Publicidade
Publicidade
O 'efeito Book.ster'
PublishNews, Redação, 1º/03/2021
Idealizador do @Book.ster, Pedro Pacífico fala, no Podcast do PublishNews, sobre a sua relação com as editoras e detalha o perfil do seu público

Os influenciadores digitais transformaram completamente a relação entre as empresas e seus consumidores. Já há algum tempo, esse fenômeno chegou também no mercado editorial. Cada vez mais, as editoras estão entendendo a importância de se contar com o trabalho de influenciadores, que acaba sendo um canal eficiente para se chegar aos leitores.

Para entender um pouco dessa relação entre editores e influenciadores e como construir um perfil literário, o Podcast do PublishNews recebeu, nessa semana, Pedro Pacífico, o cara por trás do @Book.ster, um dos maiores perfis nas redes sociais dedicados à literatura.

Com mais de 300 mil seguidores só no Instagram, Pedro conquistou o respeito de editores, que passaram a convidá-lo para compor aparatos – recentemente assinou a apresentação da edição da Antofágica para o clássico Os sofrimentos do jovem Werther, de Goethe – e até na indicação de livros a serem publicados. Há quem fale até em um "efeito book.ster", diretamente relacionado ao sucesso comercial de determinados livros.

Na conversa que teve com a nossa equipe, Pedro contou como nasceu o seu perfil, sobre a sua relação pessoal com os livros e com as editoras que agora o procuram cada vez mais oferecendo parcerias e ainda falou sobre a importância do seu trabalho e a relação que criou com o público.

Pedro não fugiu de responder sobre o perfil de seu público e de como construiu relações com ele. Esteve na pauta também o salto que o influenciador deu, conquistando marcas fora do mercado editorial.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações

Curadoria: o poder da seleção no mundo do excesso (Sesc-SP), de Michael Bhaskar
Tudo é rio (Record), de Carla Madeira
RuPaul´s Drag Race - Netflix
Eu me importo - Netflix
Tio Frank - Amazon Prime Video
Estúdio R - Podcast da Rocco
Daria um livro - Podcast de Pedro Pacífico - Book.ster

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Rafaella Machado e Janine Durand compartilham suas experiências em projetos que promovem a leitura em penitenciárias e instituições para adolescentes
Episódio retoma conversa na Flip com Antonio Hermida, Daniel Lameira, Ramiro Macedo e Rafaela Lamas
Seminário Retratos da Leitura no Brasil​, realizado em dezembro em São Paulo (SP), discutiu diversos aspectos da pesquisa e do PNLL
Neste episódio, um pouco da cerimônia da segunda edição do ranking 'Melhores Empresas Para Trabalhar – Mercado Editorial'
​No último Podcast do PublishNews de 2025, a equipe da redação recapitulou alguns dos principais temas que pautaram o ano do mercado editorial brasileiro
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados por editoras, forma independente ou autopublicados
Bruna Heinzen semeia, em 'Um jardim de sentidos', uma narrativa infantil que convida o pequeno leitor a explorar o mundo por meio dos cinco sentidos
A história acompanha uma zebra que, ao se comparar com os amigos da floresta, passa a enxergar suas listras pretas e brancas como sem graça diante de tantas cores vibrantes
Ao longo das páginas, o autor propõe uma experiência de conexão entre fé e prática
A história se passa em uma noite tranquila, antes de dormir, quando a pequena Sofia compartilha com sua mãe um segredo transformador
Sonhemos junto com os autores, soframos os problemas das personagens como se fôssemos elas [....] Amadureçamos com os livros! Usemos a Literatura como alívio para nossas dores e aflições.
Pedro Bandeira
Escritor brasileiro em entrevista ao Portal Envelhecimento

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar