Conheça os finalistas da categoria Profissional de Marketing e Vendas do Ano do Prêmio PublishNews 2023
PublishNews, Guilherme Sobota, 17/3/2023
São eles: Carolina Porne Montanher (Skeelo), Everson Chaves (Editora Record), Fernando Garcia (Thomas Nelson), Richard Davison (Grupo Ediouro), Rodrigo Simonsen Mesquita de Oliveira (H1 Editora) e Valquíria Vlad (Editora Wish)

O PublishNews anuncia nesta sexta-feira (17) os finalistas da categoria Profissional de Marketing e Vendas do Ano do Prêmio PublishNews 2023. São eles: Carolina Porne Montanher (Skeelo), Everson Chaves (Editora Record), Fernando Garcia (Thomas Nelson), Richard Davison (Grupo Ediouro), Rodrigo Simonsen Mesquita de Oliveira (H1 Editora) e Valquíria Vlad (Editora Wish).

Um dos critérios de escolha do vencedor é uma votação aberta: todos já podem votar neste formulário. O vencedor será anunciado na cerimônia de premiação do 7º Prêmio PublishNews, que ocorre no dia 4 de abril de 2023, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30. Já é possível se inscrever para participar do evento. A entrada é gratuita e a cerimônia é sujeita à lotação do espaço.

Um suspense do Prêmio PublishNews todos os anos fica por conta desta categoria, que é a celebração e o reconhecimento dos feitos realizados pelos colaboradores de vendas e marketing das editoras. A categoria visa reconhecer os profissionais que contribuem para os livros entrarem nas listas de mais vendidos. O prêmio é o primeiro no país direcionado especificamente para aqueles que cuidam da comercialização dos livros.

Em 2023, o PN mantém as regras que aplicou no ano anterior. A ideia principal é que a cadeia do livro participe ativamente da escolha do melhor profissional do ano. Para isso, convidamos representantes dos seguintes grupos: 23 livrarias (2 pontos), 25 editoras (2 pontos), 5 distribuidoras (2 pontos), 1 grupo especial (2 pontos) e voto popular/leitores (4 pontos).

Os representantes de cada grupo já podem votar (listas foram enviadas separadamente para os grupos). Os votos do grupo possuem força de voto coletivo, ou seja, são somados e o indicado mais votado pelo grupo ganhará os respectivos pontos.

Exemplo: o grupo de editores recebe um formulário com 3 candidatos: Candidato X, Candidato Y, Candidato Z. O candidato X recebe 15 votos; o candidato Y, 8 votos; e o Z, 4 votos. Logo, de acordo com nosso regulamento, o candidato X receberá os 2 pontos previstos para o grupo de editores, por ter recebido a maioria absoluta dos votos.

O voto do público foi pensado para estimular uma consciência coletiva sobre quem são os profissionais por trás dos sucessos editoriais, além de possibilitar um engajamento maior em torno da premiação. Por isso, tem peso 4, sendo a única categoria que pontuará dessa forma.

O ganhador do prêmio será o candidato mais votado pelo número relativo somado dos grupos. Caso eventualmente ocorra algum empate, uma comissão especial formada pelo PublishNews terá o voto de minerva e definitivo sobre o ganhador.

O vencedor também será premiado com um curso sobre o universo do livro no Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (NESPE), o centro de pesquisas sobre o mercado editorial.

O Prêmio PublishNews 2023 é uma realização do PublishNews, com patrocínio de Amazon, Catavento, CBL, MVB e Skeelo e apoio do Goethe-Institut e NESPE.

Os finalistas

O PN pediu a todos os concorrentes que se inscreveram para escrever um pequeno histórico profissional, que vamos reproduzir abaixo, bem como o link para a página pessoal de cada um no Linkedin. Assim é possível conhecer um pouco mais o trabalho dos profissionais finalistas.

  • Carolina Porne Montanher (Skeelo)

"Jornalista de formação, entrei para o mercado editorial – e para o varejo de livros – ao trabalhar no marketing da Fnac Brasil. Em seguida, trabalhei na editora Planeta, coordenando o marketing digital e as redes sociais. Ao trabalhar na Ubook, tive uma migração, de marketing para produção editorial, que foi muito enriquecedora. Hoje, trabalho na Skeelo, e de volta às minhas origens: a venda B2C, o varejo de livros, o contato direto com o leitor".

Linkedin

  • Fernando Garcia (Thomas Nelson)

"Fernando Garcia é formado em administração e marketing com especialização em marketing digital pela ESPM. Atua no mercado editorial desde 1994 e já trabalhou em empresas como Ediouro, Companhia das Letras, Cosac Naify e, desde 2016, faz parte do grupo HarperCollins Brasil. Com uma sólida carreira no mercado secular, onde sempre atendeu grandes contas, em 2019 aceitou o desafio de assumir a gerência de vendas para o mercado cristão na Editora Thomas Nelson, que também pertence ao grupo Harper. Nessa nova área, usou do seu conhecimento de gestão de vendas no mercado trade (secular) e implementou, de forma ética e responsável, uma nova política comercial, hoje reproduzida por várias concorrentes do mercado. Em 2021 e 2022, valorizando o produto e tornando a editora mais sustentável e saudável, Fernando e sua equipe conseguiram aumentar as vendas em 63% e 39% respectivamente, anos de faturamentos históricos na Thomas Nelson Brasil".

Linkedin

  • Everson Chaves (Grupo Editorial Record)

"Começou a trabalhar com livros em 2012 quando ingressou no Grupo Ediouro, iniciando como especialista em Trade, depois sendo promovido para coordenação de marketing em 2015 e gerente de marketing em 2016. Seus principais destaques na Ediouro foram o livro mais vendido de 2017, Batalha Espiritual, do Padre Manzotti e o lançamento no mercado dos livros dos irmãos Felipe Neto e Lucas Neto com alguns prêmios recebidos na categoria infantojuvenil. Em 2019 foi contratado pela editora Record onde reformulou o marketing da editora e ajudou a conquistar um crescimento expressivo de market share. 2022 – quando a editora completou 80 anos – foi o melhor ano de venda comercial da Record, segundo a casa. A Record cresceu 20% em faturamento em relação a 2021 (dados Nielsen) num ano em que o mercado como um todo cresceu 8%. Colleen Hoover foi a autora mais vendida nas Listas, e Everson também coordena os treinamentos da editora com livreiros de todo o país".

Linkedin

  • Richard Davison (Grupo Ediouro)

"Gerente de Contas no Grupo Ediouro, Gerente de Contas na Harper Collins, Gerente Comercial na Editora Leya, Supervisor nas Livrarias Travessa, Gerente Comercial na Editora Prumo/Rocco. Carreira consolidada na área Comercial. Com quase 30 anos de experiência atuando em prospecção e desenvolvimento de novos negócios, relacionamento consultivo com key accounts e gestão de equipes, entre outras atribuições. Vivência profissional nos segmentos de logística, meios de pagamentos e bens de consumo."

Linkedin

  • Rodrigo Simonsen Mesquita de Oliveira (H1 Editora)

"Trabalhou como revisor, tradutor e editor em casas editoriais como a Realejo Livros e a Simonsen, onde teve a chance de publicar livros de Mario Vargas Llosa, Elizabeth Kantor, Pat Kirwan e Thomas Woods, dentre muitos outros. Organizou, com José Luiz Tahan, a Tarrafa Literária, festival literário na cidade de Santos, e também duas edições do TEDxSantos. Dirigiu a série documental "O Código da Riqueza", com Thiago Nigro, Ícaro de Carvalho e Joel Jota, e os longas-metragens "Brasil Global" e "Efeito Influência". Hoje é diretor de conteúdo na escola O Novo Mercado, além de publisher e diretor de marketing na H1 Editora".

Linkedin

  • Valquíria Vlad (Editora Wish)

"2017 - Assume o cargo de Gerente de Comunicação da Editora Wish (onde permanece até o presente); 2019 - Publica o 1º guia brasileiro sobre Financiamento Coletivo para o mercado editorial; 2019 - Entra para a equipe do Catarse como Analista Jr de projetos, sendo promovida em 2020 a Analista Sênior 1 e em 2022 a Analista Sênior Nível 2; em 2023, passa a assumir o setor de comunicação da plataforma; 2020 - Lança, ao lado de Raíssa Pena, o projeto +LIVROS – fundo de incentivo para autores, editoras e livrarias independentes, que distribuiu R$485 mil reais entre mais de 90 beneficiários do meio independente da cadeira do livro, entre autores, editoras e livrarias, durante a pandemia; 2021 - Estende a comunidade da Editora Wish das redes sociais para o Telegram, abrindo um canal de contato diário que hoje conta com mais de 5,4 mil leitores inscritos, volume superior aos canais de editoras como Dakside (4,8 mil) e Companhia das Letras (1,4 mil); 2022 - Gerencia o marketing de seu 20º projeto, o Contos de Fadas Asiáticos no Catarse, 2º maior arrecadação de Literatura na plataforma (atrás apenas do Jovem Nerd), que arrecada mais de meio milhão de reais em vendas com o apoio de 5.137 pessoas; 2022 - Assina contrato de publicação com a Harper Collins para lançamento em 2023".

Linkedin

[17/03/2023 11:00:04]