Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 12/04/2025
Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha Premium de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
PublishNews, Redação, 11/04/2025

O PublishNews e a Catavento Distribuidora anunciam nesta sexta-feira (11) os finalistas do Prêmio Catavento 2025 (Livraria Destaque e Livreiro do Ano), uma categoria do Prêmio PublishNews. Os finalistas são: em Livraria Destaque, Aigo (São Paulo / SP), Bibla (São Paulo / SP), Livraria Canoa (Ilhabela / SP) e Livraria Funambule (Petrópolis / RJ); para Livreiro do Ano, Cida Saldanha (Livraria da Vila – São Paulo / SP), Diogo Alves da Conceição Santana (Livraria Córdula – São João de Meriti / RJ), José Luiz Tahan (Realejo Livros – Santos / SP) e Marciano Lourenço de Souza (Livraria Martins Fontes – São Paulo / SP). Agora é com o público e com os leitores: ambas as categorias serão definidas por uma votação popular. É possível votar neste formulário até o dia 25 de abril de 2025. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia do Prêmio PublishNews 2025 será realizada em 7 de maio, quarta-feira, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30. Nesta edição, a cerimônia será restrita a convidados – os convites já estão sendo feitos. A mudança decorre do aumento significativo de público nos últimos anos e da limitação de espaço no local, e busca contribuir para maior segurança e conforto de todos. A ideia do Prêmio Catavento é reconhecer e divulgar projetos e profissionais que encontraram maneiras de manter as livrarias crescendo, trouxeram novas ideias para vender livros e desenvolveram projetos inovadores dentro desses espaços, contribuindo também para o incentivo à leitura no país. Neste ano, a Catavento conta com a parceria da startup Konekta. A 9ª edição do Prêmio PublishNews tem patrocínio da Bookwire, Catavento, CBL, MVB, Skeelo e Transpo Express. E apoio da ANL, Goethe-Institut São Paulo e NESPE. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 08/04/2025

O PublishNews e a MVB América Latina anunciam nesta terça-feira (8) os 15 finalistas do Prêmio Metabooks 2025, uma das categorias do Prêmio PublishNews. A categoria visa reconhecer empresas e editoras que se destacam no uso e gestão de metadados. Neste ano, há uma novidade: quatro grupos de editoras serão premiadas de acordo com os seus tamanhos, mais uma empresa que não seja editora – ou seja, no total são cinco subcategorias, cinco empresas premiadas. As empresas finalistas são: Amelì Editora, Miolo Mole, Longarina, Carochinha, The Gift Box, Buzz, Planeta, Thieme Revinter, Ateliê Editorial, InterSaberes, Appris Editora, Editora Vozes, Nielsen, Livraria Martins Fontes, Livraria da Vila. A seleção das finalistas – e das vencedoras – é feita a partir da pontuação gerada automaticamente pelo sistema da plataforma de gestão de metadados. As ganhadoras serão anunciadas na cerimônia do Prêmio PublishNews, em 7 de maio. "Num mercado em constante transformação, a diferença entre estar presente e ser encontrado está na qualidade dos metadados”, explica o CEO da MVB América Latina, Ricardo Costa. “Metadados padronizados e seguros não são luxo — são a base para visibilidade, confiança e crescimento sustentável. O Prêmio Metabooks existe para valorizar o trabalho minucioso e estratégico de quem cuida dos dados que conectam livros aos seus leitores. Em mais um ano de realização conjunta com o Prêmio PublishNews, renovamos nosso compromisso com quem impulsiona o setor por meio da excelência em metadados. Agora, com novas categorias, ampliamos o reconhecimento às editoras de todos os portes que fazem da qualidade dos metadados uma estratégia real de mercado”. A 9ª edição do Prêmio PublishNews tem patrocínio da Bookwire, Catavento, CBL, MVB, Skeelo e Transpo Express. E apoio da ANL, Goethe-Institut São Paulo e NESPE. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Talita Facchini, 09/04/2025

O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) anuncia nesta quarta-feira (9) os primeiros nomes da programação oficial do Rio International Publishers Summit 2025, evento que ocorrerá nos dias 11 e 12 de junho, no Hotel Lagune, antecedendo a Bienal do Livro Rio. Em sua segunda edição, sob curadoria de Flávia Bravin, Martha Ribas e Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, o Summit será um espaço estratégico para debater questões urgentes do mercado editorial global, conectando profissionais e stakeholders do setor. Entre os confirmados na programação estão nomes internacionais como Jens Klingelhöfer e Videl Bar-Kar, ambos da Bookwire; e Chantal Restivo-Alessi, Diretora Digital e CEO de Língua Estrangeira da HarperCollins; e nomes nacionais já conhecidos do mercado como Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Mariana Bueno, economista da Nielsen; Bel Santos Mayer, educadora e ativista; Rita Mattar, diretora editorial da Fósforo; e Camila Cabete, head de conteúdo da Árvore. As inscrições já estão disponíveis no site oficial do SNEL. “Em um ano tão especial com o Rio celebrando o título de Capital Mundial do Livro e às vésperas de uma edição da Bienal do Livro Rio que promete ser histórica, não poderíamos deixar de reunir os principais entes do setor para debater as principais tendências e desafios da atualidade impactando a atividade editorial”, comenta Dante Cid, presidente do SNEL. Expandido, o evento será dividido em três salas dedicadas a diferentes aspectos do mercado editorial. Clique no Leia mais para conferir os detalhes da programação.

PublishNews, Redação, 09/04/2025

A 4ª edição do Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos (EELDG), evento realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), já tem data confirmada: 20 a 22 de agosto. O evento retorna com uma programação robusta e atualizada, reunindo os principais profissionais da cadeia produtiva do livro no Casa Grande Hotel Resort & Spa, no Guarujá (SP). As inscrições para o 4º EELDG 2025 estão disponíveis clicando aqui e são limitadas. Os valores variam de R$ 599 a R$ 999, de acordo com a categoria (associados ou não associados da CBL). Haverá também pacotes de hospedagem com descontos exclusivos. Consolidado como um dos principais espaços de networking e debate estratégico do setor, o EELDG 2025 abordará tendências emergentes, desafios do setor, inovação, transformação digital, ESG e gestão de negócios, além de apresentar cases de sucesso, tecnologias aplicadas ao livro e caminhos para o fortalecimento do relacionamento com os leitores. Para Sevani Matos, presidente da CBL, o EELDG é uma iniciativa estratégica para o setor. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 11/04/2025

Uma cerimônia realizada no Real Gabinete Português de Leitura, no Centro do Rio de Janeiro, lançou, na manhã desta sexta-feira (11), a marca e o slogan do Rio Capital Mundial do Livro 2025. O lema é “O Rio de Janeiro continua lendo”. O desenho da marca, nas cores de roxo e rosa, faz referência às montanhas da cidade, como o Pão de Açúcar, e ao mesmo tempo, ao arco da Praça da Apoteose, na Sapucaí, e à imagem de um livro aberto. No evento, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e Margareth Menezes, ministra da Cultura, assinaram um protocolo de colaboração entre o município e o governo federal, para estabelecer o intercâmbio de informações e a colaboração mútua na promoção de programas de formação, livro e leitura. A cidade assume oficialmente o mandato a partir do dia 23 de abril. É a primeira vez que uma cidade de língua portuguesa recebe o título da Unesco. O Rio terá eventos abertos ao público ao longo do ano pela cidade: uma exposição inédita da obra de Vinicius de Moraes e promoverá experiências que combinem a literatura com a atmosfera da cidade, como museus e livrarias abertas à meia-noite, de acordo com reportagem na Folha de S. Paulo. O Prêmio Jabuti também prevê ações em parceria com o município, assim como a Academia Brasileira de Letras. Quadras de escolas de samba terão feiras literárias itinerantes, com destaque para a FLIPortela. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 11/04/2025

A Festa Literária Pirata das Editoras Independentes (Flipei) confirmou seu local para o evento de 2025. A 7ª edição da festa gratuita será realizada na Praça das Artes (Av. São João, 281 – São Paulo / SP), que integra o Complexo Theatro Municipal de São Paulo, de 6 a 10 de agosto. Em 2024, o evento também foi na região central de São Paulo, após anos na Flip, em Paraty (RJ). A mudança de ares também sinalizou um movimento da Flipei de desviar da especulação imobiliária da cidade carioca, de acordo com a organização. Este ano, o projeto foi contemplado pelo Edital Fomento Cultsp – PNAB 39/2024 de Fomento à Economia Criativa. A Festa também sediará a primeira edição do Butim Editorial – 1º Encontro Paulista dos Trabalhadores do Livro. Um evento pensado para quem faz o mercado editorial girar: editoras, designers, tradutores, capistas, revisores, livreiros e agentes literários. O Butim reunirá esses profissionais para rodadas de negociação, palestras e uma plenária estratégica, com o objetivo de construir coletivamente uma agenda cultural das editoras independentes do Estado de São Paulo. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Talita Facchini, 08/04/2025

A lista de finalistas do Internacional Booker Prize 2025 — o prêmio mais influente para ficção traduzida e publicadas no Reino Unido e/ou Irlanda — foi anunciada na terça-feira (8), apresentando seis autores pré-selecionados pela primeira vez. Os juízes fizeram sua seleção entre 154 livros enviados por editoras — o maior número desde que o prêmio foi lançado em seu formato atual em 2016. O International Booker Prize reconhece o trabalho vital dos tradutores com o prêmio em dinheiro de £ 50 mil dividido igualmente: £ 25 mil para o autor e £ 25 mil para o tradutor (ou dividido igualmente entre vários tradutores). Nesta edição, duas obras já contam com edições brasileiras: Sobre o cálculo do volume 1, da dinamarquesa Solvej Balle, e As perfeições, do italiano Vincenzo Latronico. Ambas as obras foram publicadas pela Todavia. Os outros finalistas são: A leopard-skin hat, de Anne Serre, traduzido do francês por Mark Hutchinson; Heart lamp, de Banu Mushtaq, traduzido do canarês por Deepa Bhasthi; Under the eye of the big bird, de Hiromi Kawakami, traduzido do japonês por Asa Yoneda; e Small boat, de Vincent Delecroix, traduzido do francês por Helen Stevenson. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 10/04/2025

Audiolivros tem crescimento acelerado no quarto trimestre de 2024 | © DivulgaçãoA Bookwire Brasil publicou um artigo no seu site que demonstra o crescimento do mercado de audiolivros no país, ainda que o catálogo em língua portuguesa seja pequeno se comparado ao disponível em idiomas como inglês, espanhol e alemão. No quarto trimestre de 2024, houve um aumento significativo das vendas, com destaque para a expansão da participação do áudio na receita do digital e o fortalecimento de gêneros específicos no formato, como ficções – thrillers, romances, fantasias – e obras de negócios. Os números do último trimestre de 2024 apontam para crescimento de 166% na receita de audiolivros, incluindo telecom, em relação ao mesmo período do ano anterior, e de 100% de crescimento na receita sem telecom em relação ao mesmo período do ano anterior – com um crescimento de 52% do catálogo. Comparado ao trimestre anterior, houve aumentos de +8% (com telecom) e de +16% (sem telecom), com um crescimento de 10% do catálogo. Clique aqui para acessar o artigo original. Como os audiolivros representam apenas cerca de 3% do catálogo digital entregue hoje pela Bookwire Brasil, a empresa fez uma análise comparativa considerando apenas as obras disponíveis em e-book e áudio, e que geraram alguma receita em ambos formatos em 2024, para medir de maneira justa e precisa o impacto que a receita de um produto pode sofrer com a adição de sua versão falada. A participação do áudio na receita digital (e-book & audiobook) dessas obras chegou a 19,5% no quarto trimestre de 2024. Esse número representa um crescimento significativo em relação ao terceiro trimestre (16%) e ao mesmo período de 2023 (11,5%). Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“Uma das vantagens da literatura é a liberdade. Você pode escrever sobre o que quiser. Se vai ser publicado ou não, vendido ou não, é outra questão.”
Nilza Rezende
Escritora brasileira
1.
Do dia para a noite (Day to night)
2.
Dias quentes (Spring Summer)
3.
Café com Deus Pai 2025
4.
Comfy and Cozy Pink
5.
Amanhecer na colheita
6.
Comfy and Cozy Blue
7.
Verity
8.
Comfy days - livro de colorir
9.
As 48 leis do poder (capa dura)
10.
A empregada
 
PublishNews, Talita Facchini, 11/04/2025

Em uma semana com poucas novidades, a Lista de Mais Vendidos do PublishNews apresentou aumento de 13% no volume de vendas em comparação com a última apuração e viu o retorno de um velho conhecido da apuração: Gabriel Chalita. O advogado, palestrante, político e escritor com quase uma centena de livros publicados já apareceu entre os mais vendidos com as obras Aos mestres, com carinho (Gente), Cartas entre amigos (Globo), em coautoria com o padre Fábio de Melo; e O pequeno filósofo (Globo). Em 2022, com sua editora Serena, também emplacou na lista com Vivendo como um guerreiro, livro escrito em parceria com o comediante e YouTuber Whindersson Nunes. Agora, ele retorna com Conversas sobre alegria (BestSeller), escrito em parceria com o Padre Patrick. Na obra que estreou na 14ª posição em Autoajuda, os autores trazem sete conversas que enveredam por temas como infância, laços familiares, perdas e despedidas. Na Lista Geral, os livros de colorir continuam na liderança: Do dia para a noite (HarperCollins), da série Bobbie Goods, vendeu mais de 13 mil exemplares na semana. Dias quentes (HarperCollins), da mesma série, ficou na segunda posição e Café com Deus pai 2025 (Vélos) completa o pódio. A Lista dos Mais Vendidos do PublishNews contempla as vendas em 39 livrarias brasileiras, entre redes e lojas de rua. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 07/04/2025

Mark Zuckerberg | © Wki CommonsO Globo noticiou que a Meta, empresa de Mark Zuckerberg, está sendo denunciada por usar milhões de livros sem autorização para treinar inteligências artificiais. A empresa não compensou financeiramente nenhum dos escritores e editores afetados, de acordo com a reportagem. A casa em que Jorge Amado viveu até os 18 anos em Ilhéus, na Bahia, foi depredada e itens do acervo do autor foram roubados. O local serve como espaço expositivo e passava por reformas desde janeiro. A Secretária de Cultura de Ilhéus afirmou que será aberto nesta segunda-feira (07) um inquérito para investigar o que pode ser recuperado. A notícia é da Folha de S. Paulo. O Painel das Letras elaborou um vídeo falando sobre Pós-poemas (Perspectiva), o último livro de poesia de Augusto de Campos. A coluna de Ancelmo Gois no jornal O Globo trouxe novidades sobre o novo livro de Sérgio Rodrigues. No título Escrever é humano (Companhia das Letras), o escritor argumenta que a escrita é uma atividade para seres vivos e questiona a utilização de inteligência artificial. O Estadão compilou todos os livros que aparecem na terceira temporada da série The White Lotus. O roteiro da série usa a aparição de livros para revelar detalhes do enredo de seus personagens. O Spash Uol elaborou uma lista de dicas de cinco livros tristes e emocionantes. E o Nexo convidou a escritora Lilian Sais para indicar cinco livros que falam sobre perda e luto, escritos por escritoras latino-americanas. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Lu Magalhães, 08/04/2025

Pesquisadora e curadora de novos cenários culturais e de vanguardas, Mariana Nobre lidera, desde 2013, o Atelier do Futuro – no qual desenvolve projetos sob medida para marcas nacionais e globais, combinando análise cultural, curadoria de tendências e inteligência de mercado. O sociólogo italiano Domenico De Masi, inclusive, foi um grande entusiasta e incentivador do trabalho dessa futurista brasileira. Com passagem nos principais bureaux de inovação e tendências, Mariana se especializou em mapear e interpretar perfis dentro da Cadeia de Difusão da Inovação, trazendo uma abordagem humanista e interdisciplinar para os seus trabalhos. Uma autêntica polímata do século XXI, é especialista em Semiótica Psicanalítica e Psicanálise pela PUC-SP, além de ter estudado Publicidade na Cásper Líbero, Tendências e Coolhunting no Istituto Europeo di Design e Filosofia na USP. Seu trabalho une semiótica, pesquisa qualitativa e economia criativa para interpretar e antecipar tendências culturais e mercadológicas. E, acima de tudo, Mariana é uma futurista profundamente inspirada pelo passado. Em um bate-papo sobre futuros, livros e a inspiradora Biblioteca Zeitgeist, Mariana conta como as obras permeiam seu trabalho e alimentam seu olhar aguçado em direção ao porvir. Clique no Leia mais para acessar a íntegra deste artigo.

PublishNews, Redação, 11/04/2025

A Mauricio de Sousa Produções (MSP) condenou em nota o uso de inteligência artificial para reproduzir artes de quadrinhos da Turma da Mônica. A matéria do Estadão detalha que a MSP reconhece o uso de IA para inovação e criatividade, mas que não deve ser usada como substituição, e sim como uma ferramenta de apoio. Na Ilustrada, a notícia de que Patti Smith vai lançar seu livro de memórias mais amplo em 2026. A Folha também contou a história da editora britânica Persephone Books, que se especializou em divulgar autoras e histórias consideradas esquecidas. Como parte de sua série especial para levar leitores para bibliotecas de autores, o Estadão falou com a velejadora Tamara Klink, que mostrou a biblioteca da família e falou sobre sua viagem para a Groelândia. Nelson Motta escreveu uma coluna para o jornal O Globo em que fala sobre o prazer da leitura e promove uma reflexão sobre novas tecnologias e suas praticidades no ato de ler. O jornal Estado de Minas repercutiu caso de pedido de proibição de O avesso da pele (Companhia das Letras) em uma escola estadual na região metropolitana de Belo Horizonte. No Jornal da USP, a notícia de que um livro lançado no Portal de Livros Abertos da USP mostra a importância de rios urbanos para a cultura das cidades. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 09/04/2025

A primeira edição do Festival Poesia no Centro será realizada de 16 a 18 de maio de 2025, no Teatro Cultura Artística (Rua Nestor Pestana, 196, Consolação – São Paulo / SP), e vai reunir nomes como Oswaldo de Camargo, Francisco Alvim, Ana Martins Marques, Adelaide Ivánova, Angélica Freitas, Carlito Azevedo, Cuti, Edimilson de Almeida Pereira e Fabrício Corsaletti, entre muitos outros. A curadoria geral do festival é da Rita Palmeira. A programação principal será realizada no auditório, com capacidade para 150 pessoas, e será composta por 13 encontros que reunirão poetas, jornalistas e pesquisadores ligados ao universo da poesia. A seleção de poetas dessa primeira edição do festival procurou contemplar a vasta gama de vozes, dicções, gerações e procedências que compõem o cenário da poesia brasileira contemporânea, de acordo com a organização. Entre os convidados estrangeiros, prevaleceu o mesmo norte, ainda que com menor ambição, segundo a organização. São eles Uljana Wolf (Alemanha), Roberta Iannamico (Argentina), Tracy K-Smith (EUA), Patricia Lino (Portugal) e Stephen Sexton (Irlanda). Entre o dia 6 de maio e 16 de maio, o festival também promoverá um circuito de encontros e oficinas em cinco livrarias e cinco organizações culturais da região central de São Paulo, incentivando a perambulação literária na região. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 07/04/2025

A 62ª edição da Feira do Livro Infantil de Bolonha (Bologna Children’s Book Fair – BCBF), que ocorreu no BolognaFiere entre 31 de março e 3 de abril, recebeu 33.318 visitantes profissionais (um aumento de 5% em relação a 2024), que participaram de mais de 500 eventos organizados pela BCBF e por seus expositores, além de mais de 100 eventos paralelos organizados por expositores dentro do centro de exposições e pela cidade. Como vem ocorrendo nos últimos anos, a Feira também sediou o BolognaBookPlus (BBPlus) – em colaboração com a Associação Italiana de Editores – e a Feira de Licenciamento Infantil de Bolonha (Bologna Licensing Trade Fair/Kids – BLTF/Kids). A Estônia foi o País Convidado de Honra desta edição. Reuniram-se em Bolonha 1.577 expositores vindos de cerca de 95 países e regiões do mundo (entre as novas participações estão Albânia, Azerbaijão, Equador, Geórgia, Guatemala, Islândia, Madagascar, Malta, Macedônia do Norte, Peru, Arábia Saudita, Sri Lanka e Tailândia). O evento teve mais de 2 milhões de visualizações de página na web provenientes de mais de 180 países ao longo do último ano, além de jornalistas de mais de 40 países presentes. “É um lugar onde as coisas realmente acontecem”, explica Bebel Abreu, da Bebel Books, que participou da BCBF pela primeira vez. “As pessoas se preparam, marcam muitas reuniões e preparam seus livros pra mostrar… quem não fala inglês contrata serviços de tradução. Depois da feira, é hora do ‘follow up’ e dos fechamentos de contrato - as oportunidades são inúmeras, resta saber aproveitá-las.” Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 07/04/2025

No Podcast do PublishNews desta semana falamos sobre a Feira do Livro de Bolonha, o evento editorial mais importante do mundo quando o assunto é livros para a infância, jovens e quadrinhos. Ao lado de Londres e Frankfurt, Bolonha recebe uma das três maiores feiras profissionais do globo. Com produção, apresentação e entrevistas de Fabio Uehara – realizadas in loco na Feira –, o episódio traz conversas com alguns dos profissionais brasileiros que estiveram presentes por lá, entre os dias 31 de março e 3 de abril: Rayanna Pereira, do Brazilian Publishers, coordenadora de relações internacionais da CBL; Carlo Carrenho, consultor editorial e sócio da Pop Stories; Karine Pansa, CEO da Girassol Brasil, e Carolina Cespedes, editora, também da Girassol; Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e diretora-geral da VR Editora no Brasil; e Juliana Farias, agente literária e editora. Foram abordados tópicos sobre a importância das feiras internacionais e da presença brasileira, sobre a literatura infantil e seus desafios, a curadoria de conteúdos e a influência do mundo digital também sobre as tendências atuais na literatura infantil. Este podcast é um oferecimento de Câmara Brasileira do Livro (CBL), MVB América Latina e UmLivro. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

 
©2001-2025 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.