Prêmio PublishNews tem nova categoria voltada para livrarias e livreiros
PublishNews, Guilherme Sobota e Talita Facchini, 06/03/2023
Prêmio Catavento vai prestigiar profissionais e empresas da venda dos livros; inscrições estão abertas

O Prêmio PublishNews, em parceria com a Catavento Distribuidora, anuncia a primeira edição do Prêmio Catavento, nova categoria do Prêmio PN que pretende prestigiar um dos elos mais importantes da cadeia do livro: as livrarias.

A ideia é conhecer e divulgar projetos e pessoas que encontraram maneiras de manter a livraria crescendo, trouxeram novas ideias para vender livros e desenvolveram projetos inovadores dentro desses espaços, contribuindo também para o incentivo à leitura no país. Para isso, o Prêmio Catavento terá duas categorias: Livraria Destaque e Livreiro do Ano. Os interessados têm até o dia 18 de março para se inscreverem (veja como abaixo).

Para colocar o prêmio no ar, a Catavento conta com a parceria da Bookinfo, Casa Educação, Konekta, Via Logus, Versa e Literários, empresas do setor que também farão parte da comissão julgadora das categorias.

O Prêmio PublishNews 2023 está com inscrições abertas também em duas outras categorias: Profissional de Marketing e Vendas e Inovação do Ano. A cerimônia de premiação do 7º Prêmio PublishNews – que tem como objetivo reconhecer os livros mais vendidos do ano anterior e os profissionais por trás destes sucessos – ocorre no dia 4 de abril de 2023, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30.

Prêmio Catavento

Para a categoria Livraria Destaque é preciso que a livraria tenha mais de um ano de existência. Para a inscrição, também é necessário mandar um breve argumento explicando o que torna a livraria diferente das outras e apresentar qualquer projeto inovador ou de incentivo à leitura que a loja tenha colocado em prática nos últimos meses. Para se inscrever é necessário preencher este formulário.

Também serão levados em conta pontos como presença nas redes sociais, bibliodiversidade da livraria (quantidade de Skus, metragem, quantidade de editoras), além de outros critérios de gestão.

No dia 21 de março serão anunciados três finalistas, e eles terão até a data da cerimônia do Prêmio PublishNews (4 de abril, a partir das 18h30 no Goethe-Institut São Paulo) para movimentar as redes sociais e conseguir votos do público.

A livraria vencedora ganhará uma cota de R$ 5 mil em livros bonificados de diversas editoras: Record, Pensamento, Fósforo, HarperCollins, Companhia das Letras, Rocco, Planeta, Astral e Alta Books.

Já a categoria Livreiro do Ano tem o objetivo de dar protagonismo a esse profissional que conhece cada livro como ninguém.

Os inscritos devem ter mais de um ano de experiência como livreiro e, no ato da inscrição, indicar contatos de referência, casos e histórico profissional, além de canais profissionais sobre o livro caso possua. A inscrição deve ser feita por este formulário até 18 de março e pode ser feita por terceiros.

Os finalistas serão divulgados no dia 21 de março e até a cerimônia do Prêmio PN, no dia 4 de abril, deverão conseguir votos para garantir a vitória. O vencedor ganhará um curso da Casa Educação e brindes das editoras.

Todas as categorias do Prêmio PN 2023

São cinco categorias baseadas nos números de vendas da lista anual de mais vendidos de 2022:

  • Mais vendidos de ficção (1°, 2° e 3° lugar)
  • Mais vendidos de não ficção (1°, 2° e 3° lugar)
  • Mais vendidos de infantojuvenis (1°, 2° e 3° lugar)
  • Mais vendidos de negócios (1°, 2° e 3° lugar)
  • Mais vendidos de autoajuda (1°, 2° e 3° lugar)

E outras categorias com prêmios especiais:

  • Prêmio de Livro Mais Vendido do Ano
  • Prêmio de Editora do Ano
  • Prêmio Profissional de Marketing e Vendas do Ano (inscrições aqui)
  • Prêmio PublishNews de Contribuição ao Mercado Editorial
  • Prêmio Skeelo – Inovação do Ano (inscrições aqui)
  • Prêmio Catavento – Livraria Destaque e Livreiro do Ano
  • Prêmio Metabooks – Livraria que melhor utilizou metadados em 2022
  • Prêmio Metabooks – Editora que melhor utilizou metadados em 2022

O 7º Prêmio PublishNews é uma realização do PublishNews, com apoio do Goethe-Institut São Paulo, e patrocínio de Skeelo, Catavento, Amazon e MVB.

[06/03/2023 09:00:00]