Os vencedores das categorias especiais do Prêmio PN 2023 foram:
- Prêmio de Livro Mais Vendido do Ano: É assim que acaba (Galera Record), de Colleen Hoover
- Prêmio de Editora do Ano: Editora Gente
- Prêmio Profissional de Marketing e Vendas do Ano: Everson Chaves (Grupo Editorial Record)
- Prêmio PublishNews de Contribuição ao Mercado Editorial: Maria Amélia Mello
- Prêmio Skeelo – Inovação do Ano: Rodovias Literárias, do Clube de Autores
- Prêmio Metabooks – Livraria que melhor utilizou metadados em 2022: Livraria da Vila
- Prêmio Metabooks – Editora que melhor utilizou metadados em 2022: Editora Biruta
- Prêmio Catavento – Livraria Destaque: Vanguarda Livraria
- Prêmio Catavento – Livreiro do Ano: Heider de Assis, da LDM Livraria (Salvador)
Os vencedores do Prêmio PublishNews 2023 (livros mais vendidos):
- Ficção
- É assim que acaba (Galera), de Colleen Hoover
- Nas pegadas da alemoa (Buzz), de Ilko Minev
- Amor & Gelato (Intrínseca), de Jenna Evans Welch
- Não Ficção
- Mulheres que correm com os lobos (Rocco), de Clarissa Pinkola Estés
- Mindset (Objetiva), de Carol Dweck
- Escravidão - Vol. 3 (Globo Livros), de Laurentino Gomes
- Autoajuda
- Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill
- O poder da cura (Petra), de Padre Reginaldo Manzotti
- Minutos de sabedoria (Vozes), de C. Torres Pastorino
- Infantojuvenil
- Heartstopper: Dois garotos, um encontro (Seguinte), de Alice Oseman
- Vermelho, branco e sangue azul (Seguinte), de Casey McQuiston
- Os dois morrem no final (Intrínseca), de Adam Silvera
- Negócios
- O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira
- Os segredos da mente milionária (Sextante), de T. Harv Eker
- Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro
Um dos momentos mais celebrados da noite foi a entrega do troféu de Contribuição ao Mercado Editorial a Maria Amélia Mello, presente na cerimônia e aplaudida de pé.
Ela dedicou parte de seu discurso a José Olympio, em cuja editora trabalhou por 30 anos e deixou sua marca na reestruturação da casa e na preservação de sua memória, fundamental para a literatura brasileira. "José Olympio nasceu no interior, menino simples, conseguiu vir para São Paulo. Ele abriu sua própria empresa, uma editora e depois uma livraria. Nunca botou os pés fora do Brasil, e mesmo assim conseguiu lançar toda a literatura moderna brasileira. Ele olhava para o Brasil, não para Paris. Lançou Raízes do Brasil, vi o recibo assinado por Sérgio Buarque de Hollanda, inaugurando a coleção Documentos brasileiros. Ter ficado 30 anos na editora, depois já com a gestão da Record, foi um desafio, um trabalho e uma conquista", disse.
Em seguida, ela agradeceu ainda aos editores e principalmente as editoras mulheres presentes. "Todos que lidamos com as palavras, as ideias, mas acima de tudo com a esperança".
E na categoria mais esperada da noite - Profissional de Vendas e Marketing de 2022 - o vendedor foi Everson Chaves! (@eversonchavesjr), da @editorarecord #PremioPublishNews pic.twitter.com/6wVzVemtbf
— PublishNews (@publishnews) April 4, 2023
Duas novas categorias movimentaram e muito o Prêmio PublishNews 2023. A categoria Inovação do Ano, com parceria do Skeelo, foi vencida pelo projeto Rodovias Literárias, do Clube de Autores, que pretende encurtar distâncias entre mercados internacionais e levar livros de autores brasileiros para a Europa, e vice-versa, com mais facilidade. “Só tenho a agradecer pelo reconhecimento", diz o CEO do Clube de Autores, Ricardo Almeida, direto de Portugal. "Esse prêmio é muito, muito importante tanto para o Clube quanto para mim, que mudei com família e tudo para outro país para fazer esse projeto. Celebrar isso com um troféu do PublishNews, tão importante em toda a nossa vida, é demais”.
As categorias promovidas em parceria com a Catavento – Livraria e Livreiro do Ano – também renderam momentos marcantes. A diretora da loja vencedora, a Vanguarda Livraria do Rio Grande do Sul, Elisabete Beltrame Lovatel, se emocionou durante sua breve fala de agradecimento. "Uma honra receber este reconhecimento, fruto de um trabalho conjunto de toda a cadeia do livro", disse. "Sempre buscamos parcerias e isto fez a Vanguarda se fortalecer". O livreiro Heider da Silva Oliveira de Assis – da LDM, em Salvador – defendeu no palco a importância das livrarias.
Livraria da Vila e Editora Biruta foram as vencedoras do Prêmio Metabooks, a categoria que reconhece o melhor uso dos metadados, tanto por parte de editoras como de livrarias. "Quando olhamos para os mercados que melhor crescem e se desenvolvem, vemos editores, livreiros, distribuidores e prestadores de serviço unidos com um objetivo comum de fazer os livros chegarem às pessoas certas, sustentar a cadeia e crescer", disse Ricardo Costa, da MVB Books. "Já passamos a marca de 220 mil títulos em nossa base", comentou, explicando que a classificação interna da base, de acordo com a qualidade dos metadados incluídos pelos profissionais, é o critério para avaliação e escolha dos vencedores da categoria.
No evento também estiveram presentes representantes de entidades de classe do setor e a secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Marília Marton. A cerimônia foi apresentada por Fernanda Garcia, diretora executiva da Câmara Brasileira do Livro, e Henderson Fürst, advogado, editor e professor.
O Prêmio PublishNews 2023 é uma realização do PublishNews, com patrocínio de Amazon, Catavento, CBL, MVB e Skeelo e apoio do Goethe-Institut e NESPE.