No início de 2015, a editora Nós chegava ao mercado editorial brasileiro. Naquele ano, o PublishNews contou a novidade, anunciou o primeiro livro publicado pela editora e mostrou o entusiasmo da jornalista, autora e publisher da nova casa editorial, Simone Paulino, que está no PublishNews Entrevista desta semana, programa que tem como objetivo compor um arquivo da memória editorial brasileira.
Na conversa que teve com André Argolo, Simone contou que para ela, a matéria publicada pelo PN na ocasião, marcou, de fato, o início da editora, ideia que surgiu em sua cabeça como uma certeza. "Nunca tive dúvida sobre abrir a editora", afirmou. "Eu tive e tenho um pouco de medo”, admite explicando que agora, a editora - que já completou cinco anos no mercado - faz parte dela. “Eu não sei o que seria da minha vida sem a Nós”.
Criada para ser a “editora de todo mundo”, a Nós tinha uma outra forma na cabeça de Simone. “Queria uma editora contemporânea”, contou. Mas a empresa cresceu para além das suas expectativas e hoje, a empresária se permite fazer algumas “ousadias” – como ela mesmo definiu – como, por exemplo, publicar Virgínia Woolf.
O seu passado e origens também fizeram parte da conversa. “Eu não vivo do passado, mas o passado vive em mim”, explicou Simone ao contar sobre como sua história moldou a pessoa que ela é hoje. Com uma infância difícil, marcada pela miserabilidade e uma tragédia que envolveu a perda ainda do pai ainda quando criança, Simone lembra que o contato com os livros, a literatura e a escrita veio por meio de professores marcantes e que “enxergaram a sua fome” de querer saber, conhecer e ir mais longe. “A escola me mostrou esse caminho. Se não fosse a escola, dentro da precariedade da minha família, teria sido muito mais difícil e foi um pouco aí que nasceu a Simone editora”, lembra.
Na conversa, Simone falou ainda sobre suas perspectivas para o futuro, do seu trabalho como publisher e editora, como encara cada novo livro que chega na Nós, sobre o seu lado autora e o que tanto aprendeu em todos esses anos de trabalho com os livros.
O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial. Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, este episódio está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.
A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?