Publicidade
Publicidade
Por que a Cultura comprou a Estante Virtual?
PublishNews, Carlo Carrenho, 26/12/2017
Três microanálises da mais recente aquisição feita pela rede de livrarias paulista

Livraria Cultura adquire 100% da Estante Virtual| © Divulgação
Livraria Cultura adquire 100% da Estante Virtual| © Divulgação

A Livraria Cultura anunciou hoje, 26/12, a aquisição de 100% da plataforma Estante Virtual. Até o momento, não existe nenhuma informação além daquelas publicadas no comunicado de imprensa que o PublishNews reproduziu na íntegra. E as empresas se recusam a revelar o valor da operação e forma de pagamento. Mas acho que podemos fazer três análises desta aquisição que abalou o mercado editorial neste período natalino, atrapalhando o justo descanso do PublishNews:

1) A Livraria Cultura possui uma estratégia de expansão por aquisição

A aquisição da Fnac pela Cultura em julho de 2017 sempre pareceu um movimento mais da multinacional francesa que da livraria paulistana. Na época, a Fnac colocou-se à venda e procurou compradores com o apoio de uma instituição financeira. Quando o mercado soube que a Cultura ficou com a operação brasileira da Fnac, ficou a impressão que a livraria paulista aproveitava uma oportunidade mais do que implementava uma estratégia – até porque a Fnac deixou R$ 150 milhões no caixa, gerando uma venda com valor negativo.

Agora, a situação é outra. Se a Estante Virtual estava à venda, isto foi feito de forma muito discreta. Minha impressão é que a aquisição é resultado de uma estratégia implementada pela Cultura, e que seu papel na negociação foi ativo e planejado. E faz todo o sentido. Se a Cultura quiser sobreviver e competir de igual para igual na selva varejista brasileira, ela precisa ser grande. E esperar um crescimento orgânico no momento atual seria um suicídio. Assim, é natural que a empresa procure crescer por aquisições, especialmente aquelas que façam sentido estratégico. E se tem algo que a compra da Estante Virtual revela é estratégia.

Em tempo, antes que se pergunte como uma empresa com dificuldades de caixa ao longo de 2017 pode fazer uma aquisição, vale lembrar que sempre existe crédito e capital no mercado. A empresa pode ter se alavancado com capital de novos investidores ou empréstimos bancários. Isto é absolutamente comum.

2) Marketplace é a palavra-chave desta aquisição

A Estante Virtual foi o primeiro marketplace de livros no Brasil, quando surgiu permitindo que sebos vendessem seus livros usados por meio da plataforma. Em dezembro de 2014, atenta aos movimentos do mercado, passou a comercializar livros novos e em outubro de 2015, 24% de seu faturamento vinha de produtos novos.

Este ano de 2017 foi o ano do marketplace no mercado editorial brasileiro, com Amazon, Submarino e mesmo Cnova criando plataformas que permitiam outros varejistas vender seus produtos por meio de seus sites. A Livraria Cultura sempre esteve atenta ao movimento e começou a vender seu catálogo nos sites da Cnova (Casas Bahia, Ponto Frio e Extra) em maio deste ano. Mas o fato é que, assim como a Saraiva, a Cultura não possuía uma plataforma de marketplace aberta a outros varejistas.

A aquisição da Estante Virtual, portanto, permite que a Livraria Cultura dê um salto e, após um breve período de integração, tenha uma excelente plataforma de marketplace em seu arsenal, podendo competir com Amazon, Submarino e outros neste modelo de negócio – e ainda dá um passo à frente da Saraiva. Em jogo, mais do que aumentar o faturamento com vendas de terceiros, está o controle do relacionamento com o consumidor. Afinal, quando um leitor comprar, por exemplo, um livro de uma livraria independente no futuro marketplace da Livraria Cultura, toda a relação comercial com ele ficará sob o controle da grande rede de livrarias, inclusive seus dados e hábitos. A briga agora é pelo controle da relação com o consumidor.

3) Eletrônicos da Fnac + marketplace da Estante = concorrência para a Amazon

Vamos brincar de somar. A Livraria Cultura adquiriu junto com a Fnac um know-how do varejo de eletrônicos e o relacionamento com vários fornecedores destes produtos. Aí veio a Amazon e lançou seu marketplace de eletrônicos no último dia 18/10. Agora a Cultura possui na mão o conhecimento do mercado de eletrônicos da Fnac e o marketplace da Estante Virtual. Somando-se os dois surge um interessante concorrente para a Amazon na área de eletrônicos. Agora é só elocubrar em quanto tempo a Cultura lança seu marketplace de eletrônicos...

Carlo Carrenho é o fundador do PublishNews no Brasil e co-fundador do PublishNews na Espanha. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente trabalha na área de desenvolvimento internacional de novos negócios para a Word Audio Publishing International na Suécia e é advisor da Meta Brasil e da BR75 no Brasil. Como especialista no mercado de livros, já foi convidado para dar palestras e participar de mesas em países como EUA, Alemanha, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros. É co-curador da conferência profissional Feira do Livro de Tessalônica.

Carlo é paulista, morou no Rio, e atualmente vive em Estocolmo, na Suécia. É cristão, mas estudou em escola judaica. É brasileiro, mas ama a Escandinávia. Enfim, sua vida tende à contradição. Talvez por isso ele torça para o Flamengo e adore o seriado Blue Bloods.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Teriam as duas plataformas de assinatura de conteúdos em áudio dado o primeiro passo para um relacionamento mais estável?
Em seu artigo, Carlo Carrenho fala sobre a importância das festas e eventos literários presenciais para o negócio do livro
Carlo Carrenho entrevista três respeitados profissionais de marketing e vendas do mercado de livros no Brasil: Daniela Kfuri, Bruno Zolotar e Gerson Ramos
Em sua coluna, Carlo Carrenho faz uma análise sobre o mercado de audiolivros e tenta responder a essa pergunta que é uma das grandes questões do momento
Carlo Carrenho seleciona o melhor da programação da maior feira de livros do mundo
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seção publieditorial do PublishNews traz obras 'Membrana', escrita por Maurício Limeira, e 'Encosto', de Clóvis Nicacio
Escrito por ​Maurício Limeira, 'Membrana' (Patuá) é uma mistura de drama familiar com ficção científica; uma história de paixões, anseios e descobertas
Escrito por Clóvis Nicacio, 'Encosto' conta a história de um homem que tem a vida virada de cabeça para baixo após um ataque premeditado em que seu corpo é roubado
Em novo artigo, Palme fala sobre como os celulares são muito mais do que a nossa porta de entrada para o mundo digital, mas também um grande aliado na disseminação da leitura
Episódio da semana recebeu as editoras Rafaella Machado (Record) e Diana Szylit (Buzz) para falarem sobre o que viram nas últimas feiras internacionais; elas também deram spoilers sobre os seus próximos lançamentos
Quem só lê best seller não pode ser bom escritor.
Milton Hatoum
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar