
A bancada de entrevistadores será formada por Adriana Ferreira Silva, jornalista e escritora; André Cáceres, crítico literário e editor; Iara Biderman, jornalista, escritora e editora da revista Quatro Cinco Um; Ruan de Sousa Gabriel, repórter do jornal O Globo; e Walter Porto, editor e colunista de livros da Folha de S.Paulo. Haverá ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi, que fará as ilustrações em tempo real.
Em agosto de 2025, o escritor amazonense foi eleito como novo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele ficará com a cadeira de número 6, que pertencia desde 2003 ao jornalista e ex-presidente da instituição Cícero Sandroni, que faleceu em junho. Hatoum recebeu 33 votos, contra um voto ao poeta pernambucano Antônio Campos. Eduardo Baccarin-Costa, Cezar Augusto da Silva, Paulo Renato Ceratti e Angelos D’Arachosia também concorriam à vaga. Neste ano, Hatoum foi escolhido como o autor homenageado da Flima.
Ao longo de sua trajetória, Milton Hatoum escreveu nove livros de ficção, dentre eles os romances Relato de um certo Oriente, Dois irmãos e Cinzas do Norte (Companhia das Letras), vencedores do Prêmio Jabuti. Também é responsável por coletâneas de contos e crônicas. Ao todo, tem mais de 500 mil exemplares vendidos em 17 países.
O programa com Milton Hatoum vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, com transmissão simultânea pelo site da emissora, pelo app Cultura Play e pelas redes sociais: YouTube, X, TikTok e Facebook.






