Jiro Takahashi é o homenageado do 8º Prêmio PublishNews
PublishNews, Redação, 25/04/2024
Editor por trás de coleções que marcaram gerações de leitores, como ‘Vaga-Lume’ e ‘Para gostar de ler’, receberá o troféu de Contribuição ao Mercado Editorial do Prêmio PublishNews no dia 8 de maio

Jiro Takahashi | © André Argolo
Jiro Takahashi | © André Argolo
Jiro Takahashi é considerado uma lenda viva da edição e uma (rara) unanimidade no mercado editorial brasileiro. Com mais de 50 anos de carreira, é ele o nome por trás de coleções que formaram gerações de leitores, como Para gostar de ler e Vaga-Lume — só para citar algumas.

A sua história e o seu legado lhe conferiram as credenciais para que fosse o escolhido para receber o troféu Contribuição ao Mercado Editorial do Prêmio PublishNews, que será entregue no dia 8 de maio de 2024, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30.

"Um susto maravilhoso que levei", disse Jiro ao PN sobre quando recebeu a notícia da homenagem. "A gente passa décadas nos bastidores do livro, fazendo de tudo para brilharem os autores e leitores, ter esse reconhecimento é quase inacreditável. A alegria que sinto quero compartilhar com todas as companheiras e todos os companheiros que me ajudaram nessa jornada desde 1966. Muito obrigado".

Jiro nasceu em Duartina, no interior paulista, em uma família de origem japonesa. Sonhava em ser médico, mas estudou contabilidade. Pouco depois foi aprovado no vestibular para o curso de Direito na Universidade de São Paulo, com nota máxima em língua portuguesa. O episódio chamou atenção da imprensa da época, que acabou publicando sua história. A pequena vitrine serviu para que ele começasse a dar aulas em cursinhos da capital paulista. A trajetória de Jiro foi contada no livro 100 nomes da edição no Brasil (Oficina Raquel), de Leonardo Neto.

Depois de lançar as prestigiadas coleções Para gostar de ler e Vaga-Lume, na Ática, Jiro lançou sua própria editora, a Estação Liberdade, e criou relações com grandes nomes do mercado como Massao Ohno, Erico Verissimo, Caio Graco e Jorge Zahar.

O editor passou também por outras grandes editoras como Ediouro, Prumo e Nova Aguilar, já dentro do Grupo Editorial Global.

Em 2019, Jiro participou do PublishNewsTV. Em entrevista a André Argolo, falou sobre sua infância, quando jogava futebol, e de sua juventude, período em que foi mesa-tenista. Entre outros pontos acerca do universo dos livros, disse gostar muito do formato físico, mas que tem preferido ler no digital.

Confira a entrevista completa:

Honraria especial do Prêmio PublishNews, o troféu Contribuição ao Mercado Editorial é um reconhecimento do trabalho e da devoção de figuras proeminentes do setor, que ao longo de décadas contribuíram significativamente para o desenvolvimento da indústria e o hábito da leitura. Já foram laureados Paulo Rocco (2016), Alfredo Weiszflog (2017), Luiz Alves Jr. (2018), Karin Schindler (2019), Julio Cesar Cruz e Roberto Novaes (2020), Carlo Carrenho (2021) e Maria Amélia Mello (2022).

Vote:

Livraria Destaque – clique aqui (até 29 de abril)
Livreiro do Ano – clique aqui (até 29 de abril)
Profissional de Marketing e Vendas – clique aqui (até 26 de abril)
Prêmio Inovação – clique aqui (até 26 de abril)

O Prêmio PublishNews 2024 é uma realização do PublishNews, com patrocínio de Amazon, Catavento, CBL, MVB, Skeelo e Transpo Express, e apoio do Goethe-Institut São Paulo e do NESPE.

[25/04/2024 08:00:00]