Publicidade
Publicidade
Guerra dos Mundos
PublishNews, Paulo Tedesco, 23/04/2024
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa

A importância da regulação da comunicação digital revela o estágio que nos encontramos, ao que se acresce a força crescente da inteligência artificial e as possibilidades, praticamente ilimitadas, de criar e recriar imagens em movimento e sonoras.

Nesse espírito é que, com o fim da União Soviética, a definitiva ascensão neoliberal e do unipolarismo ocidental, lá pelos fins dos 1980, o pós-modernismo assumia a cena do pensamento político-filosófico. Esse pensamento, com fortes raízes na França e Estados Unidos, de certa forma adiantava muito do sentimento do hoje: de vazio diante do caos, da necessidade do silêncio diante do barulho, da solidão e busca da horizontalidade frente à vertigem de crescimentos verticais (e exponenciais) – o que talvez explique o catatonismo diante de gente muito nova a fazer milhões de dólares, e todos mal saídos do ensino médio.

Por outro, não esqueçamos, a unipolaridade acabou e o seu neoliberalismo finda. Onde antes havia quem dissesse que caminhávamos para um governo único e planetário, tudo mudou. Sim, há muitos e incríveis desníveis entre nações e dentro de economias, o que impede qualquer tentativa totalizante. E a tal loucura de bolsas de valores e lucros 24/7 (24 horas por dia e 7 dias da semana), ainda permanece restrita a certos polos. As raízes do alegado lucro fácil e virtual felizmente não chegaram tão longe como se imaginava.

Sendo assim, é preciso não só regulação, é preciso ação, é preciso atualização jurídica e eficaz, é preciso ação estatal e vontade pública de se frear a mentira e a violência digital e informativa. A sensação é que aquele pânico da transmissão por rádio, lá nos 1950 nos EUA, da história da Guerra dos Mundos, hoje pode ser traduzido pelo mesmo pânico diante dos imigrantes nos países ricos e do fascismo nos países pobres, ou até do apoio decadente ao massacre de Israel na Palestina.

O que está sobre a mesa é a capacidade de se mentir e de se elevar a mentira não somente à categoria imediata de verdade (como naquela Guerra dos Mundos), mas de provocar ondas de violência e automutilação sem precedentes na história humana. E tudo turbinado por muito, mas muito dinheiro aportado por quem ganha, ou acha que ganha, com o pânico, a desinformação e o genocídio. E no centro, bom, isso é quase uma platitude, está a informação digital, onipresente feito um deus dentro de cada um. Cuidemo-nos, pois.

Paulo Tedesco é escritor, editor e consultor em projetos editoriais. Desenvolveu o primeiro curso em EAD de Processos Editorais na PUCRS. Coordena o www.editoraconsultoreditorial.com (livraria, editora e cursos). É autor, entre outros, do Livros Um Guia para Autores pelo Consultor Editorial, prêmio AGES2015, categoria especial. Pode ser acompanhado pelo Facebook, BlueSky, Instagram e LinkedIn.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade
Leia também
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre o poder da palavra do jornalista, do escritor, da editora e críticos literários
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre o perigo do monopólio para o mercado editorial
Um pedido de apoio ao mercado editorial e gráfico gaúcho
A L&PM foi a pioneira na produção, mas principalmente na manutenção das vendas de livros de bolso no Brasil
Tivemos o prazer de ler um livro carnavalizado e carnavalizando! E há quem diga que a literatura nacional naufragou...
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
O livro 'Os óculos e outras réplicas' reúne contos das escritoras Denise Miotto Mazocco e Marcella Lopes Guimarães, escritos ao longo de alguns anos
A Área Indie traz livros de contos e de crônicas nesta semana
Livro reúne relatos reais da atuação policial em situações-limite
Recebemos três profissionais brasileiras que vão ao evento em diferentes modalidades, destacando a importância da Feira para o mercado editorial
Em sua coluna, Henrique Rodrigues reflete sobre censura, (de)formação de leitores e os desafios de longo prazo na área
O que alimenta os escritores é a crise, a dor, o mal. Somos necrófagos. Os melhores de nós transformam lixo em ouro.
Javier Cercas
Escritor espanhol

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar