
Os cinco finalistas também fizeram um combinado: independentemente de quem vencesse, o prêmio em dinheiro (que seria destinado para uma viagem profissional) será doado para a recuperação das livrarias no Rio Grande do Sul. Em diversos momentos da cerimônia, os vencedores e apresentadores manifestaram preocupação com a situação no Sul e relembraram os esforços do setor do livro para contribuir com as vítimas.

Nesta edição do Prêmio PublishNews, houve recorde no número de inscritos para participar da cerimônia, um telão na parte externa do Goethe atendeu àqueles que não conseguiram lugar no auditório lotado, e a premiação foi transmitida ao vivo no canal do PN no Youtube para o Brasil e o mundo.
Profissional de Marketing e Vendas
“Não tive a pretensão de preparar um discurso com esse grupo de finalistas”, disse Rodrigo Belinski Borges no palco ao receber o Prêmio. “São profissionais nos quais eu me inspiro para fazer o meu trabalho. Foi um ano muito especial para a HarperCollins. Esse prêmio tem a participação de muita gente, são mais de 160 profissionais dedicados a fazer o melhor. O comercial faz um trabalho super importante, mas estamos juntos com todas as outras áreas. Faz 25 anos que estou no mercado do livro, comecei como livreiro, passei por distribuidora e estou em editora. Não vou falar nomes porque vou esquecer e vou ser injusto. Mas quero agradecer a todos que passaram pela minha carreira. Chefes, parceiros, clientes, concorrentes – trabalhamos numa área muito importante, que é o livro.”

A categoria é uma celebração e um reconhecimento dos feitos realizados pelos colaboradores de vendas e marketing das empresas do setor do livro. Além disso, busca reconhecer o sucesso desses profissionais na tarefa, entre outras, de vender livros e levá-los à Lista de Mais Vendidos. O prêmio é o primeiro no país direcionado especificamente para aqueles que cuidam da comercialização dos produtos.
Contribuição ao Mercado Editorial
Jiro Takahashi é considerado uma lenda viva da edição e uma (rara) unanimidade no mercado editorial brasileiro. Com mais de 50 anos de carreira, é ele o nome por trás de coleções que formaram gerações de leitores, como Para gostar de ler e Vaga-Lume — só para citar algumas. A sua história e o seu legado lhe conferiram as credenciais para que fosse o escolhido para receber o troféu Contribuição ao Mercado Editorial deste Prêmio PublishNews.

Prêmio Metabooks
Empresas e editoras que fazem bom uso dos metadados são reconhecidas nas duas categorias do Prêmio Metabooks. Neste 2024, os vencedores foram: Livraria Martins Fontes (Empresa destaque no uso de metadados em 2023) e Editora Contexto (Editora que melhor gerenciou metadados em 2023).
Para apresentar o prêmio, o gerente de negócios da MVB Brasil, Edemar Viotto, disse que, para que o livro chegar ao leitor, é preciso muito trabalho e união das partes da indústria do livro. "Estamos operando desde 2017 no Brasil para compartilhar as tecnologias e expertises que contribuem para a eficiência da indústria do livro. Construímos juntos o banco de dados do mercado brasileiro, do zero. Na MVB, temos como objetivo ir além do simples cadastro. Entendemos que o gerenciamento de metadados é uma ferramenta poderosa para o livro ser encontrado pelo leitor em potencial. O Prêmio Metabooks nos enche de orgulho, mas tenho certeza que o principal prêmio para as empresas que investem em gerenciamento de metadados é o retorno em ganho de eficiência operacional e também em aumento de vendas".

O projeto Ação + Inclusão, da Mostarda Editora, foi o vencedor da categoria Prêmio Skeelo de Inovação do Ano.
Quem apresentou o Prêmio no palco foi o CMCO do Skeelo, André Palme. “Inovação não precisa uma grande invenção ou mudança radical, mas pode ser um jeito novo de trabalhar o RH da empresa, de vender, comprar e distribuir livros, trabalhar as coisas de uma maneira geral. Pensamos este prêmio nesse sentido. Neste ano, o júri que escolheu os três finalistas foi a Comissão de Tecnologia da CBL", comentou.
Criado pela Mostarda Editora, o projeto Ação + Inclusão surgiu da necessidade de garantir às pessoas com deficiência o direito do acesso à leitura por meio da oferta de livros em braille. Começam, então, a transcrição das primeiras obras e a adaptação dos livros para que se tornassem acessíveis. Com o objetivo de proporcionar uma boa experiência de leitura para as pessoas cegas ou com baixa visão, o projeto adotou, em parceria com a Fundação Dorina Nowill, o formato tinta-braille para a produção das obras. Tal formato compreende o texto do livro tradicional em fonte ampliada e em braille, as ilustrações do livro tradicional, a descrição das imagens e o relevo para contorno das imagens.

Prêmio Catavento
O Prêmio Catavento – que conta com a parceria da Bookinfo, Konekta e Literárius – tem como objetivo reconhecer e divulgar projetos e profissionais que encontraram maneiras de manter as livrarias crescendo, trouxeram novas ideias para vender livros e desenvolveram projetos inovadores dentro desses espaços, contribuindo também para o incentivo à leitura no país.
Na categoria Livraria do Ano, a vencedora é a Livraria Candeeiro, de Campinas (SP).
A Candeeiro se propõe (e tem conseguido) se tornar um lugar de acolhimento aos amantes da leitura, proporcionando a troca de conhecimentos e experiências literárias. A iniciativa é da professora de culinária Adriana Haddad e do escritor Marcelo Soriano. “Somos uma livraria de rua acolhedora, para você se sentir à vontade, folhear os livros e ficar quanto tempo quiser”, contam os donos. A Candeeiro também participa da distribuição de livros para uma biblioteca comunitária.
A gerente de marketing da Catavento, Claudia Machado, explicou que as livrarias inscritas tinham perfis muito diferentes. "De banca de jornal a megastore, com curadorias especializadas, etc.", disse, no palco. "Isso representa a diversidade de negócios que temos no Brasil. Cada uma das livrarias é importante porque atende a um público diferente, com acervos e estilos de atendimento diversos, chegando a diferentes leitores, possibilitando outras leituras do mundo. Ficamos muito felizes com isso", comentou.
O head de estratégia da distribuidora, Wendel Almeida, lembrou que, na primeira edição do Prêmio, a vencedora foi justamente uma loja do Rio Grande do Sul, a Livraria Vanguarda, fundada em Pelotas. "A Vanguarda faz um trabalho brilhante. Até o momento está tudo bem com eles, mas estamos muito preocupados com toda a situação lá no Sul. Ano passado estávamos com eles aqui, então toda a nossa solidariedade ao pessoal da Vanguarda e todo o pessoal do Sul", disse. A Catavento participa de iniciativas do mercado editorial para arrecadar doações e auxílios às vítimas.

Mais Vendidos
Os livros mais bem colocados das cinco categorias da Lista de Mais Vendidos do PublishNews também foram reconhecidos na cerimônia, bem como a Editora Gente (como editora do ano) e o livro Café com Deus pai (Vida), de Junior Rostirola, como o livro mais vendido de 2023. Veja os vencedores:
- Ficção
- É assim que acaba (Galera), de Colleen Hoover
- É assim que começa (Galera), de Colleen Hoover
- Onde estão as flores (Buzz), de Ilko Minev
- Não Ficção
- Café com Deus pai (Vida), de Junior Rostirola
- Café com Deus pai - 2024 (Vélos), de Junior Rostirola
- Mulheres que correm com os lobos (Rocco), de Clarissa Pinkola Estés
- Autoajuda
- Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill
- Minutos de sabedoria (Vozes), de C. Torres Pastorino
- Como fazer amigos e influenciar pessoas (Sextante), de Dale Carnegie
- Infantojuvenil
- Diário de um banaana - Um romance em quadrinhos (VR), de Jeff Kinney
- As aventuras de Mike (Outro Planeta), de Gabriel Dearo e Manu Digilio
- As aventuras de Mike 3: Mudando de casa (Outro Planeta), de Gabriel Dearo e Manu Digilio
- Negócios
- O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira
- Quem pensa enriquece: O legado (Citadel), de Napoleon Hill
- Os segredos da mente milionária (Sextante), de T. Harv Eker
Os vencedores das categorias especiais do Prêmio PublishNews 2024 são:
- Prêmio de Livro Mais Vendido do Ano: Café com Deus pai (Vida), de Junior Rostirola
- Prêmio de Editora do Ano: Editora Gente
- Prêmio Profissional de Marketing e Vendas do Ano: Rodrigo Belinski Borges, gerente comercial da HarperCollins Brasil.
- Prêmio PublishNews de Contribuição ao Mercado Editorial: Jiro Takahashi
- Prêmio Skeelo – Inovação do Ano: Ação + Inclusão, da Mostarda Editora
- Prêmio Metabooks – Empresa destaque no uso de metadados em 2023: Livraria Martins Fontes
- Prêmio Metabooks – Editora que melhor gerenciou metadados em 2023: Editora Contexto
- Prêmio Catavento – Livraria Destaque: Candeeiro (Campinas)
- Prêmio Catavento – Livreiro do Ano: Melissa Velludo (A Degustadora de Histórias)
Veja a cerimônia na íntegra:
O Prêmio PublishNews 2024 é uma realização do PublishNews, com patrocínio de Amazon, Catavento, CBL, MVB, Skeelo e Transpo Express, e apoio do Goethe-Institut São Paulo e do NESPE.
