
Além da programação que levou em consideração diversos gostos, o evento vai contar com 15 livreiros da Estante Virtual e as editoras Malê, Oficina Raquel e Editora Ação — da Ação da Cidadania, ONG do Betinho —, que foram convidados para expor e vender livros nos dois dias, uma área infantil desenvolvida em parceria com a Malê e uma série de atividades pensadas para dialogar com literatura, música, arte e moda – de um jeito todo especial, inspirado na obra pulsante do poeta e acadêmico Antonio Cicero (1945-2024).
O desejo de ser anual e entrar para o calendário cultural do Rio é grande, assim como servir de palco para uma conexão entre leitores, autores, editoras e livreiros. O Flev vai estrear na cidade em parceria com a Prefeitura do Rio e com o programa Capital Mundial do Livro, integrando o seu evento inédito ao tradicional Paixão de Ler, que este ano completa 33 edições e homenageia o poeta Ferreira Gullar (1930-2016).
“Criar essa primeira edição do Flev no Rio, espalhando todo esse amor pelos livros, é de uma alegria imensa! Fazer um evento que aproxima livreiros, autores e leitores, na cidade em que nascemos e operamos há duas décadas, só reforça o nosso compromisso com os cariocas e com a literatura. O Flev é um movimento de pessoas que vivem de e para os livros e que ama a nossa cultura”, diz, animado, André Palme, head da Estante Virtual.
Profissionais graúdos dos livros foram convocados à passarela
O desfile Fullgás, do estilista e professor de moda Rafael Caetano, foi inspirado no livro Fullgás: Poesia reunida (Companhia das Letras, 2025), de Antonio Cicero, que, por sinal, veio do música que foi trilha sonora do país nos últimos 40 anos, de Cicero e Marina Lima. Já apresentada na São Paulo Fashion Week deste ano e com patrocínio da Estante Virtual, a coleção marca o reencontro entre Caetano, Marina e Cicero, artistas que já haviam se cruzado em outros projetos, e traz uma novidade à cena ao convocar o mercado editorial para a passarela.
Os escritores Thalita Rebouças, Jessé Andarilho, Adriana Falcão, Mariana Filgueiras, Alex Andrade e Clara Alves, os livreiros Letícia Bosísio e Ivan Costa, o designer Leonardo Iaccarino, os poetas Bianca Ramoneda, Juliana Krapp e Ramon Nunes Mello, a poeta e criadora da Estação das Letras Suzana Vargas e a diretora da GL events, uma das organizadoras das Bienais do Livro do Rio e da Bahia, Tatiana Zaccaro, são alguns dos convidados. Nenhum é modelo profissional e esse é o grande diferencial do desfile. Cada um entrará em cena com a sua experiência no mercado de livros.
“Escolher Fullgás como título da coleção é um gesto de celebração, de homenagem e de continuidade para uma obra que faz parte da memória coletiva brasileira. Eu sempre acompanhei o trabalho da Marina e do Cicero e, ao longo da vida, fui inspirado por eles. É uma ótima oportunidade de eternizar a minha admiração, carinho e respeito pelos dois”, explica Rafael Caetano, atualmente radicado em Madri.
André Palme está entusiasmado com toda essa festividade para pontuar os vinte anos da EV. “Somos uma marca da cultura, e poder estar em outros ambientes, além dos territórios tradicionais do livro, é importante para que possamos cada vez mais tornar o Brasil um país que admira e consome literatura. Rafael é um talento brasileiro, assim como a Estante Virtual também é. Isso reforça a nossa veia cultural e a criatividade”, diz o executivo, que se mudou para o Rio de Janeiro em meados de 2025 e já está caindo de amores pela cidade.
FLEV 2025, serviço:
Dias 6 e 7 de dezembro, sábado e domingo, das 10h às 18h
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) - Av. Infante Dom Henrique, 85 - no Aterro do Flamengo
A entrada e todas as atividades são gratuitas






