Prêmio PublishNews cresce e se consolida como tradição do mercado editorial em sua 7ª edição
PublishNews, Guilherme Sobota, Talita Facchini e Beatriz Sgrignelli, 05/04/2023
Evento lotou o auditório do Instituto Goethe em São Paulo e, com novas categorias, diversificou as profissões da indústria do livro reconhecidas na cerimônia; veja os vencedores

Os vencedores do Prêmio PublishNews 2023 | © Joca Duarte
Os vencedores do Prêmio PublishNews 2023 | © Joca Duarte
A cerimônia do Prêmio PublishNews 2023 lotou completamente o auditório do Goethe Institut em São Paulo na noite de terça-feira (4) – com público de cerca de 300 pessoas –, reuniu profissionais de dezenas de empresas ligadas ao mercado editorial brasileiro e celebrou os vencedores da 7ª edição da agora – podemos dizer – mais tradicional premiação contemporânea da indústria do livro no país. Veja abaixo a lista de vencedores.

Os vencedores das categorias especiais do Prêmio PN 2023 foram:

  • Prêmio de Livro Mais Vendido do Ano: É assim que acaba (Galera Record), de Colleen Hoover
  • Prêmio de Editora do Ano: Editora Gente
  • Prêmio Profissional de Marketing e Vendas do Ano: Everson Chaves (Grupo Editorial Record)
  • Prêmio PublishNews de Contribuição ao Mercado Editorial: Maria Amélia Mello
  • Prêmio Skeelo – Inovação do Ano: Rodovias Literárias, do Clube de Autores
  • Prêmio Metabooks – Livraria que melhor utilizou metadados em 2022: Livraria da Vila
  • Prêmio Metabooks – Editora que melhor utilizou metadados em 2022: Editora Biruta
  • Prêmio Catavento – Livraria Destaque: Vanguarda Livraria
  • Prêmio Catavento – Livreiro do Ano: Heider de Assis, da LDM Livraria (Salvador)

Os vencedores do Prêmio PublishNews 2023 (livros mais vendidos):

  • Ficção
  1. É assim que acaba (Galera), de Colleen Hoover
  2. Nas pegadas da alemoa (Buzz), de Ilko Minev
  3. Amor & Gelato (Intrínseca), de Jenna Evans Welch
  • Não Ficção
  1. Mulheres que correm com os lobos (Rocco), de Clarissa Pinkola Estés
  2. Mindset (Objetiva), de Carol Dweck
  3. Escravidão - Vol. 3 (Globo Livros), de Laurentino Gomes
  • Autoajuda
  1. Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill
  2. O poder da cura (Petra), de Padre Reginaldo Manzotti
  3. Minutos de sabedoria (Vozes), de C. Torres Pastorino
  • Infantojuvenil
  1. Heartstopper: Dois garotos, um encontro (Seguinte), de Alice Oseman
  2. Vermelho, branco e sangue azul (Seguinte), de Casey McQuiston
  3. Os dois morrem no final (Intrínseca), de Adam Silvera
  • Negócios
  1. O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira
  2. Os segredos da mente milionária (Sextante), de T. Harv Eker
  3. Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro

Um dos momentos mais celebrados da noite foi a entrega do troféu de Contribuição ao Mercado Editorial a Maria Amélia Mello, presente na cerimônia e aplaudida de pé.

Ela dedicou parte de seu discurso a José Olympio, em cuja editora trabalhou por 30 anos e deixou sua marca na reestruturação da casa e na preservação de sua memória, fundamental para a literatura brasileira. "José Olympio nasceu no interior, menino simples, conseguiu vir para São Paulo. Ele abriu sua própria empresa, uma editora e depois uma livraria. Nunca botou os pés fora do Brasil, e mesmo assim conseguiu lançar toda a literatura moderna brasileira. Ele olhava para o Brasil, não para Paris. Lançou Raízes do Brasil, vi o recibo assinado por Sérgio Buarque de Hollanda, inaugurando a coleção Documentos brasileiros. Ter ficado 30 anos na editora, depois já com a gestão da Record, foi um desafio, um trabalho e uma conquista", disse.

Em seguida, ela agradeceu ainda aos editores e principalmente as editoras mulheres presentes. "Todos que lidamos com as palavras, as ideias, mas acima de tudo com a esperança".

Maria Amélia Mello, no palco do Prêmio PN 2023 | © Larissa Caldin
Maria Amélia Mello, no palco do Prêmio PN 2023 | © Larissa Caldin
"Editores são acostumados ao bastidor. Quem deve brilhar são os autores, os livros. Meu orgulho, com uma ponta de vaidade, é que se estou aqui hoje foi porque os meus editados brilharam bastante. Espero que novos editores, novos profissionais também se dediquem a isso. A gente precisa ler e entender o país, interpretá-lo melhor, para que ele seja um país mais justo e generoso", concluiu.

Everson Chaves | © Larissa Caldin
Everson Chaves | © Larissa Caldin
Outro momento especialmente aguardado era a revelação do vencedor da categoria Profissional de Marketing e Vendas do Ano. Com uma votação apertada, o vencedor foi Everson Chaves, um dos responsáveis pelo ano brilhante do Grupo Editorial Record – que levou ainda outros dois prêmios na noite, especialmente o de livro mais vendido de 2022. "Eu não estaria aqui se não fosse pela equipe de marketing da Record. Também é uma honra ter concorrido com profissionais tão qualificados", destacou Everson, agradecendo diversos profissionais – como a vice-presidente do Grupo, Roberta Machado, também presente na cerimônia.

Duas novas categorias movimentaram e muito o Prêmio PublishNews 2023. A categoria Inovação do Ano, com parceria do Skeelo, foi vencida pelo projeto Rodovias Literárias, do Clube de Autores, que pretende encurtar distâncias entre mercados internacionais e levar livros de autores brasileiros para a Europa, e vice-versa, com mais facilidade. “Só tenho a agradecer pelo reconhecimento", diz o CEO do Clube de Autores, Ricardo Almeida, direto de Portugal. "Esse prêmio é muito, muito importante tanto para o Clube quanto para mim, que mudei com família e tudo para outro país para fazer esse projeto. Celebrar isso com um troféu do PublishNews, tão importante em toda a nossa vida, é demais”.

As categorias promovidas em parceria com a Catavento – Livraria e Livreiro do Ano – também renderam momentos marcantes. A diretora da loja vencedora, a Vanguarda Livraria do Rio Grande do Sul, Elisabete Beltrame Lovatel, se emocionou durante sua breve fala de agradecimento. "Uma honra receber este reconhecimento, fruto de um trabalho conjunto de toda a cadeia do livro", disse. "Sempre buscamos parcerias e isto fez a Vanguarda se fortalecer". O livreiro Heider da Silva Oliveira de Assis – da LDM, em Salvador – defendeu no palco a importância das livrarias.

Livraria da Vila e Editora Biruta foram as vencedoras do Prêmio Metabooks, a categoria que reconhece o melhor uso dos metadados, tanto por parte de editoras como de livrarias. "Quando olhamos para os mercados que melhor crescem e se desenvolvem, vemos editores, livreiros, distribuidores e prestadores de serviço unidos com um objetivo comum de fazer os livros chegarem às pessoas certas, sustentar a cadeia e crescer", disse Ricardo Costa, da MVB Books. "Já passamos a marca de 220 mil títulos em nossa base", comentou, explicando que a classificação interna da base, de acordo com a qualidade dos metadados incluídos pelos profissionais, é o critério para avaliação e escolha dos vencedores da categoria.

No evento também estiveram presentes representantes de entidades de classe do setor e a secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Marília Marton. A cerimônia foi apresentada por Fernanda Garcia, diretora executiva da Câmara Brasileira do Livro, e Henderson Fürst, advogado, editor e professor.

O Prêmio PublishNews 2023 é uma realização do PublishNews, com patrocínio de Amazon, Catavento, CBL, MVB e Skeelo e apoio do Goethe-Institut e NESPE.

[05/04/2023 08:30:00]