Publicidade
Publicidade
7º Prêmio PublishNews | 2023

O 7º Prêmio PublishNews – que tem como objetivo reconhecer os livros mais vendidos do ano anterior e os profissionais de vendas e marketing por trás destes sucessos – está no ar! A cerimônia de premiação ocorreu no dia 4 de abril de 2023, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30, para prestigiar os livros mais vendidos de 2022 e os profissionais do ano.

Clique aqui para conferir a cobertura completa – ou aqui para ver mais fotos.

Os vencedores das categorias especiais do Prêmio PN 2023 foram:

  • Prêmio de Livro Mais Vendido do Ano: É assim que acaba (Galera Record), de Colleen Hoover
  • Prêmio de Editora do Ano: Editora Gente
  • Prêmio Profissional de Marketing e Vendas do Ano: Everson Chaves (Grupo Editorial Record)
  • Prêmio PublishNews de Contribuição ao Mercado Editorial: Maria Amélia Mello
  • Prêmio Skeelo – Inovação do Ano: Rodovias Literárias, do Clube de Autores
  • Prêmio Metabooks – Livraria que melhor utilizou metadados em 2022: Livraria da Vila
  • Prêmio Metabooks – Editora que melhor utilizou metadados em 2022: Editora Biruta
  • Prêmio Catavento – Livraria Destaque: Vanguarda Livraria
  • Prêmio Catavento – Livreiro do Ano: Heider de Assis, da LDM Livraria (Salvador)

Os vencedores do Prêmio PublishNews 2023 (livros mais vendidos):

  • Ficção
  1. É assim que acaba (Galera), de Colleen Hoover
  2. Nas pegadas da alemoa (Buzz), de Ilko Minev
  3. Amor & Gelato (Intrínseca), de Jenna Evans Welch
  • Não Ficção
  1. Mulheres que correm com os lobos (Rocco), de Clarissa Pinkola Estés
  2. Mindset (Objetiva), de Carol Dweck
  3. Escravidão - Vol. 3 (Globo Livros), de Laurentino Gomes
  • Autoajuda
  1. Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill
  2. O poder da cura (Petra), de Padre Reginaldo Manzotti
  3. Minutos de sabedoria (Vozes), de C. Torres Pastorino
  • Infantojuvenil
  1. Heartstopper: Dois garotos, um encontro (Seguinte), de Alice Oseman
  2. Vermelho, branco e sangue azul (Seguinte), de Casey McQuiston
  3. Os dois morrem no final (Intrínseca), de Adam Silvera
  • Negócios
  1. O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira
  2. Os segredos da mente milionária (Sextante), de T. Harv Eker
  3. Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro

A escolha dos premiados

Os livros mais vendidos são premiados com base na Lista de Mais Vendidos do PublishNews, de acordo com a posição final na listagem anual de 2022.

O Prêmio de Livro Mais Vendido foi para o título no topo da lista anual geral do PublishNews, enquanto o Prêmio de Editora do Ano foi para a editora que colocou o maior número de obras (leia-se ISBNs) nas listas semanais e que terminou o ano em primeiro lugar.

O Prêmio Metabooks dará um troféu à editora e à livraria que mais se destacaram no uso de metadados ao longo de 2022. A escolha dos vencedores é feita pela equipe da Metabooks com base na pontuação gerada automaticamente pelo sistema da plataforma.

Neste ano, tivemos a primeira edição do Prêmio Inovação do Ano, com apoio do Skeelo. A categoria Inovação do Ano pretende reconhecer iniciativas inovadoras no mercado editorial brasileiro, sejam de pessoas físicas, sejam jurídicas, e que já estejam em prática há pelo menos 3 meses do momento da inscrição.

Outra categoria inédita é voltada para as livarias e livreiros, o Prêmio Catavento. A ideia é conhecer e divulgar projetos e pessoas que encontraram maneiras de manter a livraria crescendo, trouxeram novas ideias para vender livros e desenvolveram projetos inovadores, contribuindo também para o incentivo à leitura no país.

Após uma seleção curatorial de projetos inscritos, os finalistas disputaram o voto popular.

O Prêmio Profissional de Marketing e Vendas do Ano é uma das tradições do Prêmio PN (veja abaixo as regras).

Já o ganhador do Prêmio PublishNews de Contribuição ao Mercado Editorial foi escolhido pelos organizadores, com base na carreira e realizações do premiado.

A cerimônia

A cerimônia conta com uma homenagem ao ganhador do prêmio de contribuição ao mercado editorial. O evento – realizado no dia 4 de abril, às 18h30, no Goethe-Institut (Rua Lisboa, 974 – São Paulo / SP) – teve um coquetel oferecido pelo PublishNews e pelos apoiadores, e contou com a presença de mais de 300 pessoas.

Prêmio Profissional de Marketing e Vendas do Ano

Um suspense do Prêmio PublishNews fica por conta desta categoria, que é a celebração e o reconhecimento dos feitos realizados pelos colaboradores de vendas e marketing das editoras.

A categoria visa reconhecer os profissionais que fazem os livros entrarem para as listas de mais vendidos. O prêmio é o primeiro no país direcionado especificamente para aqueles que cuidam da comercialização dos livros.

Em 2023, o PN manteve as regras que aplicou no ano anterior. A ideia principal é que a cadeia do livro participe ativamente da escolha do melhor profissional do ano. Para isso, convidaremos os representantes dos seguintes grupos: 23 livrarias (2 pontos), 25 editoras (2 pontos), 5 distribuidoras (2 pontos), 1 grupo especial (2 pontos) e voto popular/leitores (4 pontos).

  • As 23 livrarias / varejistas votantes são as que compõem a Lista dos Livros Mais Vendidos do PN.
  • As 25 top editoras da Lista.
  • 5 distribuidoras (seleção feita pelo PN): Boa viagem, Leitura, Catavento, Dedalog, Loyola.
  • Grupo especial (seleção feita pelo PN).

Os representantes de cada grupo poderão votar na lista de participantes previamente inscritos no prêmio.

SISTEMA DE PESO POR GRUPO: Os votos do grupo possuem força de voto coletivo, ou seja, são somados e o indicado mais votado pelo grupo ganhará 2 pontos.

Exemplo hipotético: o grupo de editores (27 editoras ao todo, cada qual com um representante) recebe um formulário com 3 candidatos: Candidato X, Candidato Y, Candidato Z. O candidato X recebe 15 votos; o candidato Y, 8 votos; e o Z, 4 votos. Logo, de acordo com nosso regulamento, o candidato X receberá os 2 pontos previstos para o grupo de editores, por ter recebido a maioria absoluta dos votos.

VOTO DO PÚBLICO: O voto do público é muito importante para que se crie uma consciência coletiva sobre quem são os profissionais por trás dos sucessos editoriais, além de possibilitar um engajamento maior em torno da premiação. Por isso, tem peso 4 (pontos), sendo a única categoria que pontuará dessa forma.

GANHADOR: O ganhador do prêmio será o candidato mais votado pelo número relativo somado dos grupos.

FATOR DE DESEMPATE: Caso eventualmente ocorra algum empate, uma comissão especial formada pelo PublishNews terá o voto de minerva e definitivo sobre o ganhador.

PRÊMIO: A premiação será um curso na área editorial no Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (Nespe).

Realização: PublishNews

Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Não acredito numa função utilitária da literatura, pelo menos não escrevo para provocar um efeito específico - leio e escrevo para me divertir, para ter prazer, um tipo particular de prazer, que é o intelectual.
Alberto Mussa
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar