Carlo Carrenho é o homenageado do Prêmio PublishNews 2021
PublishNews, Thales de Menezes, 20/05/2022
Criador do PublishNews, site diferente de tudo o que existia a respeito do comércio de livros no Brasil, ele hoje mora na Suécia e presta disputada consultoria em vários países

O Prêmio PublishNews 2021 fará uma homenagem especial em sua cerimônia, no próximo dia 25, que pode criar um clima aconchegante e familiar nessas semanas frias em São Paulo. A homenagem, justíssima, será para Carlo Carrenho, o homem que fundou o PublishNews no Brasil. Economista formado pela USP, com especialização em edição de livros e revistas na Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA), ele diz que gosta muito de livros, mas se apaixonou mesmo pelos processos do mercado editorial. Essa predileção o levou ao projeto visionário de um site noticioso e analítico sobre o mundo de editoras e livrarias.

Receber o troféu de Contribuição ao Mercado Editorial é um reconhecimento do sucesso desse projeto e também de uma atuação dinâmica que levou Carrenho a trabalhos, palestras e mesas de debate em países como Estados Unidos, Alemanha, Suécia, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros.

Hoje ele mora na Suécia com a família, mas não gosta de dizer que “se mudou” para o país escandinavo. Ele prefere a palavra “migrou”, que tem o peso certo para definir sua atitude de fincar raízes por lá. Após morar um ano no país, ele convenceu a mulher a experimentar a transferência definitiva. Para uma conversa longa e animada com ele, dois temas são certeiros: os meandros do mercado editorial e as características singulares do comportamento do povo sueco, a razão pela qual ele se apaixonou pelo país.

Além do declarado carinho eterno pelo PublishNews, ele mantém outra conexão forte como Brasil por causa da Pop Stories, editora 100% digital dedicada ao conteúdo de áudio, com a sócia Sílvia Rebello.

Atualmente ele é consultor no mercado editorial, atuando em vários países. Inserido nisso está o trabalho que mais toma seu tempo. Ele é desenvolvedor de negócios de uma agregadora digital italiana, a StreetLib, que distribui internacionalmente conteúdo digital, e-books e livros impressos sob demanda. Nesta fase do trabalho com a empresa italiana, seu foco é Portugal e Polônia, lugares em que a StreetLib investe agora com força.

Infelizmente, Carrenho não poderá participar da festa do prêmio, que este ano volta a ser presencial na sede do Goethe-Institut, em São Paulo. O homenageado terá uma participação virtual, porque estará em Abu Dhabi, onde presta consultoria para a Feira do Livro local.

Já receberam o troféu de Contribuição ao Mercado Editorial Paulo Rocco, Alfredo Weiszflog, Luiz Alves Jr., Karin Schindler e Julio Cesar Cruz e Roberto Novaes.

Importante: Hoje (20) é o último dia de votação para escolher o Profissional de Marketing e Vendas do Ano, a categoria mais disputada do Prêmio PublishNews. Os finalistas são – em ordem alfabética – Jardel Carvalho (Grupo GEN), Juliana Ferreira (Grupo Ediouro), Lilian Cardoso (LC – Agência de Comunicação), Luciana Fracchetta (Antofágica), Simei Junior (Bok2 / Bookwire) e Wendel Isler (Catavento). Você pode tanto votar, quanto compartilhar o formulário através deste link.

Para acompanhar a cerimônia de entrega dos troféus, marcada para o dia 25 de maio, é necessário fazer uma inscrição prévia clicando aqui.

[20/05/2022 11:40:00]