Karin Schindler é a homenageada do Prêmio PublishNews
PublishNews, Leonardo Neto, 03/03/2020
Pioneira quando o assunto é agenciamento literário no Brasil, Karin receberá o troféu em cerimônia marcada para o próximo dia 23, em SP

Karin Schindler se aposentou em 2015, não sem antes marcar para sempre a história da indústria do livro no Brasil. Alemã de origem judaica, Karin aportou no Brasil em 1955 depois de fugir da perseguição nazista e se radicar primeiro no Uruguai. Aqui começou, aos 24 anos, uma nova vida. Ela conta que, um dia, uma amiga lhe telefonou pedindo indicação de uma secretária que falasse inglês, alemão e português. Ela mesma se prontificou para o cargo. Conheceu aí Johannes Bloch, seu conterrâneo que, por igual acaso se tornou o primeiro agente literário do país. Também fugindo da guerra, “doctor Bloch”, como Karin ainda o chama, desenvolvia um exaustivo trabalho de carregar uma mala com capas de catálogos livros de editoras britânicas a livreiros brasileiros.

Em uma dessas viagens, conheceu Jorge Zahar, prestes a transformar-se de livreiro em editor. Queria comprar os direitos de um título que doctor Bloch vendia em inglês. O caixeiro metamorfoseou-se agente literário e, pouco tempo depois, trouxe consigo Karin.

Em 1981, com a morte de Bloch, Karin assumiu a agência e a tocou até a sua aposentadoria. Ao todo, foram pouco mais de 40 anos acompanhando e protagonizando a profissionalização do setor editorial brasileiro.

A sua história e o seu legado lhe conferiram as credenciais para que Karin Schindler fosse a escolhida para receber o troféu Contribuição ao Mercado Editorial do Prêmio PublishNews que será entregue no próximo dia 23, às 18h30, no Goethe-Institut SP (Rua Lisboa, 974 – Pinheiros – São Paulo / SP). Ela será a primeira mulher a conquistar a láurea. Antes dela vieram Paulo Rocco (2016), Alfredo Weiszflog (2017) e Luiz Alves Jr. (2018).

Interessados em participar da cerimônia precisam fazer uma pré-inscrição clicando aqui.

Além de homenagear Karin Schindler, a cerimônia vai revelar o ganhador do troféu Profissional de Marketing e de Vendas do Ano. Concorrem ao prêmio (em ordem alfabética): Caroline Bueno (Faro), Corina Campos (Rocco), Franciele Silva (Record), Jeferson Bignardi (Intrínseca) e Telma Kobori (Autêntica). Nesse ano, a escolha do vencedor dessa categoria será feita a partir do somatório dos pontos da escolha dos livreiros que compõem a Lista dos Mais Vendidos do PublishNews com os apurados em votação popular que está aberta até o próximo dia 13 e pode ser feita clicando aqui. Para votar, a pessoa precisará estar logada na sua conta no Google e poderá dar um único voto.

A cerimônia será palco também para a entrega dos troféus aos profissionais que atuaram nos bastidores dos livros que ocupam as três primeiras posições de cada uma das cinco categorias da Lista dos Mais Vendidos do PublishNews (Ficção, Não Ficção, Autoajuda, Infantojuvenil e Negócios). Além disso, serão reconhecidos o Livro do Ano e a Editora do Ano e ainda a uma categoria especial, o Prêmio Metabooks, que dará um troféu à editora e à livraria que mais se destacaram no uso de metadados ao longo de 2019. A escolha dos vencedores será feita pela equipe da Metabooks, com base na pontuação gerada automaticamente pelo sistema da plataforma.

Nessa edição, o Prêmio PublishNews recebeu o apoio da Metabooks, da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e da Feira do Livro de Buenos Aires.

[03/03/2020 08:00:00]