Publicidade
Publicidade
Spotify e Storytel se aproximam, apesar do distanciamento social
PublishNews, Carlo Carrenho, 20/05/2021
Teriam as duas plataformas de assinatura de conteúdos em áudio dado o primeiro passo para um relacionamento mais estável?

Stoytel e Spotify anunciam parceria | Montagem cortesia da Booktugg
Stoytel e Spotify anunciam parceria | Montagem cortesia da Booktugg
A sede da Storytel fica a penas 1,1 km de distância do principal escritório do Spotify em Estocolmo. É verdade que, no meio do caminho, existem três pontes, mas são apenas seis minutos de bicicleta entre um ponto e outro. Portanto, quem mora na capital sueca e está familiarizado com o mercado de assinatura de audiolivros não pode deixar de ter o seguinte pensamento: “O Spotify e a Storytel não deveriam ficar juntos?”

Bem, as empresas ainda estão longe de um compromisso sério, mas na manhã desta quinta-feira (20), anunciaram um acordo de parceria bem interessante. Segundo o comunicado enviado à imprensa, “no fim de 2021, os assinantes da Storytel poderão desfrutar da sua biblioteca de audiolivros no Spotify, vinculando as duas contas”.

“Queremos que todos tenham acessos a grandes histórias e, hoje, a Storytel oferece mais de 500 mil audiolivros em sua base global em 25 mercados”, disse Jonas Tellander, fundador e CEO da Storytel. “A parceria com o Spotify torna a incrível experiência de ouvir um audiolivro mais fácil de acessar para todos os nossos clientes, ao mesmo tempo que aproveitamos a oportunidade de alcançar novos públicos que estão no Spotify hoje”, completou.

“O objetivo do Spotify é ser uma plataforma única para todos os tipos de áudios: música, podcasts, conversas ao vivo e, agora, por meio dessa parceria, também de audiolivros”, comentou Courtney Holt, chefe global de estúdios do Spotify. “Ao atualizar a plataforma de acesso aberto do Spotify, a Storytel será capaz de entregar seus audiolivros premium para seu público usando a melhor plataforma do Spotify, sem deixar de manter o controle direto sobre o relacionamento com seus clientes”, concluiu.

Este pequeno movimento é o primeiro passo para algo maior? É o equivalente a um primeiro encontro que deu certo? Essas perguntas estão sendo feitas por todos no mercado no dia de hoje. Sölve Dahlgren, um dos principais analistas do mercado de livros na Suécia, comentou sobre o assunto no Boktugg: “O que isso significa a longo prazo? É um passo em direção ao acordo que muitos especialistas acreditam ser um cenário provável: que o Spotify compre a Storytel? Ou seria uma maneira de o Spotify atrair ouvintes de audiolivros para que eles descubram que já existe um catálogo desse tipo de conteúdo na plataforma?", se perguntou Dahlgren. Para ele uma coisa é clara: a parceria pode abrir a possibilidade de a Storytel lançar o seu serviço em mais mercados, em locais onde os clientes irão utilizar o Spotify em vez da Storytel. "Existem vários cenários possíveis, sobretudo se lembrarmos que o Spotify está presente em 178 mercados e a Storytel em 25”, analisou.

E o mercado de ações também está reagindo positivamente à parceria. As ações da Storytel dispararam 17% na manhã desta quinta-feira, logo depois do anúncio. É verdade que o valor das ações vinha em tendência de queda nas últimas semanas. Ainda assim, um aumento de 17% é algo fantástico para um mercado de ações pouco volátil como o da Suécia.

É importante lembrar que o Spotify já oferece audiolivros. A plataforma, no entanto, não está preparada para eles. O que acontece hoje é que os agregadores digitais transformam os audiolivros em álbuns e faixas para carregá-los no app. Ou seja, são consumidos como se fossem música, numa experiência terrível para quem os ouve. E essa barreira é tão grande que o enorme catálogo sueco de audiolivros é quase inexistente no Spotify.

Isso está prestes a mudar, já que a plataforma musical decidiu levar os audiolivros mais a sério. Recentemente, contratou Sean McManus, até dia desses um dos principais executivos da Audible, para ser o chefe de audiolivros, lotado na sede nova-iorquina do Spotify. Essa contratação e a parceria recém-fechada com a Storytel são a prova de que as coisas serão diferentes para os audiolivros no Spotify.

E, quem sabe, já estando um tão próximo do outro, no coração de Estocolmo, os executivos das duas plataformas podem eventualmente se esbarrar (stöta på, como dizem em sueco) em um café no meio do caminho entre os dois escritórios. Provavelmente, o encontro aconteceria numa loja do Espresso House, onde você pode ter uma assinatura de café à vontade por 15 euros por mês. Movidas a café por assinatura, as duas empresas suecas podem acabar se casando – ou se tornando sambo, como se diria em sueco.

Carlo Carrenho é o fundador do PublishNews no Brasil e co-fundador do PublishNews na Espanha. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente trabalha na área de desenvolvimento internacional de novos negócios para a Word Audio Publishing International na Suécia e é advisor da Meta Brasil e da BR75 no Brasil. Como especialista no mercado de livros, já foi convidado para dar palestras e participar de mesas em países como EUA, Alemanha, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros. É co-curador da conferência profissional Feira do Livro de Tessalônica.

Carlo é paulista, morou no Rio, e atualmente vive em Estocolmo, na Suécia. É cristão, mas estudou em escola judaica. É brasileiro, mas ama a Escandinávia. Enfim, sua vida tende à contradição. Talvez por isso ele torça para o Flamengo e adore o seriado Blue Bloods.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em seu artigo, Carlo Carrenho fala sobre a importância das festas e eventos literários presenciais para o negócio do livro
Carlo Carrenho entrevista três respeitados profissionais de marketing e vendas do mercado de livros no Brasil: Daniela Kfuri, Bruno Zolotar e Gerson Ramos
Em sua coluna, Carlo Carrenho faz uma análise sobre o mercado de audiolivros e tenta responder a essa pergunta que é uma das grandes questões do momento
Carlo Carrenho seleciona o melhor da programação da maior feira de livros do mundo
Carlo Carrenho analisa a relação entre gênero e suporte nas vendas dos editores suecos
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Corrigir uma página é fácil, mas escrevê-la, ah!, meu amigo, isso é que é difícil.
Jorge Luis Borges
Escritor argentino (1899-1986)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar