Chegou, mais uma vez, o momento de reconhecer os livros mais vendidos do ano e, sobretudo, os profissionais por trás desses sucessos editoriais. Em sua 9ª edição, o Prêmio PublishNews 2025 será realizado em 7 de maio, quarta-feira, novamente no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30.
Desde 2017 o PN promove o evento, direcionado a profissionais do setor livreiro das mais variadas competências e áreas de atuação. O encontro é uma rica oportunidade para prestigiar e encontrar amigos e colegas, em uma noite marcada por entrega de troféus, homenagens, networking e a descontração do coquetel após a cerimônia.
Os vencedores das categorias especiais do Prêmio PN 2025 são:
Os vencedores do Prêmio PublishNews 2025 (livros mais vendidos):
A escolha dos premiados
Os livros mais vendidos são premiados com base na Lista de Mais Vendidos do PublishNews, de acordo com a posição final na listagem anual de 2024.
O Prêmio de Livro Mais Vendido vai para o título no topo da lista anual geral do PublishNews, enquanto o Prêmio de Editora do Ano é para a editora que colocou o maior número de obras (leia-se ISBNs) nas listas semanais e que terminou o ano em primeiro lugar.
O Prêmio Metabooks dará um troféu às empresas que mais se destacaram no uso de metadados ao longo de 2024. A escolha dos vencedores é feita pela equipe da Metabooks com base na pontuação gerada automaticamente pelo sistema da plataforma.
Este ano, são quatro subcategorias. Prêmio Metabooks – Empresa destaque no uso de metadados em 2024 (três finalistas, um vencedor); Prêmio Metabooks – Editora que melhor gerenciou metadados em 2024 (dividido em três categorias, Prefácio, até 50 títulos (119 editoras); Capítulo 1, pequena: 51 a 300 títulos (113 editoras); Capítulo 2, média: 301 a 1500 títulos (78 editoras); e Capítulo 3, grande: mais de 1500 títulos (22 editoras).
Esta categoria do Prêmio PN pretende prestigiar um dos elos mais importantes da cadeia do livro: as livrarias. Livrarias e livreiros poderão se inscrever em breve.
A ideia é reconhecer e divulgar projetos e profissionais que encontraram maneiras de manter as livrarias crescendo, trouxeram novas ideias para vender livros e desenvolveram projetos inovadores dentro desses espaços, contribuindo também para o incentivo à leitura no país. Para isso, o Prêmio Catavento é dividido em duas categorias: Livraria Destaque e Livreiro do Ano.
Já em sua 3ª edição, o Prêmio Skeelo – Inovação do Ano tem como objetivo reconhecer iniciativas inovadoras — em atividade há pelo menos três meses na data de inscrição — do mercado editorial em qualquer área de atuação, realizada por indivíduos, empresas ou organizações. Inscrições devem ser feitas por meio deste formulário.
O projeto inscrito na categoria pode ser um negócio, uma inovação em um processo já estabelecido, um novo método de trabalho e organização interna das empresas, iniciativas criativas em diferentes setores (do editorial à gestão de pessoas, passando pela área gráfica e administrativa), um projeto específico, ou qualquer outra invenção ou solução implementada por profissionais ou empresas do mercado editorial. A ideia é reconhecer ações que tenham criado facilidades, aperfeiçoado processos e aberto novos caminhos, contribuindo assim para o desenvolvimento do mercado do livro no país.
Em parceria com a Bookwire, este ano tem duas novas categorias do Prêmio PublishNews: Prêmio Bookwire – Melhor audiolivro produzido em 2024; e Prêmio Bookwire – Melhor e-book produzido em 2024. As inscrições já estão abertas, e as editoras podem inscrever um título em cada categoria até às 15h do dia 4 de abril, utilizando este formulário.
São aceitos livros digitais produzidos no Brasil em 2024, e não há restrição de gênero. Um corpo de jurados independente – formado, em cada categoria, por três profissionais de outras empresas ligadas ao livro digital no país – vai avaliar todo o montante de inscrições e chegar a três finalistas em audiolivro e três em e-book.
Profissional escolhido(a) pelos organizadores, com base na carreira e realizações do premiado.
Nome amplamente conhecido no mercado editorial nacional e internacional, a agente literária Lucia Riff, fundadora da Agência Riff, receberá o troféu de Contribuição ao Mercado Editorial da 9ª edição do Prêmio PublishNews.
Já receberam o troféu de Contribuição ao Mercado Editorial em outros anos Paulo Rocco, Alfredo Weiszflog, Luiz Alves Jr., Karin Schindler, Julio Cesar Cruz e Roberto Novaes, Carlo Carrenho, Maria Amélia Mello e Jiro Takahashi.
Um suspense do Prêmio PublishNews fica por conta desta categoria, que é a celebração e o reconhecimento dos feitos realizados pelos colaboradores de vendas e marketing das empresas. O prêmio é o primeiro no país direcionado especificamente para aqueles que cuidam da comercialização dos livros.
Para a escolha do vencedor, a ideia principal é que a cadeia do livro participe ativamente da escolha do melhor profissional do ano. Para isso, convidaremos os representantes dos seguintes grupos para votar:
A equipe do PublishNews realiza uma curadoria prévia entre todas as inscrições recebidas e seleciona finalistas. Os representantes de cada grupo poderão votar na lista de finalistas. Há também uma votação popular.
SISTEMA DE PESO POR GRUPO: Os votos de cada grupo possuem força de voto coletivo, ou seja, são somados e o indicado mais votado pelo grupo ganha 2 pontos na classificação final.
Exemplo hipotético: o grupo de editores (27 editoras ao todo, cada qual com um representante) recebe um formulário com 3 candidatos: Candidato X, Candidato Y, Candidato Z. O candidato X recebe 15 votos; o candidato Y, 8 votos; e o Z, 4 votos. Logo, de acordo com nosso regulamento, o candidato X receberá os 2 pontos previstos para o grupo de editores, por ter recebido a maioria absoluta dos votos.
VOTO DO PÚBLICO: O voto do público é muito importante para que se crie uma consciência coletiva sobre quem são os profissionais por trás dos sucessos editoriais, além de possibilitar um engajamento maior em torno da premiação. Por isso, tem peso 4 (pontos), sendo a única categoria que pontuará dessa forma.
GANHADOR: O ganhador do prêmio será o candidato mais votado pelo número relativo somado dos grupos.
FATOR DE DESEMPATE: Caso eventualmente ocorra algum empate, uma comissão especial formada pelo PublishNews terá o voto de minerva e definitivo sobre o ganhador.
A cerimônia
A cerimônia conta com uma homenagem ao ganhador do prêmio de contribuição ao mercado editorial, entrega de troféus para os demais vencedores e uma excelente oportunidade para encontrar os colegas do setor do livro. O evento será realizado em 7 de maio, quarta-feira, novamente no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30.
Realização: PublishNews
A 9ª edição do Prêmio PublishNews conta com o patrocínio da Bookwire, Catavento, CBL, MVB, Skeelo e Transpo Express. E apoio da ANL, Goethe-Institut São Paulo e NESPE.
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?