
Ela citou a Imersão BestSeller, programa da editora de trabalho coletivo com os autores, lançado em 2012. "O autor nacional entende profundamente os nossos problemas sociais, do cotidiano. A Gente se dedicou muito ao autor nacional, o que foi bom. Nós falamos que temos três desafios. Um deles é o livro ser comprado na livraria, então a editora se preocupa muito com o aspecto físico da edição. Outro, é fazer o livro ser lido, e o autor nacional consegue chegar num texto bacana, de fácil compreensão – o terceiro é fazer o livro ser lido até o final, porque se isso acontece, ele é indicado. Essa fórmula funciona", explicou.
Ela explca que quando consegue trabalhar esses aspectos com o autor brasileiro, o próprio escritor fica grato, porque o livro atinge mais pessoas. "Nós buscamos formatar a obra do autor na melhor faceta do trabalho dele mesmo. Quando alcançamos esses três fatores que eu citei, deixamos o livro melhor para o leitor. É um processo muito consciente", diz Rosely. "A fórmula da Editora Gente é o autor nacional".
A editora também relembrou o período em que foi presidenta da Câmara Brasileira do Livro (CBL), entre 2007 e 2011. Ela foi a primeira mulher a ocupar o cargo. Apesar de citar os diversos projetos que desenvolveu na CBL, ela admitiu que seu tempo de atuação política formal se encerrou.
Sobre o mercado digital, Rosely destacou o fôlego renovado da Editora Gente com os audiolivros. "Havíamos tentado uma vez no passado, mas sem resultados, foi um tiro n'água. O cenário agora é diferente. Estamos entrando com força nos audiobooks. Estamos percebendo maior adesão", afirma. "O livro digital para nós hoje significa 15% do faturamento da empresa".
Em relação à gestão empresarial, a editora destacou o trabalho coletivo com os colaboradores. "Eu dou direcionamentos no início do ano, mas considero que o meu maior acerto é ouvir os colaboradores", compartilha.
Entre outros assuntos, a editora comentou a relação com as livrarias, o trabalho de formação de leitores e sua própria trajetória com os livros. Assista à Sabatina PublishNews #12 com Rosely Boschini no Youtube do PN:
Rosely foi entrevistada por uma bancada montada pelo PublishNews: o CEO da Literare Books International, escritor e mestre em psicanálise clínica, Mauricio Sita; o gerente do setor e-commerce da Livraria Vanguarda, Laerto Werhli; e os jornalistas Guilherme Sobota e Talita Facchini, da redação.
O Sabatina já recebeu nomes como Sônia Machado Jardim, presidente do Grupo Editorial Record; Dante Cid, presidente do SNEL; Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza; Marcus Teles, diretor da Livraria Leitura; Marcos da Veiga Pereira, ex-presidente do SNEL, Marcos Guedes, ex-CEO da Saraiva; Luiz Schwarcz, CEO da Companhia das Letras; Lucia Riff, fundadora da Agência Riff; Eduardo Giannetti, autor e economista; o também autor Ilko Minev; Sônia Machado, presidente do Grupo Editorial Record; e Dante Cid, presidente do SNEL.