Publicidade
Publicidade
A nossa liberdade
PublishNews, Paulo Tedesco, 25/03/2024
A L&PM foi a pioneira na produção, mas principalmente na manutenção das vendas de livros de bolso no Brasil

Na conta dos novos canais digitais que vêm surgindo, cada vez em maior número e variedade, por esses dias encontrei uma entrevista do editor Ivan Pinheiro Machado, o PM da já cinquentenária Editora L&PM, aqui de Porto Alegre, na CuboPlay, programa Pensando Bem (pode ser visto no YouTube). Os entrevistadores, Nando Gross, Luis Fernando Fischer e o Juremir Machado da Silva, gravaram presencialmente e ao redor de uma mesa, no que hoje se chama “podcast”, uma excelente e muito produtiva conversa.

A L&PM, para quem não sabe, foi a pioneira na produção, mas principalmente no mantenimento das vendas no formato livro de bolso no Brasil. Também foi das primeiras a trazer e ainda traz grandes autores com direitos autorais liberados e outros não, mas que precisam de muitos livros em série para podermos conhecê-los na totalidade, como George Simenon, Agatha Christie, Balzac, entre outros. Algo que as edições de bolso ajudaram muito, visto os valores de capa e a facilidade de aquisição.

E há muito mais, e por isso recomendo a entrevista, simplesmente ótima. O que chamou mais a atenção foi o papo sobre cinema e livro, isso mesmo. Um dos entrevistadores comentou sobre o que hoje, de certa forma, incomoda a produção cinematográfica no Brasil e fora, que se dá numa espécie de padronização dos filmes e séries. Afinal o canal (streaming, cinema, televisão) a ser assistido é também muitas vezes o produtor, e por isso pode definir o filme em muitos aspectos.

E passaram para o entrevistado, Pinheiro Machado, se o mundo do livro, com a globalização e no caso do Brasil, a concentração e a internacionalização do mercado do livro, também passava pelo mesmo, ou seja, se os livros também caíram nessa camisa de força dos padrões de consumo do entretenimento. E foi sem dúvida uma excelente pergunta. Visto que muitos leitores, muitos mesmo, só leem autores estrangeiros traduzidos, e ao chegarem nos brasileiros, em se tratando de ficção, há um choque, com frequência.

O Pinheiro Machado foi rápido e leve, disse que não, visto a autopublicação e as centenas, talvez milhares de pequenas gráficas, além das versões digitais, e de autores nos mais diversos gêneros e estilos. Para minha felicidade, um dos maiores e mais tradicionais editores, de quem sou fã, falando que essa, a bibliodiversidade, é o que está salvando a literatura e o mercado editorial brasileiro.

Que delícia ter ouvido e visto isso. Em tempos em que inteligência artificial produz diariamente livros e mais livros para o Kindle da Amazon (sim, é verdade, tanto que a empresa limitou a três livros por dia o máximo de publicação por responsável; se exigissem ISBN talvez melhorasse), e quando todos os aplicativos de criação oferecem a IA gratuitamente, o que coloca a questão autoral constantemente em xeque. Nesses tempos, ainda há quem, do alto de sua experiência e exposição, diga que a boa literatura tem salvação e por um único motivo: a liberdade de escrever e publicar!

Paulo Tedesco é escritor, editor e consultor em projetos editoriais. Desenvolveu o primeiro curso em EAD de Processos Editorais na PUCRS. Coordena o www.editoraconsultoreditorial.com (livraria, editora e cursos). É autor, entre outros, do Livros Um Guia para Autores pelo Consultor Editorial, prêmio AGES2015, categoria especial. Pode ser acompanhado pelo Facebook, BlueSky, Instagram e LinkedIn.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Tags: L&PM, streaming
Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre o poder da palavra do jornalista, do escritor, da editora e críticos literários
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre o perigo do monopólio para o mercado editorial
Um pedido de apoio ao mercado editorial e gráfico gaúcho
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Tivemos o prazer de ler um livro carnavalizado e carnavalizando! E há quem diga que a literatura nacional naufragou...
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Com nova abertura e pequenas mudanças estruturais, Podcast do PN desta semana tirou dúvidas do mercado sobre a 2ª edição da pesquisa que investiga os hábitos dos compradores de livros no Brasil
Esta semana, 'Os passarinhos' dão espaço para uma nova tira da Rê Tinta
Com mais de 40 milhões de livros vendidos e uma dezena de prêmios, a autora conversou sobre política, adaptações dos clássicos, novos projetos e leituras empacadas
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta nesta semana a obra de Wagner Leal Guimarães, que transita entre a tradição e a modernidade
Em mais um ano, André Calgaro traz a cobertura completa do evento promovido pela Audio Publishers Association, com depoimentos de especialistas no segmento
O rabisco é de fundamental importância. Rabiscar é pensar com o traço.
Roger Mello
Escritor e ilustrador brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar