Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #424 — A Feira do Livro 2026: Paulo Werneck e Mariana Salomão Carrara
PublishNews, Redação, 26/05/2026
Evento paulistano começa no dia 30 de maio e vai até 7 de junho, reunindo 107 autores e autoras em mais de 200 atividades gratuitas

No episódio do Podcast do PublishNews desta semana, falamos sobre a quinta edição d’A Feira do Livro, que começa no próxima sábado, dia 30 de maio, e vai até 7 de junho, reunindo 107 autores e autoras em mais de 200 atividades gratuitas, na praça Charles Miller, no Pacaembu em São Paulo (SP). São dois convidados no programa: o diretor geral, Paulo Werneck, e a escritora Mariana Salomão Carrara, uma das escritoras com agendas no evento.

Werneck detalhou a evolução d'A Feira do Livro: entre desafios logísticos, estratégias de sustentabilidade e abordagem de tendências do mercado editorial, o evento cresceu e se consolidou como um dos principais do calendário literário e editorial brasileiro, adaptando um modelo de sucesso (inspirado na Flip e n'A Feira do Livro de Lisboa) para as ruas de São Paulo. "A ideia para os próximos cinco anos é aumentar ainda mais o público", aponta o editor, jornalista e curador.

Já a escritora Mariana Salomão Carrara falou sobre a expectativa para o lançamento de seu novo livro, Claudia Vera Feliz Natal (Todavia), no qual um jovem juiz, em resposta a uma representação da Corregedoria, precisa prestar contas de sua lentidão em um caso que o acompanha há meses. Aos seus superiores, dirige uma espécie de defesa-autobiografia em que revisita os anos de carreira nas pequenas comarcas de Cláudia, Vera e Feliz Natal, no interior do Mato Grosso. Na entrevista, Mariana compartilha sua trajetória como escritora e defensora pública, explorando a relação entre leitura, escrita, linguagem e justiça.

Este podcast é um oferecimento de Câmara Brasileira do Livro (CBL), MVB América Latina e UmLivro. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

  • Livro: Doce Tóquio, de Durian Sukegawa — Tradução de Sandra Keika (Morro Branco);
  • Livro: Guia da Copa Falha de Cobertura — Caíto Mainier, Daniel Furlan e Pedro Leite (Record);
  • Audiolivro: Laços — Domenico Starnone; Narrado por Paulo Betti (Todavia);
  • Audiolivro: A uruguaia — Pedro Mairal; Narrado por Paulo Betti (Todavia);
  • Audiolivro: Não fossem as sílabas do sábado — Mariana Salomão Carrara; Narrado por Mariana Salomão Carrara (Todavia);
  • Audiolivro: Se deus me chamar não vou — Mariana Salomão Carrara; Narrado por Lorena Comparato (Supersônica);
  • Livro: Cláudia Vera Feliz Natal — Mariana Salomão Carrara (Todavia);
  • Livro: O sol é para todos — Harper Lee, Tradução: Beatriz Horta (Record);
  • Audiolivro: A morte de Ivan Ilitch — Lev Tolstói, Tradução: Irineu Franco Perpétuo e Paulo Henrique Pompermaier - Narrado por Alberto Eloy.

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Em 2026, a jornalista criou o Clube da Milly, projeto de leitura e formação política que une livros, debates públicos e discussões sobre feminismo, raça e economia
Recém-empossado na Academia Brasileira de Letras, escritor fala sobre seus professores, reflete sobre a crítica literária e compartilha detalhes do seu método de trabalho
Episódio especial tem participação de finalistas da 10ª edição da maior premiação do mercado editorial brasileiro
Lucas de Lucca, fundador da Editora Flyve, e Elimar Souza, editor sênior da Editora Fruto Proibido, compartilham suas experiências de inovação no setor editorial
Convidados compartilham experiências e reflexões sobre como ampliar o acesso à leitura em comunidades fora do centro
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Evento paulistano começa no dia 30 de maio e vai até 7 de junho, reunindo 107 autores e autoras em mais de 200 atividades gratuitas
Em um texto que cruza com acontecimentos recentes, Fernando Tavares fala sobre novo Manual de práticas de IA brasileiro e sobre o 'Magnifica Humanitas'
Mercado do livro está entrando em uma era em que o ativo mais valioso não será apenas vender livros, mas organizar possibilidades de descoberta entre milhões deles
Em sua coluna mensal no PublishNews, o escritor carioca Henrique Rodrigues escreve sobre os diversos eventos literários pelo país e dá o seu recado
Em sua coluna, Lu Magalhães detalha a trajetória ainda em construção do livro 'The knot'
Livros relidos são livros eternos.
Machado de Assis
Escritor brasileiro
(1839-1908)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar