PublishNews, além das notícias
PublishNews, Redação, 1º/02/2021
No ano em que completa seus 20 anos, o PublishNews lança plataforma de informações exclusiva, reunindo especialistas, novos serviços e ferramentas de business intelligence

Em julho de 2021, o PublishNews completa 20 anos de história. O que começou como um clipping despretensioso, enviado a um grupo pequeno de editores, firmou-se, nessas duas décadas, como o principal portal de notícias sobre o mercado editorial brasileiro. E, agora, queremos ir além e nos tornar uma referência quando o assunto é informação. A partir da segunda-feira da próxima semana (08), o PN coloca no ar o PublishNews+, área exclusiva para assinantes que vai reunir ferramentas de business intelligence (BI), análise de nomes de primeiro time da indústria editorial brasileira e seções exclusivas.

Na nova área, a tradicional Lista dos Mais Vendidos do PublishNews, que completou dez anos, se expandirá e ganhará novos formatos, gráficos interativos e relatórios que ampliarão as possibilidades de análises.

O portal reunirá informações sobre processos licitatórios para compra ou confecção de livros em uma seção alimentada pelo Radar de Licitações, de Natália Vieira, e um time estelar de colaboradores trarão análises aprofundadas em diversas áreas da indústria. André Castro (finanças), Mariana Bueno (dados e números da indústria), Sintia Mattar (direitos autorais), Daniel Lameira (tendências de futuro), Judith de Almeida (varejo), Simei Jr. (metadados), José Fernando Tavares (formatos), Bruno Mendes (tecnologia) e Nathan Magalhães (cena independente) são alguns dos nomes que estarão no PN+.

Além deles, buscamos profissionais que mandarão notícias do front, direto de suas regiões. A editora Larissa Mundim, de Goiânia, mostrará o que tem visto na região Centro-Oeste e o representante comercial Carlos Tonelli vai contar o que tem visto nas regiões Norte e Nordeste.

Já no lançamento, o PN+ trará uma contribuição de Mariana Bueno, que faz uma reflexão sobre livros, tributos e desenvolvimento socioeconômico. Gerson Ramos, diretor comercial da Planeta, colabora com o início do PN+, trazendo uma análise profunda sobre os resultados do último Painel do Varejo de Livros no Brasil, realizado pela Nielsen em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

O assinante do PN+ ganhará uma segunda newsletter que será enviada diariamente, de segunda a sexta, para o seu e-mail. Nela, a nossa equipe fará um apanhadão do que é notícia nos principais veículos de comunicação país. É uma forma de voltar às origens do PN e municiar os assinantes de informação logo no início da manhã.

O PN+ reunirá ainda o acervo de eventos realizados pelo PublishNews ao longo de 2020, incluindo o EdTech Meeting, que estará disponível somente para os assinantes, que terão ainda a chance de participar de eventos exclusivos, incluindo internacionais, e ainda terão descontos em uma série de atividades das quais o PN é apoiador.

O Podcast do PublishNews dessa semana – o episódio de número 150 – reuniu os três sócios do PN para contar a novidade. Na conversa, Carlo Carrenho contou a origem do PublishNews e como ele evoluiu nessas duas décadas.

Bruno entrou na conversa para apresentar o PN+. “Nessa nova fase, a gente passa a aprofundar os conteúdos, olhando para eles com uma lupa. O PublishNews+ vem com essa missão de pegar essas informações, trazendo especialistas já renomados do mercado para que eles possam dar a sua visão. O PN+ vem com uma pegada muito forte no BI, na inteligência e na leitura desses dados e para que não seja essa coisa fria, a gente vai ter o olhar curado tanto dos jornalistas, quanto dos colunistas convidados, dando a sua visão e, gosto de pensar, que quase uma consultoria íntima à comunidade que vai fazer parte desse canal que está nascendo e que é quase um filho pra gente”, explicou.

Lu Magalhães, que não pôde participar da gravação do podcast, enviou também o seu recado e declarou a principal missão do PN+: “A gente tem que ser o principal agregador de informações para que o mercado editorial brasileiro cresça e amadureça. É isso o que a gente está buscando. Estamos sempre querendo inovar na forma de entregar esses conteúdos aos nossos leitores e a todos os profissionais da área”.

A assinatura mensal custa R$ 39,90 no plano anual ou R$ 59,90 no mensal e os sete primeiros dias são gratuitos. Ao se cadastrar, o assinante recebe uma edição especial do e-book Uma década de mercado editorial, da economista Mariana Bueno.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações

Tiktok Maju Alves - @majualves
Bridgerton
Um mundo sem livros e sem livrarias? (LetraViva), de Roger Chartier
Lupin - Netflix
A visão em paralaxe (Boitempo), de Slavoj Zizek
Cyberpunk 2077
Soul
Mandalorian - Disney+

[01/02/2021 10:20:00]