As finalistas do Prêmio Catavento PublishNews 2023: Casa Vamos Ler, Janela Livraria e Vanguarda Livraria
PublishNews, Guilherme Sobota, 22/3/2023
Heider da Silva Oliveira de Assis (da LDM, em Salvador), Flávia Santos (da Megafauna, em São Paulo) e Raul Henrique Skug Ferreira (da Leitura, em Campinas) concorrem na categoria Livreiro do Ano; votação está aberta

Casa Vamos Ler, Janela Livraria e Vanguarda Livraria são as finalistas do Prêmio Catavento PublishNews 2023 na categoria Livraria do Ano. Heider da Silva Oliveira de Assis (da LDM, em Salvador), Flávia Santos (da MegaFauna, em São Paulo) e Raul Henrique Skug Ferreira (da Leitura, em Campinas) concorrem na categoria Livreiro do Ano. Agora é com o público e com os leitores: ambas as categorias serão definidas por uma votação aberta. É possível votar neste formulário até o dia 28 de março. É necessário fazer login no Google para votar.

Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação do 7º Prêmio PublishNews, no dia 4 de abril de 2023, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30. A cerimônia tem entrada gratuita, mas é necessário fazer a inscrição neste link para participar. A cerimônia é sujeita à lotação do espaço.

Esta é a primeira edição do Prêmio Catavento, nova categoria do Prêmio PublishNews que pretende prestigiar um dos elos mais importantes da cadeia do livro: as livrarias. A ideia é conhecer e divulgar projetos e pessoas que encontraram maneiras de manter a livraria crescendo, trouxeram novas ideias para vender livros e desenvolveram projetos inovadores, contribuindo também para o incentivo à leitura no país.

A livraria vencedora ganhará uma cota de R$ 5 mil em livros bonificados de diversas editoras. Já o vencedor da categoria Livreiro do Ano ganhará um curso da Casa Educação e brindes de editoras.

Livrarias finalistas

A Catavento e o PublishNews solicitaram às livrarias participantes algumas informações na inscrição do Prêmio. Compartilhamos aqui algumas delas, conforme enviado pelas próprias lojas, com pequenas edições.

  • Casa Vamos Ler (Jaú e Barra Bonita, interior de São Paulo)

"A Livraria é conhecida pelos clientes pelo tamanho de seu acervo, que hoje tem 30 mil skus disponíveis. Ela se destaca pela sua decoração toda feita com elementos que remetem à infância do consumidor. E sem dúvida pelo seu atendimento muito engajado no que o consumidor deseja.

A ideia das lojas é criar espaços aconchegantes e atraentes para os visitantes. A loja de Jaú, por exemplo, é toda decorada com obras autografadas nas paredes e brinquedos antigos. Hoje é muito importante a loja ter esse ar de aconchego pois é um modo de ter a sua loja Instagramável, este sempre foi o foco. Dificilmente um cliente entra em uma das lojas e deixa de sacar seu celular e tirar uma foto no ambiente. A Livraria sabe que vai enfrentar diversas situações no mercado com a internet e seus grandes players, mas acredita que o ambiente, o atendimento e a diversidade vão ajudar muito a manter as lojas vivas. Temos diversos eventos sociais, além de doação de livros em escola e hospitais".

Quantidade de ISBNs: 30.000

Bibliodiversidade: 157 SKUSxM²

Quantidade de selos: Mais de 80 editoras

  • Janela Livraria (Rio de Janeiro)

"A Janela é vista como um polo cultural da cidade do Rio. Um espaço de troca de afetos, conhecimento e experiências. Também conhecida pelo seu perfil inovador e acolhedor, a pequena guerreira.

A Janela está abrindo uma segunda loja no Rio de Janeiro, após três anos de funcionamento, tendo atravessado a pandemia, que iniciou na semana de inauguração da loja. Em 2023, daremos continuidade ao nosso selo editorial, em parceria com a MapaLab. Pretendemos continuar nossas parcerias, ampliar as redes e agitar a cidade e a literatura com muitos eventos. Também há projetos de trocas e doações de livros na calçada, doação para bibliotecas comunitárias e disponibilidade do espaço para encontro de projetos literários e sociais, gratuitamente".

Quantidade de ISBNs: 8.000

Bibliodiversidade: 114 SKUSxM²

Quantidade de selos: 100

  • Vanguarda Livraria (Rio Grande do Sul)

"A Livraria Vanguarda, em 5 de novembro de 2015, inaugurou a sua quarta filial, no Partage Shopping na cidade de Rio Grande. Uma loja grandiosa, moderna, espaçosa, com 550 m² de design inovador e auditório totalmente independente, com amplo espaço para a realização de eventos, palestras, workshops, lançamentos de livros e também disponível para locação de eventos diversos. Esta loja atende a milhares de visitantes que frequentam a praia do Cassino anualmente. Além disso, a Livraria Vanguarda se destaca no mercado, com as cotas novidades, um vasto acervo e uma atenção individual que conseguimos dar aos nossos clientes. Dando atendimento personalizado e atenção específica a necessidade de cada um deles. Nossos vendedores estão sempre prontos para sanar qualquer dúvida a respeito de qualquer livro disponível em nosso estoque. E para quem gosta de acompanhar os livros com café dispomos de uma cafeteria em nossa loja

A Livraria Vanguarda está sempre dedicada a fomentar a educação e a tornar a leitura um hábito para todas as idades. Ao longo da história, sempre desenvolvemos diversos projetos nesse sentido, como o nosso mais atual, "Faça da leitura um hábito em 365 dias" onde visamos ter 365 pessoas diferentes indicando livros ao longo de 2023. No Natal, contamos com o projeto "Adote uma cartinha, alegre o natal de uma criança" que visa a doação de livros novos para centenas de crianças. Em 2022 foram 1432 crianças carentes agraciadas com um livro de presente. Além dos projetos, temos também ferramentas de auxílio a professores e escolas, cujo objetivo final, é sempre o incentivo a leitura. Nesse sentido, podemos citar nossa "Tarde literária" onde uma escola vem visitar os espaços de nossa livraria."

Quantidade de ISBNs: 51.736

Bibliodiversidade: 727 SKUSxM²

Quantidade de selos: 4.847

Livreiros finalistas

Fizemos duas perguntas para os livreiros (ou para quem fosse indicar os colegas): Por que esse profissional merece ser reconhecido como LIVREIRO(A) DESTAQUE DO ANO e Qual a trajetória profissional dele(a)? As respostas estão abaixo, com edições mínimas.

  • Flavia Santos (Megafauna, São Paulo)

"A Flávia é uma livreira experiente, talentosa e dedicada ao ofício. Ela tem interesse pela descoberta de novos títulos, de novas editoras, gosta de sugerir ações no interior da livraria e é fundamental no processo curatorial que é a marca da Megafauna, pautada pela diversidade e pela bibliodiversidade. Leitora voraz, não mede esforços para encontrar livros e sugerir outros tantos para os clientes que passam pela livraria. Atuando na Megafauna como livreira-coordenadora desde a abertura da loja, em novembro de 2020, exerce com naturalidade e gentileza a liderança exigida de seu cargo.

Trabalhou 13 anos na Livraria Cultura (primeiro como livreira, depois como assistente de marketing, subgerente e gerente de loja). Em 2020, atuou no projeto Casa Suja da Livraria Simples, na Zona Leste de São Paulo, e no fim do mesmo ano começou a trabalhar como livreira e coordenadora de loja na Megafauna, onde segue atualmente.

É formada em Letras pela USP e em design gráfico pela FMU, com duas pós em Inteligência de Mercado e em Varejo pelo Senac. Atualmente cursa Artes Visuais na Unesp."

  • Heider da Silva Oliveira de Assis (LDM, Salvador)

"Acredito e invisto meus esforços no potencial literário da minha região, o nordeste. Sempre busco equiparar a livraria que trabalho com o eixo sul/sudeste. Consegui inserir dez editoras ao catálogo da livraria, aumentando a sua bibliodiversidade. Por estar sempre atento ao mercado editorial, recebi o convite para ficar a frente da Curadoria e mediação do clube de leitura da LDM, e em poucos meses cresceu exponencialmente, hoje tem mais de 100 inscritos e só no clube são vendidos até 200 livros por mês. No clube, busco priorizar livros de editoras menores e/ou livros desconhecidos pelo público.

Pensando em manter a frequência doa amantes de livros e atrair novos leitores, tenho promovido uma série de atividades: organizei exposições literárias de artistas plásticos, promovi eventos com grandes escritores, viabilizei lançamentos de escritoras locais, fechei parceria com a TAG Curadoria para trazer os leitores para a loja.

Sou um ávido leitor, que encontrou na livraria LDM uma forma de difundir meu amor pela literatura. Desde muito cedo, a literatura entrou na minha vida. Porém, os recursos da minha família não possibilitavam a compra de livros novos. Anos mais tarde pude experimentar o prazer de comprar livros em livrarias. Fui tomado pela experiência sensorial completamente diferente dos sebos. A partir dessa vivência, me tornei um grande defençor desse espaço que vem se estabelecendo como um lugar de resistência. Sou grato à livraria LDM por me dar a primeira oportunidade de trabalhar como livreiro e nela sigo promovendo a literatura.".

  • Raul Henrique Skug Ferreira (Leitura, Campinas)

"Me especializei em fazer grandes eventos, com regras e organização diferenciada. Recebi os principais influencers com grandes eventos em Campinas, sendo referência. Criei campanha de marketing com influentes para a rede Leitura, iniciando em 2016 só na loja D. Pedro, e posteriormente expandindo para a rede. Neste último "volta às aulas", fui responsável por uma campanha que atingiu quase 90 milhões de visualizações (só na loja D. Pedro). Criei em 2018 uma conta do ramo livreiro no TikTok, hoje o TikTok é o maior vendedor de livros do Brasil, as editoras apostam em livros da rede, mas em 2019 era pouco conhecida pelo setor, mas a @leituracampinas já estava lá e hoje é a maior conta do ramo.

Em 2022 ajudei no treinamento de vendas para rede Leitura em parceria com a Casa Educação, para 2023 o objetivo é um treinamento para gestores da rede. Meu maior orgulho e paixão é formar pessoas, formar livreiros e promover pessoas. Seria uma honra enorme, após 30 anos participar desse prêmio.

"Comecei nos anos 90, fazia feira de livros em escolas, faculdade e palestras. Em 1994 entrei na rede Saraiva, inaugurei uma das primeiras megalojas do Brasil, a do Iguatemi Campinas. Cheguei à gerência da loja em 2002, já em São José dos Campos. Em 2005, após 10 anos de Saraiva, resolvi voltar para Campinas.

Em 2014, entrei na Leitura D. Pedro. Atuo diretamente na gestão da Leitura do Parque D. Pedro Shopping, hoje uma das principais livrarias do Brasil. Auxilio a rede nos treinamentos de vendas e formação de novos livreiros".

Outras categorias

Duas categorias do Prêmio PublishNews permanecem com a votação aberta até o dia 28 de março, a próxima terça-feira.

A categoria Inovação do Ano do Prêmio PublishNews 2023 tem os seguintes finalistas: Rodovias Literárias, do Clube de Autores; o Livro de Rua (Brasília / DF), do artista e escritor Hugo Barros; e o BibliON, da SP Leituras (Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura). A partir de agora, a votação é aberta ao público. Os leitores podem acessar os projetos ou ler as descrições abaixo e votar por meio deste formulário.

Um dos critérios de escolha do vencedor da categoria Profissional de Marketing e Vendas do Ano é uma votação aberta: todos já podem votar neste formulário. Os finalistas são: Carolina Porne Montanher (Skeelo), Everson Chaves (Editora Record), Fernando Garcia (Thomas Nelson), Richard Davison (Grupo Ediouro), Rodrigo Simonsen Mesquita de Oliveira (H1 Editora) e Valquíria Vlad (Editora Wish).

Apoios

O Prêmio PublishNews 2023 é uma realização do PublishNews, com patrocínio de Amazon, Catavento, CBL, MVB e Skeelo e apoio do Goethe-Institut e NESPE.

Para colocar o Prêmio Catavento no ar, a Catavento conta com a parceria da Bookinfo, Casa Educação, Konekta, Via Logus, Versa e Literários, empresas do setor que também fizeram parte da comissão julgadora das categorias.

[22/03/2023 10:04:04]