Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 28/04/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 28/04/2023

Muitas novidades na Lista de Mais Vendidos do PublishNews desta sexta-feira (28): a editora Gente emplacou novamente um livro novo direto no primeiro lugar geral. Dessa vez, foi Emoções financeiras, de Thiago Godoy, conhecido nas redes sociais como @papaifinanceiro. Outro livro que chega à Lista logo na primeira semana do seu lançamento é Salvar o fogo (Todavia), novo romance de Itamar Vieira Junior. Em Emoções financeiras, Thiago Godoy, head de educação financeira na Rico, plataforma de investimentos da XP Inc., aborda como emoções podem refletir e interferir no comportamento financeiro das famílias. Já em Salvar o fogo, segundo a Todavia, o personagem Moisés vive com o pai, Mundinho, e a irmã Luzia em um povoado rural conhecido como Tapera do Paraguaçu, no interior da Bahia. A vida escolar junto aos padres, porém, colocará Moisés em contato com experiências que marcarão sua vida e cujos reflexos podem até mesmo estremecer sua relação com a irmã. A Lista desta sexta-feira diz respeito às vendas em livrarias brasileiras no período de 17/04 a 23/04/2023. No ranking das editoras, quem lidera a semana é o Grupo Editorial Record, com 15 títulos espalhados entre as categorias. Em seguida, vêm Sextante (9), Citadel Grupo Editorial (8) e Planeta (7). Clique no Leia mais para conferir todas as novidades da semana.

PublishNews, Guilherme Sobota, 26/04/2023

Desde o início do ano secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba será o próximo entrevistado do Sabatina PublishNews – o programa será transmitido ao vivo nesta sexta-feira (28), às 17h, nos canais do PN: Youtube, Facebook e Linkedin. Depois, a entrevista fica disponível em vídeo, podcast e como matérias no site e na newsletter. O secretário será entrevistado por uma bancada composta por profissionais reconhecidos do setor do livro: Volnei Canônica, presidente Instituto de Leitura Quindim, ex-diretor da Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do MinC; Felipe Poletti, diretor editorial da Editora do Brasil, formado em jornalismo, e pós-graduado em literatura; e Rodrigo Casarin, jornalista, colunista de livros do Uol. A entrevista será conduzida pela jornalista Talita Facchini, editora assistente do PublishNews, e tem produção de Guilherme Sobota e Karina Lourenço, também da equipe do PN. A Sabatina já recebeu nomes como Sônia Machado Jardim, presidente do Grupo Editorial Record; Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza; Marcus Teles, diretor da Livraria Leitura; Luiz Schwarcz, CEO da Companhia das Letras; Lucia Riff, fundadora da Agência Riff; Eduardo Giannetti, autor e economista; o também autor Ilko Minev; e a CEO da Editora Gente e ex-presidente da CBL, Rosely Boschini. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 27/04/2023

O filólogo Ricardo Cavaliere foi eleito imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) em cerimônia na tarde desta quinta-feira (27). A eleição foi realizada para ocupar a vaga da Cadeira 8 da instituição, anteriormente de Cleonice Berardinnelli, professora especialista em literatura portuguesa que morreu no início deste ano. Ele concorreu com outro nome de peso, Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica. A votação aconteceu com urnas eletrônicas emprestadas pelo TRE do Rio de Janeiro, assim como na eleição de Heloísa Buarque de Hollanda na última quinta-feira (20). Cavaliere era um dos favoritos para vaga, historicamente ocupada por membros especialistas em língua portuguesa. Mauricio de Sousa divulgou um depoimento sobre o processo. “Quero parabenizar o novo acadêmico Ricardo Cavalieri por sua entrada na ABL. Nesse processo, todos que amam quadrinhos, eu incluído, ganhamos quando tanto se discutiu sobre a importância dos quadrinhos, seu papel fundamental na formação de leitores e como eles podem contribuir, de diversas formas, com a literatura”, afirmou em nota. Ricardo Cavaliere tem ampla experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase na descrição do português e na historiografia dos estudos linguísticos. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 17/04/2023

Depois do sucesso da promoção da Área Indie em março, a equipe comercial do PublishNews coloca na praça mais uma iniciativa para ampliar sua relação com o público anunciante, possibilitando que este se comunique diretamente com interessados e players do universo do livro no Brasil. Até 28 de abril, quem comprar um e-mail marketing, ganhará outro. Isso mesmo — pague um, leve dois. Carro-chefe dos produtos de publicidade do PN, o e-mail marketing é enviado para uma base de 16 mil endereços eletrônicos, formada por profissionais e entusiastas do setor livreiro de maneira geral. A promoção é válida somente para pagamentos à vista, e a data de veiculação será acordada com a nossa equipe comercial (depende da disponibilidade na agenda de disparos). O valor do e-mail marketing é R$ 3640. Os interessados no serviço devem enviar os seguintes dados para comercial@publishnews.com.br, aos cuidados de Karina Lourenço: nome completo (no caso de pessoa jurídica, o nome social da empresa), endereço completo (com CEP e país de residência), telefone de contato, RG, CPF/CNPJ e inscrição estadual. No assunto do e-mail, deve constar "Promoção e-mail marketing". Clique aqui para baixar o Mídia Kit do PublishNews. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 28/04/2023

A Diadorim Editora, criada em Porto Alegre em 2016, anunciou nesta semana que está transferindo parte de suas atividades para São Paulo. Segundo a casa, o objetivo é ganhar escala no mercado paulista e nacional a partir de um reposicionamento editorial, com foco em autoras e autores contemporâneos, tanto do Brasil quanto do exterior. A editora foi criada pelo jornalista e escritor Flávio Ilha e pela jornalista Denise Nunes em outubro de 2016. Com a saída de Nunes, Ilha ganha a companhia do poeta João Nunes Junior, autor de A parte viva da noite (2018), e de Maria Elena Morán, autora do romance Os continentes de dentro (2021). Também faz parte da nova composição societária o escritor Jeferson Tenório, autor de O avesso da pele (Companhia das Letras). O primeiro lançamento dessa nova fase será o livro Madreselva, da escritora colombiana Ángela Cuartas. O volume reúne 52 narrativas ficcionais, com predominância de protagonistas mulheres, e tem lançamento previsto para 18 de maio na livraria Megafauna, em São Paulo. Outros três livros já estão contratados pela editora para lançamento entre maio e julho de 2023, incluindo romances da escritora Taiasmin Ohnmacht, finalista do prêmio São Paulo de Literatura 2022 e vencedora do Açorianos de Literatura; e do romancista Ian Uviedo. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 28/04/2023

Poesia norte-americana, ficção brasileira e literatura portuguesa são alguns dos destaques já anunciados da programação de autores da segunda edição d’A Feira do Livro, que terá a participação de Itamar Vieira Jr., Jericho Brown e Richard Zenith. O evento – promovido pela Associação Quatro Cinco Um e pela Maré Produções – se prepara para ocupar pela segunda vez a praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo, entre os dias 7 e 11 de junho de 2023, no feriado de Corpus Christi. O evento terá, segundo a organização, cerca de 130 expositores e em torno de 50 autores e autoras participando de mesas e debates, com entrada gratuita. O arquiteto Álvaro Razuk e o editor Paulo Werneck, diretores d’A Feira do Livro, apostam na ocupação pelo público leitor de um espaço urbano normalmente dedicado aos carros. Entre as novidades desta edição está um podcast do evento. Realizada em modelo sem fins lucrativos, segundo nota, a edição de 2022 foi viabilizada por meio de parcerias institucionais. Para 2023, a Feira prevê uma expansão das parcerias e a adesão de mais expositores e patrocinadores. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PulbishNews, Redação, 28/04/2023

Vitor Manuel de Aguiar e Silva, ganhador do Prêmio Camões 2020Com o atraso na entrega do Prêmio Camões 2019 a Chico Buarque, o vencedor da edição de 2020, Vitor Manuel de Aguiar e Silva, também ficou sem receber o prêmio. Ao contrário de Buarque, que teve a oportunidade de subir aos palcos da cidade de Sintra na última segunda-feira (24), o intelectual português não terá a mesma chance: ele morreu antes de conseguir receber o reconhecimento. Segundo a Folha e O Globo, a escritora Paulina Chiziane, ganhadora da edição de 2021, será a próxima a receber o prêmio, no dia 5 de maio, no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa. O Globo também anunciou que a escritora Julia Quinn está confirmada na Bienal do Livro Rio, que ocorre no início de setembro na capital fluminense. No jornal O Povo, de Fortaleza, uma matéria aponta que a Livraria Lamarca, um das últimas livrarias de rua da cidade, está lutando para manter as portas abertas. O Uol noticiou que a brasileira Rafaela Tillier lançou um livro na França que é pioneiro no assunto de plantas medicinais da região amazônica. Já o G1 contou a história de uma fisioterapeuta que mudou de carreira para seguir os passos de seu avô, um apaixonado por literatura. O Estado de Minas publicou uma entrevista com Samir Machado de Machado sobre seu novo livro O crime do bom nazista (Todavia). A BBC fez uma matéria sobre os clubes de leitura que vêm desafiando a censura a livros nos EUA, e o jornal O Tempo apontou que faltam livros didáticos em escolas de Belo Horizonte. Clique no Leia mais e confira a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 28/04/2023

Gustavo Faraon (Dublinense) e os editores e agentes selecionados para o Fellowship Programme de 2022 | © Nurettin Cicek / Feira do Livro de FrankfurtTerminam neste domingo (30) as inscrições dos três programas internacionais da Feira do Livro de Frankfurt 2023: o Invitation, o Fellowship e o International Translators. O Invitation Programme foca em editores de países com mercados em desenvolvimento e oferece a editoras pequenas e independentes da África, Ásia, mundo árabe, América Latina e Caribe a chance de participar da Feira de Frankfurt para que possam formar redes e atuar no mercado livreiro mundial a médio e longo prazo. Em 2022, o Brasil foi representado por Zeco Montes, da Ôzé Editora. O Fellowship Programme leva para Frankfurt editores, gerentes de direitos e agentes literários para um programa intensivo de treinamento e networking. Os selecionados têm uma agenda cheia que inclui visitas a editoras, agências e livrarias, apresentações de mercado, eventos de matchmaking e inúmeras oportunidades de networking. As passagens aéreas correm por conta dos participantes. Em 2022, Gustavo Faraon (Dublinense) foi selecionado pelo programa. Já o Frankfurt International Translators oferece um programa especialmente adaptado para tradutores literários e não ficcionais. Serão selecionados 15 tradutores de todo o mundo para participar de um programa exclusivo de intercâmbio e networking. A Feira também se encarrega de cobrir as despesas de viagem, acomodação dentro da Alemanha e uma parte dos custos de alimentação.

“Quando nada acontece, há um milagre que não estamos vendo”
João Guimarães Rosa
Escritor brasileiro (1908-1967)
1.
Emoções financeiras
2.
Onde estão as flores
3.
Mais esperto que o diabo
4.
Café com Deus pai
5.
O poder da autorresponsabilidade
6.
É assim que começa
7.
É assim que acaba
8.
Quem pensa enriquece: o legado
9.
Mentirosos
10.
Salvar o fogo (capa dura)
 
PublishNews, Redação, 28/04/2023

Os escritores Eliana Alves Cruz e Tom Farias estarão em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, neste sábado (29), às 19h, para participar do seminário “Performances, escrita e personagens”. A atividade integra a programação paralela de “Um oceano para lavar as mãos”, exposição inaugural do Centro Cultural Sesc Quitandinha (Av. Joaquim Rolla, nº 2 – Petrópolis / RJ). O seminário tem entrada franca e contará com a apresentação e mediação do historiador Flávio Gomes. Eliana Alves Cruz foi a ganhadora do Prêmio Jabuti 2022 na categoria Contos, pelo livro A vestida (Malê). Colunista da Folha de São Paulo e crítico de literatura do jornal O Globo, Tom Farias é autor de Cruz e Sousa: Dante negro do Brasil e Carolina, uma biografia, ambos finalistas do mesmo prêmio, em 2009 e 2019. Professor da UFRJ, Flávio Gomes acumula obras de referência no meio acadêmico. Entre eles estão Negros e políticas (2005), A hidra e os pântanos (2006), O alufá Rufino (2011) e Mocambos e quilombos: história do campesinato negro no Brasil (2015), como autor; e Mulheres negras no Brasil escravista e do pós-emancipação (2012), Políticas da raça (2014), Dicionário da escravidão e liberdade (2018) e Enciclopédia Negra (2021), como organizador – esses dois últimos juntamente com Lília Schwarcz pela Companhia das Letras. Clique no Leia mais e confira outras informações do evento.

PublishNews, Redação, 28/04/2023

A editora britânica Sphere, parte do grupo Little, Brown, da Hachette, anunciou que irá lançar em 26 de setembro de 2023 o novo romance de Robert Galbraith, pseudônimo de J.K. Rowling. The running grave será o sétimo livro da série policial que iniciou com O chamado do Cuco e que esse ano celebra o aniversário de dez anos de publicação. Para comemorar o marco, a Sphere prepara uma campanha para chamar os leitores e uma edição especial da obra inaugural da série, com artes exclusivas. No Reino Unido, os três primeiros livros da série ultrapassaram a marca de 500 mil livros vendidos cada. A série acompanha o detetive particular Cormoran Strike, um veterano de guerra – ferido física e psicologicamente –, e sua parceira Robin Ellacott, resolvendo diversos casos policiais. A série pretende ter dez volumes. Por aqui, todos os livros são publicados pela Rocco: O chamado do Cuco, O bicho-da-seda, Vocação para o mal, Branco letal e Sangue revolto. O sexto volume está previsto para o fim de junho. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 28/04/2023

Existe uma criatura menor que um dedo mindinho, mas capaz de fazer cosquinha no pensamento de muita gente. É um intrigado miudinho que, no processo de construir sua morada emocional, aprende que ser guardado no coração importa mais do que saber qual barriga é a sua casa. O livro da psicanalista e escritora Bibiana Malgarim apresenta ao leitor uma especial configuração familiar composta por Raposa, Galo e um micuim, o filhote de carrapato – o livro é chamado Miquim (Cambucá, 48 pp, R$ 55). Pequenino no tamanho, o personagem é imenso em suas reflexões e na busca pelo seu lugar no mundo. Na obra, esse micuim vivencia uma intensa jornada para dentro de si. A aventura, cheia de descobertas, toca em questões importantes a serem tratadas com as crianças: sentimento de inadequação, identidade, gênero, dores do crescimento, adoção, novas figuras parentais e autoimagem. As coloridas aquarelas da ilustradora Milla Scramignon destacam ainda mais a delicadeza da maneira como os temas são abordados ao longo dessa fábula tão contemporânea. A obra será lançada no dia 6 de maio, às 15h, no Quintana's Bar, Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre / RS).

PublishNews, Redação, 28/04/2023

Em novo livro ilustrado pela ganhadora do prêmio Hans Christian Andersen de ilustração, Suzy Lee, e escrito por Richard Jackson, um importante editor e escritor de livros infantis nos Estados Unidos, Neste dia lindo (Carochinha, 40 pp, R$ 59,90 – Trad.: Naiara Raggiotti) conta a história de um dia que começa chuvoso e mantêm três crianças dentro de casa por conta do tempo. Porém, isso não as impede de construir bons momentos e perceber que a chuva pode ser uma ótima aliada na diversão. Em meio às brincadeiras e à imaginação, as ilustrações ganham novas cores, o céu cinzento fica para trás, transformando-se em um dia colorido, cheio de alegria. Neste dia lindo é uma homenagem à criação de boas memórias, faça chuva ou faça sol. O livro é recomendado para o público de 4 a 10 anos.

PublishNews, Redação, 28/04/2023

“Era uma vez, Exu…”. Poderia começar assim este livro que, ao contar quem são as princesas e os príncipes que povoam o imaginário das Áfricas ancestrais, apresenta uma verdadeira biografia ilustrada da origem do mundo. Isso porque os orixás – como são conhecidas as divindades cultuadas em múltiplas crenças afro-brasileiras – acabam de ganhar uma coletânea de contos voltada ao público infantil. Em Omo-oba: Histórias de princesas e príncipes (Companhia das Letrinhas, 64 pp, R$ 54,90), a premiada escritora e pedagoga paulista Kiusam de Oliveira apresenta às crianças as histórias de vida de 12 entidades da mitologia iorubá. Inspirado nos “itan”, os mitos da cultura africana, o livro mostra como contar e ouvir sobre nossas ancestrais negras e negros é um escudo simbólico contra o racismo e a intolerância. A obra é ilustrada pelo artista pernambucano Ayodê França, que constrói, a partir das imagens, um retrato poético de cada um dos orixás, oferecendo aos leitores uma cosmogonia visual para identificação dos espíritos ancestrais: Oiá, Oxum, Iemanjá, Olocum, Ajê Xalugá, Oduduá, Exu, Oxóssi, Otim, Ossaim, Omulu e Orunmilá.

PublishNews, Redação, 28/04/2023

Dona Susete mora em uma antiga ponte, onde há muitas casas, umas grudadas nas outras. Ela é muito simpática, mas seus vizinhos a consideram muito barulhenta. Em sua oficina, ela fabrica lindas flautas, que também gosta de tocar. À medida que o tempo passa, ela acolhe um bebê, um caracol, um cão e alguns outros animais – e quase todos são um pouco barulhentos. Por isso, os vizinhos decidiram: dona Susete tem de ir embora! Mas para onde? Afinal de contas, sua casa está onde deve estar! Então, surge uma visitante inesperada, que leva dona Susete, sua casa e seus protegidos a uma incrível jornada. O livro A incrível viagem da dona Susete (Canguru, 28 pp, R$ 56,50 – Trad.: Hedi Gnadinger) traz imagens fabulosas e encantadoras para leitores de todas as idades.

PublishNews, Estevão Ribeiro, 28/04/2023

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.