O ano de 2021 para o PN
PublishNews, Redação, 17/12/2021
O ano que chega ao fim foi o ano de novos projetos como o Sabatina PublishNews, DNA PublishNews e Área Indie

No ano em que completou 20 anos, o PublishNews se firmou como o principal portal de notícias e de informações do setor editorial brasileiro. Foi o ano que marcou o lançamento do PublishNews+, área exclusiva para assinantes que traz serviços como o Radar de Licitações, Próximo Capítulo, que apresenta os livros que chegarão às livrarias daqui a 45 dias, e ainda o Painel Analítico da Lista dos Mais Vendidos.

O novo portal apresenta ainda debates e ideias por meio de colunistas exclusivos. Em 2021, foi possível, por exemplo, ler artigo do André Castro (LabPub) sobre finanças, as considerações de Gerson Ramos (Planeta) sobre o Painel do Varejo de Livros no Brasil, o artigo da economista Mariana Bueno (Nielsen) sobre tributos sobre os livros e desenvolvimento socioeconômico ou o artigo de Judith Almeida (Autêntica) sobre a crise de Saraiva e Cultura.

Lançamos ainda o DNA PublishNews, nosso laboratório de mídia com o projeto da Residência Literária Virtual do Flipoços, que recebeu os autores portugueses Teolinda Gersão e Joel Neto.

Outro projeto que colocamos em marcha foi o Sabatina PublishNews que recebeu Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza; Marcus Teles, diretor da Livraria Leitura; Marcos da Veiga Pereira, presidente do SNEL, Marcos Guedes, CEO da Saraiva, e Luiz Schwarcz, fundador e CEO da Companhia das Letras.

Outro lançamento de 2021 foi o Área Indie, que reúne mensalmente lançamentos de autores independentes ou autopublicados.

Além de tudo isso, lançamos a newsletter de sábado, que traz os destaques do que foi notícia no nosso portal ao longo da semana.

O Podcast do PublishNews levou ao ar 52 programas e cresceu 12% em audiência. Os campeões de audiência foram os episódios com Pedro Pacífico, o Book.ster; com Ricardo Perez (Amazon) e Gustavo Faraon (Dublinense), sobre pré-vendas; e com Elisa Von Randow, do estúdio Alles Blau, e Alceu Nunes, diretor de arte da Companhia das Letras, sobre design editorial.

Aumentamos também a nossa audiência no geral, com crescimento de 6,3% da base de assinantes.

Outro ponto importante no ano do PN foram os prêmios. O Prêmio PublishNews foi entregue a Eduardo Krauze (Dublinense), eleito Profissional de Marketing do Ano no voto popular e Anna Luiza Cardoso (VB&M) foi a primeira agente literária a vencer o Prêmio Jovens Talentos.

E o PN também contratou um novo diretor executivo. Ricardo Arcon assumiu o posto em novembro.

Para 2022, o PN prepara mais uma série de novidades, incluindo um novo do DNA PublishNews e novos produtos.

[17/12/2021 12:50:00]