leitura”, disse a deputada. Ela completou lembrando que, na Câmara, a pauta do plenário fica muito na mão do presidente, que não demonstra, na sua opinião, muita sensibilidade com as questões do setor.

Temas como a lei do preço fixo, a reforma dos direitos autorais e a privatização dos Correios também fizeram parte da conversa.

Melchionna foi sabatinada por José Castilho Marques Neto, doutor em Filosofia, consultor do Cerlalc e ex-diretor geral da Biblioteca Mário de Andrade (SP) e ex-Secretário Executivo do PNLL (MinC e MEC); Fernanda Gomes Garcia, advogada e diretora executiva da Câmara Brasileira do Livro (CBL); Maria das Graças Monteiro Castro, bibliotecária, editora e coordenadora do Laboratório do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (Libris/UFG), que atua em parceria com o Instituto de Leitura Quindim, e Ruan Gabriel, repórter de cultura do jornal O Globo, especializado na cobertura de livros e mercado editorial.


A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Economista e sociólogo, o autor de 17 obras publicadas desde 1981 faz relatos de seu cotidiano em livrarias e, a partir deles, discute o momento do mercado editorial
Agente literária foi a primeira sabatinada de 2022 e falou sobre o papel do agente, do câmbio, da internacionalização da literatura brasileira e dos programas de apoio à tradução
Fundador e CEO da Companhia das Letras falou da cena de editoras independentes, lei do preço comum, consignação e da sua relação com as livrarias
Marcos Guedes foi o quinto convidado do Sabatina PublishNews. O executivo foi entrevistado por Marcos da Veiga Pereira, Judith de Almeida, Leonardo Neto e Talita Facchini.
No Sabatina PublishNews, Marcos da Veiga Pereira fez um balanço dos sete anos em que esteve à frente do SNEL e resumiu: ‘o convencimento foi a marca da gestão’
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
O maior defeito dos livros novos é impedir a leitura dos antigos.
Joseph Joubert
Ensaísta francês (1754 - 1824)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar