Vinca Literária lança selo infantojuvenil e abre chamada pública para autoras
PublishNews, Redação, 06/01/2026
Novo selo da editora para crianças e adolescentes é voltado para autoras que se identificam como mulheres

Estão abertas até sexta-feira, dia 30 de janeiro, as inscrições para a chamada pública que marca a estreia do selo Miosótis, novo braço editorial da Vinca Literária Editora, voltado à literatura infantojuvenil. A iniciativa seleciona obras inéditas destinadas a leitores de 6 a 16 anos, escritas por pessoas que se identificam como mulheres, com publicação financiada integralmente pela editora.

O nome do selo carrega forte dimensão simbólica e afetiva. “Tal como a Vinca, Miosótis também é uma flor. De tamanho pequenino e sempre florida, ela também é chamada de ‘não me esqueças’. Está ligada à memória afetiva que resiste ao tempo. Seu nome foi escolhido para batizar nossa mascote, a gatinha, por combinar perfeitamente com um selo editorial para crianças, pensado para os pequenos criativos, que crescem e florescem o ano todo”, conta a editora Elaine Araujo Barbosa ao PublishNews.

A chamada pública não define um número exato de títulos. “Faremos uma curadoria cuidadosa e escolheremos tantos livros quantos os que se alinharem à nossa proposta de publicar histórias divertidas, criativas e atuais, que despertem a imaginação de crianças e adolescentes”, explica Elaine. A inscrição é gratuita, limitada a uma obra por candidata — que deve ter mais de 18 anos e morar no Brasil — e a editora não cobra pela publicação. A expectativa de participação é alta.

“As inscrições nas duas chamadas anteriores da Vinca surpreenderam e ultrapassaram o número esperado. Dessa vez, resolvemos não estabelecer metas. Na primeira semana de chamada, que coincidiu com o Natal, chegaram mais de 50 textos para a nossa. Vamos começar a leitura imediatamente", adianta ela, sinalizando que todas as inscritas serão respondidas, mesmo aquelas que não forem selecionadas.

Fundada no Rio de Janeiro, em março de 2025, a Vinca Literária tem como missão valorizar e difundir vozes femininas na literatura contemporânea. Após estrear na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e circular por outros eventos literários ao longo do ano, a editora amplia agora sua atuação com a criação do selo Miosótis. Esta é a terceira chamada pública da Vinca e a primeira dedicada exclusivamente ao selo infantojuvenil.

“Pretendíamos, inicialmente, publicar 30 livros em 2025, no entanto, recebemos um número alto de originais muito bons e resolvemos ampliar. Fechamos o ano com 34 livros publicados e outros 16 já selecionados e em produção para o primeiro trimestre de 2026. Agora, esta é a primeira chamada do selo infantojuvenil Miosótis. As obras selecionadas serão publicadas no primeiro semestre e também poderão ser lançadas na Flip 2026”, completa a editora, que comanda uma equipe formada exclusivamente por mulheres.

Para descobrir como participar, visite o perfil da Vinca Literária no Instagram e boa sorte!

[06/01/2026 08:03:46]