Editoras e livrarias são finalistas do Prêmio Metabooks 2023
PublishNews, Redação, 30/03/2023
Categoria do Prêmio PublishNews reconhece trabalhos na gestão e uso de metadados; entre as editoras, concorrem Ateliê, Biruta e Grupo A; em livrarias, Buobooks, Livraria da Vila e Martins Fontes Paulista

Pelo quarto ano, o Prêmio PublishNews dá reconhecimento a editoras e livrarias que se destacam na gestão de seus metadados com o Prêmio Metabooks. Os finalistas do Prêmio Metabooks 2023 na categoria editora são: a editora Ateliê, a Biruta e, pelo quarto ano consecutivo, o Grupo A. Em livraria, concorrem: a Buobooks, a Livraria da Vila, e novamente, a Martins Fontes Paulista.

O bom uso dos metadados pode influenciar na venda dos livros e facilita ao consumidor na hora de procurar por um título específico ou mesmo indicar outro título que tenha o perfil daquele leitor. Além do título e o nome do seu autor, eles devem trazer a capa; os nomes de tradutor e/ou ilustrador, quando se aplicar; os prêmios que aquele livro recebeu; as resenhas sobre o título; booktrailer; se ele faz parte de uma série ou coleção; o formato; o número de páginas, etc. Informações essas que devem ser atualizadas com frequência pelos editores e podem ser utilizadas da melhor maneira pelos livreiros.

A escolha das empresas vencedoras é feita a partir da pontuação gerada automaticamente pelo sistema da plataforma de gestão de metadados.

Os vencedores serão conhecidos na cerimônia do Prêmio PublishNews 2023, marcada para acontecer na próxima terça (4), a partir das 18h30, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974). A cerimônia tem entrada gratuita, mas é necessário fazer a inscrição neste link para participar. O espaço está sujeito à lotação.

O Prêmio PublishNews 2023 é uma realização do PublishNews, com patrocínio de Amazon, Catavento, CBL, MVB e Skeelo e apoio do Goethe-Institut e NESPE.

[30/03/2023 11:00:00]