Publicidade
Publicidade
‘Classes C e D compram livros e se não comprassem, teria que incentivar e não dificultar’
PublishNews, Leonardo Neto, 19/05/2021
Em estreia de novo programa do PublishNews, Luiza Helena Trajano fala da sua relação com a leitura, analisa a proposta de incidência da CBS sobre o livro e fala da relação ideal entre varejistas e fornecedores

Luiza Helena Trajano é, hoje, uma das vozes mais respeitadas entre o empresariado brasileiro. A presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza está à frente do Grupo Mulheres do Brasil, que reúne alguns milhares de mulheres divididas em comitês para debater temas que vão de políticas públicas até a conexão de bairros e comunidades, e lidera o movimento Unidos pela Vacina, que envolve o setor privado no processo de imunização dos brasileiros. Por todas essas ações, chegou-se a especular uma possível candidatura a 2022, o que ela tem negado.

E Luiza Helena e a sua empresa passaram a mirar o livro em 2019. Ao perceber o declínio de Saraiva e Cultura, passou a investir na categoria, abrindo espaço em seu e-commerce. Mais tarde, reforçou o seu interesse no ramo com a aquisição da Estante Virtual, marketplace de livros novos e usados comprada pelo Magalu no início de 2020.

Por esse seu envolvimento, ela foi a convidada para estrear um novo projeto do PN, o Sabatina PublishNews, programa mensal que reunirá uma bancada sempre composta por editores, livreiros e jornalistas que sabatinarão uma personalidade. No centro dessa roda, Luiza Helena revelou que Pedro Bial está preparando a sua biografia a ser lançada em novembro pela Editora Gente. O Estadão e a Folha repercutiram a notícia. E não escapou de dar a sua opinião sobre a proposta de reforma tributária que prevê a incidência de alíquota de 12% inclusive sobre o livro. Rebatendo argumento do ministro Paulo Guedes, da Economia, e da Receita Federal, de que o brasileiro pobre não lê, Luiza Helena disse no programa: “Classes C e D compram livros e se não comprassem, teria que incentivar e não dificultar [o acesso]”.

Assuntos como a Lei do Preço Fixo e a privatização dos Correios também esteve na pauta da conversa que Luiza Helena teve com a jornalista Maria Fernanda Rodrigues (Estadão), a editora Raquel Cozer (HarperCollins) e a livreira Flávia Santos (Megafauna). O papo foi capitaneado por Talita Facchini, repórter do PublishNews. A escolha de uma bancada 100% feminina não foi em vão.

Luiza Helena, que está lendo o primeiro tomo de memórias de Barack Obama, revelou ainda que sonha em ter uma livraria física na sua rede de lojas. “Gostaria de ter uma livraria, com um café, para fazer lançamentos. Pode ser que isso aconteça”, disse. E por falar em lojas físicas, ela disse acreditar nesse canal. Em 2019, o Magalu abriu 140 novas unidades. Em 2020, mesmo com a pandemia, abriu 50 novos postos e promete outros 50 só no Rio de Janeiro, agora em 2021. Revelou que o grupo estuda a possibilidade de levar os livros para dentro desses espaços.

O primeiro episódio do Sabatina PublishNews contou com o apoio da Câmara Brasileira do Livro e da MVB/Metabooks.

Clique aqui para assistir ao programa. A entrevista está disponível também nas plataformas de áudio: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.

A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Economista e sociólogo, o autor de 17 obras publicadas desde 1981 faz relatos de seu cotidiano em livrarias e, a partir deles, discute o momento do mercado editorial
Agente literária foi a primeira sabatinada de 2022 e falou sobre o papel do agente, do câmbio, da internacionalização da literatura brasileira e dos programas de apoio à tradução
Fundador e CEO da Companhia das Letras falou da cena de editoras independentes, lei do preço comum, consignação e da sua relação com as livrarias
Marcos Guedes foi o quinto convidado do Sabatina PublishNews. O executivo foi entrevistado por Marcos da Veiga Pereira, Judith de Almeida, Leonardo Neto e Talita Facchini.
No Sabatina PublishNews, Marcos da Veiga Pereira fez um balanço dos sete anos em que esteve à frente do SNEL e resumiu: ‘o convencimento foi a marca da gestão’
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
As ruas foram tomadas por um público leitor majoritariamente jovem que me deu esperança de um futuro urgente
Publicado pela Giostri, 'Brancos não sabem pedalar', de Vanderson Castilho Munhoz, se passa em 2035, em um Brasil governador por um ditador que apoia o domínio no futebol brasileiro do Clube de Regatas Flamengo
Obra escrita por Paula Carminatti faz parte da duologia 'Ária de Yu'
Escrita por Juily Manghirmalani, 'Vivências asiático-brasileiras: raça, identidade e gênero' aborda questões como identidade cultural, autorreconhecimento, conflitos geracionais e construção de mitos sobre os povos asiáticos
A leitura pode ser o antídoto para a distopia que desponta como ameaça no horizonte da sociedade brasileira.
Marcos da Veiga Pereira
Presidente do SNEL
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar