Ricardo Cavaliere vence Mauricio de Sousa e é eleito imortal da ABL
PublishNews, Redação, 27/04/2023
Academia Brasileira de Letras confirmou que Cavaliere ocupará a Cadeira 8, que antes era de Cleonice Berardinelli; o filólogo disputou a vaga com o autor da Turma da Mônica

O filólogo Ricardo Cavaliere foi eleito imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) em cerimônia na tarde desta quinta-feira (27). A eleição foi realizada para ocupar a vaga da Cadeira 8 da instituição, anteriormente de Cleonice Berardinnelli, professora especialista em literatura portuguesa que morreu no início deste ano. Ele concorreu com outro nome de peso, Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica. Além do quadrinista, também estavam na disputa Joaquim Branco, Eloi Angelos G. D’Arachosia, José Alberto Couto Maciel e James Akel.

A votação aconteceu com urnas eletrônicas emprestadas pelo TRE do Rio de Janeiro, assim como na eleição de Heloísa Buarque de Hollanda na última quinta-feira (20). Cavaliere era um dos favoritos para vaga, historicamente ocupada por membros especialistas em língua portuguesa.

Mauricio de Sousa divulgou um depoimento sobre a vitória de Cavaliere. “Quero parabenizar o novo acadêmico Ricardo Cavalieri por sua entrada na ABL. Nesse processo, todos que amam quadrinhos, eu incluído, ganhamos quando tanto se discutiu sobre a importância dos quadrinhos, seu papel fundamental na formação de leitores e como eles podem contribuir, de diversas formas, com a literatura. Agradeço de coração os apoios que recebi nesta campanha e aos que me honraram com seu voto, acreditando na minha proposta para a ABL. Continuarei nesta ideia de trabalhar e aprender com os acadêmicos, assim como vem acontecendo na Academia Paulista de Letras. Um grande abraço a todos que lutam pela valorização dos autores e, principalmente, pela formação de leitores neste nosso Brasil”, afirmou em nota.

Ricardo Cavaliere possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1975), mestrado em Língua Portuguesa (Letras Vernáculas) pela UFRJ (1990), e doutorado em Língua Portuguesa (Letras Vernáculas), pela UFRJ (1997). Também possui graduação em Direito pela mesma universidade (1996). Fez estágio de pós-doutorado em História da Gramática no Brasil, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sob supervisão do Acadêmico ocupante da Cadeira no 33, o professor e filólogo Evanildo Bechara. Tem experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase na descrição do português e na historiografia dos estudos linguísticos.

Dentre suas obras, destacam-se: Fonologia e morfologia na gramática científica brasileira e Pontos essenciais em fonética e fonologia. Atualmente é professor aposentado da Universidade Federal Fluminense, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem. É membro da Academia Brasileira de Filologia, do Conselho Editorial da Editora Lexikon e da Editora Lucerna. Também é membro da Revista Todas as Letras e diretor da Revista Confluência.

Possui experiência como conselheiro no Real Gabinete Português de Leitura, que lhe conferiu o título de Grande Benemérito. Foi, ainda, conselheiro do Liceu Literário Português. É membro de diversas associações nacionais e internacionais em sua área de investigação, entre elas a Société de Linguistique Romane, a Henry Sweet Society for the History of Linguistic Ideas e a Associação Brasileira de Linguística.

É autor de mais de uma centena de trabalhos acadêmicos em sua especialidade, entre eles Palavras denotativas e termos afins: uma visão argumentativa (2009) e A gramática no Brasil: ideias, percursos e parâmetros (2014). Dentre os prêmios obtidos, destacam-se a Medalha do Mérito Filológico da Academia Brasileira de Filologia (2018) e o Prêmio Celso Cunha da União Brasileira de Escritores (2015).

[27/04/2023 16:30:00]