Publicidade
Publicidade
‘Classes C e D compram livros e se não comprassem, teria que incentivar e não dificultar’
PublishNews, Leonardo Neto, 19/05/2021
Em estreia de novo programa do PublishNews, Luiza Helena Trajano fala da sua relação com a leitura, analisa a proposta de incidência da CBS sobre o livro e fala da relação ideal entre varejistas e fornecedores

Luiza Helena Trajano é, hoje, uma das vozes mais respeitadas entre o empresariado brasileiro. A presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza está à frente do Grupo Mulheres do Brasil, que reúne alguns milhares de mulheres divididas em comitês para debater temas que vão de políticas públicas até a conexão de bairros e comunidades, e lidera o movimento Unidos pela Vacina, que envolve o setor privado no processo de imunização dos brasileiros. Por todas essas ações, chegou-se a especular uma possível candidatura a 2022, o que ela tem negado.

E Luiza Helena e a sua empresa passaram a mirar o livro em 2019. Ao perceber o declínio de Saraiva e Cultura, passou a investir na categoria, abrindo espaço em seu e-commerce. Mais tarde, reforçou o seu interesse no ramo com a aquisição da Estante Virtual, marketplace de livros novos e usados comprada pelo Magalu no início de 2020.

Por esse seu envolvimento, ela foi a convidada para estrear um novo projeto do PN, o Sabatina PublishNews, programa mensal que reunirá uma bancada sempre composta por editores, livreiros e jornalistas que sabatinarão uma personalidade. No centro dessa roda, Luiza Helena revelou que Pedro Bial está preparando a sua biografia a ser lançada em novembro pela Editora Gente. O Estadão e a Folha repercutiram a notícia. E não escapou de dar a sua opinião sobre a proposta de reforma tributária que prevê a incidência de alíquota de 12% inclusive sobre o livro. Rebatendo argumento do ministro Paulo Guedes, da Economia, e da Receita Federal, de que o brasileiro pobre não lê, Luiza Helena disse no programa: “Classes C e D compram livros e se não comprassem, teria que incentivar e não dificultar [o acesso]”.

Assuntos como a Lei do Preço Fixo e a privatização dos Correios também esteve na pauta da conversa que Luiza Helena teve com a jornalista Maria Fernanda Rodrigues (Estadão), a editora Raquel Cozer (HarperCollins) e a livreira Flávia Santos (Megafauna). O papo foi capitaneado por Talita Facchini, repórter do PublishNews. A escolha de uma bancada 100% feminina não foi em vão.

Luiza Helena, que está lendo o primeiro tomo de memórias de Barack Obama, revelou ainda que sonha em ter uma livraria física na sua rede de lojas. “Gostaria de ter uma livraria, com um café, para fazer lançamentos. Pode ser que isso aconteça”, disse. E por falar em lojas físicas, ela disse acreditar nesse canal. Em 2019, o Magalu abriu 140 novas unidades. Em 2020, mesmo com a pandemia, abriu 50 novos postos e promete outros 50 só no Rio de Janeiro, agora em 2021. Revelou que o grupo estuda a possibilidade de levar os livros para dentro desses espaços.

O primeiro episódio do Sabatina PublishNews contou com o apoio da Câmara Brasileira do Livro e da MVB/Metabooks.

Clique aqui para assistir ao programa. A entrevista está disponível também nas plataformas de áudio: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.

A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Pró-Livro, encerra a temporada do PublishNews Entrevista, contando as mil aventuras que viveu, não só no livro, mas em Guiné-Bissau e como vice-presidente da Febem, numa época explosiva.
Idealizadora do Festival Literário de Poços de Caldas é a convidada dessa semana do PublishNews Entrevista
Livreiro participa do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira
Autor e presidente da UBE, Ricardo Ramos Filho, neto de Graciliano Ramos, está nas lentes do PublishNews Entrevista desta semana
Taty é a última finalista do Prêmio Jovens Talentos a participar do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Paulo Tedesco, depois de um tempo ausente, reassume a sua coluna no PN falando sobre novos formatos do livro
Mais uma vez, o telefone tocou na Agência fictícia criada por Marisa Moura. Do outro lado, uma raridade: uma pessoa com nome, sobrenome e correspondência no mundo real: o editor Pascoal Soto.
Luiza Del Monaco e Rita Mattar, editoras das duas casas, participam do Podcast do PublishNews dessa semana
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Podcast da semana fala com editoras que encontraram em petshops, lojas de presentes ou farmácias seus parceiros para fazer seus livros chegarem aos leitores
A literatura deve ter ambição não para edificar o leitor, mas para inquietá-lo.
João Almino
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar