
Uma cerimônia realizada no Real Gabinete Português de Leitura, no Centro do Rio de Janeiro, lançou, na manhã desta sexta-feira (11), a marca e o slogan do Rio Capital Mundial do Livro 2025. O lema é “O Rio de Janeiro continua lendo”. O desenho da marca, nas cores de roxo e rosa, faz referência às montanhas da cidade, como o Pão de Açúcar, e ao mesmo tempo, ao arco da Praça da Apoteose, na Sapucaí, e à imagem de um livro aberto.
No evento, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e Margareth Menezes, ministra da Cultura, assinaram um protocolo de colaboração entre o município e o governo federal, para estabelecer o intercâmbio de informações e a colaboração mútua na promoção de programas de formação, livro e leitura.
A cidade assume oficialmente o mandato a partir do dia 23 de abril. É a primeira vez que uma cidade de língua portuguesa recebe o título da Unesco.

Programação especial
O Rio terá eventos abertos ao público ao longo do ano pela cidade: uma exposição inédita da obra de Vinicius de Moraes e promoverá experiências que combinem a literatura com a atmosfera da cidade, como museus e livrarias abertas à meia-noite, de acordo com reportagem na Folha de S. Paulo.
O Prêmio Jabuti também prevê ações em parceria com o município, assim como a Academia Brasileira de Letras. Quadras de escolas de samba terão feiras literárias itinerantes, com destaque para a FLIPortela.
A prefeitura estuda a instalação de uma plataforma gratuita de audiolivros nos ônibus BRT e a distribuição de livros em clínicas da família e parcerias com igrejas evangélicas e terreiros de umbanda e candomblé.