Prêmio PublishNews 2023 cria categoria para projetos inovadores
PublishNews, Guilherme Sobota, 23/02/2023
Com patrocínio do Skeelo, nova distinção vai reconhecer projetos — de pessoas ou empresas — que facilitem a vida profissional de colaboradores e contribuam para o desenvolvimento do mercado do livro

O PublishNews e o Skeelo, plataforma de e-books, audiobooks e minibooks, anunciam nesta quinta-feira (23), a primeira edição do Prêmio Inovação do Ano, nova categoria no Prêmio PN 2023. As inscrições vão até 8 de março e são gratuitas (veja abaixo como se inscrever).

A categoria Inovação do Ano pretende reconhecer iniciativas inovadoras no mercado editorial brasileiro, sejam de pessoas físicas, sejam jurídicas, e que já estejam em prática há pelo menos 3 meses do momento da inscrição.

O projeto pode ser uma ideia, um método de trabalho ou qualquer outra invenção ou solução implementada por profissionais ou empresas do mercado editorial. O objetivo é reconhecer iniciativas que tenham criado facilidades, aperfeiçoado processos e aberto novos caminhos, contribuindo assim para o desenvolvimento do mercado do livro no país.

O Prêmio Inovação do Ano é uma realização do PublishNews com patrocínio do Skeelo.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail redacao@publishnews.com.br. Nome, telefone para contato e um pequeno histórico profissional – do inscrito ou da empresa – devem constar no corpo do e-mail. Em anexo, deverá estar um documento em PDF com uma apresentação do projeto para avaliação. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de março de 2023, uma quarta-feira.

O PublishNews e o Skeelo reunirão um corpo de jurados que escolherá 3 projetos finalistas, a serem anunciados no dia 15 de março – e o público é quem decidirá o vencedor, em votação no site e nas redes sociais do PN.

Prêmio PublishNews

Além da nova categoria Inovação do Ano, o Prêmio PublishNews 2023 dá continuidade à série de reconhecimentos já instituídos nos outros anos.

Também estão abertas as inscrições para a categoria Profissional de Marketing e Vendas. Os interessados podem se inscrever (ou inscrever colegas) por meio deste formulário, e as inscrições estão abertas até o dia 10 de março de 2023. Os finalistas serão anunciados no dia 20 de março.

A cerimônia de premiação do 7º Prêmio PublishNews – que tem como objetivo reconhecer os livros mais vendidos do ano anterior e os profissionais por trás destes sucessos – ocorre no dia 4 de abril de 2023, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30. A cerimônia é sujeita à lotação do espaço e os profissionais poderão se inscrever para participar em breve.

O Prêmio de Livro Mais Vendido vai para o livro mais vendido na lista anual geral do PublishNews em 2022: É assim que acaba (Galera Record), de Colleen Hoover. O Prêmio de Editora do Ano vai para a editora que colocou o maior número de obras (ISBNs) nas listas semanais e que terminou o ano em primeiro lugar: a Editora Gente, que emplacou 104 livros, um recorde desde que a Lista começou a ser elaborada.

O Prêmio Metabooks dará um troféu à editora e à livraria que mais se destacaram no uso de metadados ao longo de 2022. A escolha dos vencedores será feita pela equipe da Metabooks com base na pontuação gerada automaticamente pelo sistema da plataforma.

Já o vencedor do Prêmio PublishNews de Contribuição ao Mercado Editorial será escolhido pelos organizadores, com base na carreira e realizações do premiado.

Desde 2017, o PN se dedica a realizar uma premiação direcionada especificamente para aqueles que cuidam da comercialização dos livros. Pensando em unir cada vez mais os elos da cadeia do livro, este ano teremos novas categorias.

O Prêmio é uma realização do PublishNews, com apoio do Goethe-Institut e patrocínio de Skeelo, Catavento, Amazon e MVB.

[23/02/2023 10:40:00]