Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #368 – O novo fenômeno dos livros de colorir
PublishNews, Redação, 28/04/2025
Podcast do PN conversou sobre o retorno do fenômeno dos livros de colorir – suas particularidades, importância e influência – com Daniela Kfuri (HarperCollins) e Nana Vaz de Castro (Sextante)

No Podcast do PublishNews desta semana conversamos sobre a renovação do fenômeno dos livros de colorir e seus números impressionantes.

Desde a primeira onda, em 2015, com as obras de Johanna Basford – O jardim secreto e Floresta encantada (Sextante) – até o sucesso da série Bobbie Goods (HarperCollins), muita coisa mudou, exceto os números excepcionais de vendas. Para falar sobre esse mercado, suas estratégias e particularidades, conversamos com Daniela Kfuri, diretora de marketing e vendas na HarperCollins Brasil, e Nana Vaz de Castro, diretora de aquisições na Sextante.

Segundo dados da Nielsen compartilhados a pedido de Kfuri, o mercado conta com 67 ISBNs de livros de colorir que já venderam 294,67 mil exemplares até a 12ª semana de 2025. Eles representam 2,09% do volume total de livros comercializados no primeiro trimestre.

“Na época, o Jardim secreto já fazia sucesso em outros países e quem chamou nossa atenção foi a nossa scout. E foi numa Feira de Frankfurt em 2014 que nós fechamos o contrato e lançamos no mês seguinte”, recordou Nana. “Há dez anos não existia TikTok, mas já existia redes sociais e já havia um estresse pelo excesso de uso, então o hábito de colorir veio muito com essa pegada, como uma forma de se distanciar das telas”, completou.

“Vi algumas pesquisas falando que essa questão de colorir traz quase que uma sensação de meditação para as pessoas”, compartilhou Kfuri. Na Harper, o editorial, comandado por Samuel Couto, ficou sabendo dessa nova onda de colorir e no final de 2024 a editora publicou o Natal quentinho. “Então já sabíamos que ia ter algo grande e, assim que anunciamos a publicação, vários livreiros começaram a falar que estavam recebendo pedidos do Bobbie Goods – e aí fomos atrás de publicar também”.

Nana chamou atenção para a importância das livrarias físicas nessa história. “Começamos a ver essa onda também através dos livreiros. É um fenômeno que a gente está vendo com muita força nas livrarias físicas – nas livrarias on-line, claro, vai bem – mas está sendo um movimento das livrarias físicas, o que é bem interessante também”, comentou.

Do lápis de cor às canetinhas, dos desenhos mais elaborados para as ilustrações “fofas” e simples, a premissa dos livros de colorir continua a mesma: trazer um momento relaxante para o público. Os desafios, por outro lado, continuam os mesmos. “É um desafio de impressão, de conseguir dimensionar o que conseguimos atender e o tamanho desse fenômeno”, contou Dani.

A influência das redes sociais, o problema da pirataria – “hoje, por dia, a gente chega a denunciar cerca de 80 ocorrências de Bobbie Goods pirata”, compartilhou Dani, que considera ainda a pirataria o grande inimigo do mercado editorial –, o perfil do consumidor, as estratégias editoriais, a logística de produção, o timing de lançamentos e a resiliência do setor também foram abordados na conversa.

Este podcast é um oferecimento de Câmara Brasileira do Livro (CBL), MVB América Latina e UmLivro. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Indicações:

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
No episódio da semana, o escritor e influenciador Tiago Valente explica o que pensa sobre o fenômeno da 'leitura performática', tradução da expressão 'performative reading', uma tendência que vem se consolidando nas redes sociais
As convidadas do episódio são as livreiras Letícia Bosísio, sócia da Janela Livraria, e Fran Junqueira, da Ceci Livraria e editora da Tigrito, que estão com novidades
O episódio dessa semana foi até a Sala Tatuí conversar com Beto Ribeiro, sócio administrador da Livraria Simples, e João Varella, da Lote 42
Saborosa conversa com produtora executiva e escritora aborda desafios e processos criativos envolvidos na adaptação de um livro ao cinema
No episódio, professora destaca a relação entre a experiência individual e coletiva da leitura, o papel das editoras e do mercado, a importância das fanfics e muito mais
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Às sextas-feiras você confere uma tira
Peça escrita e dirigida por Nicolas Ahnert, com atuação visceral de Thalles Cabral, tem últimos dias em cartaz em São Paulo
No episódio da semana, o escritor e influenciador Tiago Valente explica o que pensa sobre o fenômeno da 'leitura performática', tradução da expressão 'performative reading', uma tendência que vem se consolidando nas redes sociais
Para a dupla de escritoras estrangeiras, um dos choques culturais mais curiosos foi perceber como os brasileiros estavam sempre se abraçando, como se fôssemos parentes distantes em sucessivos reencontros
Ao reunir histórias que se equilibram entre o íntimo e o universal em 'De repente nenhum som', Bruno Inácio reafirma que, às vezes, o que não se diz tem mais peso do que qualquer frase inteira. Leia a coluna!
A coisa boa de ser poeta é que uma profissão para sempre. Nem dormindo a gente tem descanso.
Matilde Campilho
Poeta portuguesa

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar