Projetos levam livros para circular em praias e alcançar mais leitores
PublishNews, Redação, 20/02/2026
Leituraço no Caribrejo, no Rio de Janeiro, e Bibliopraia, em Matinhos, criam espaços públicos de circulação de livros à beira mar

Novo projeto carioca vai levar livros à Praia do Flamengo: trocas e empréstimos devem rolar no local
Novo projeto carioca vai levar livros à Praia do Flamengo: trocas e empréstimos devem rolar no local
Duas iniciativas recentes se organizaram para levar livros à praia, na tentativa de transformá-las em verdadeiras bibliotecas a céu aberto e aproximar os leitores do livros. No sábado, dia 1º de março, a Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ) vai receber o novo projeto Leituraço no Caribrejo, ação cultural idealizada e produzida pela editora e produtora cultural Raquel Menezes. A ação vai ser realizada na altura do Posto 3, com uma mobilização de leitura e circulação de livros em espaço público, das 10h às 18h. A iniciativa conta com patrocínio e co-realização da Estante Virtual e parceria de editoras e instituições.

Um dos destaques da ação é a Book Bike da Estante Virtual, carrinho de livros que funciona como ponto de encontro e circulação literária. No local, o público poderá escolher títulos para leitura, troca ou empréstimo.

Entre os nomes confirmados estão a autora Clara Alves e o escritor e comunicador André Carvalhal e a criadora de conteúdo literário Erika Lendo, que participam da ação dialogando com o público, compartilhando experiências e reforçando a importância da leitura no cotidiano. Outros convidados e embaixadores literários também devem integrar a programação ao longo da semana. Os detalhes da programação serão anunciados em breve.

Segundo a organização, os empréstimos acontecem mediante identificação, garantindo a circulação responsável do acervo. O público também pode levar seus próprios livros para ler na praia e participar das trocas.

“O Leituraço nasce do desejo de aproximar o livro da vida cotidiana das pessoas, criando encontros inesperados entre leitores, histórias e a cidade. Acreditamos que a leitura é um direito cultural e que ocupar o espaço público com livros é uma forma de fortalecer vínculos, despertar curiosidade e transformar a relação das pessoas com a literatura”, afirma Raquel Menezes, editora e produtora cultural responsável pela iniciativa.

“Para nós, apaixonados por livros, não há forma melhor de enaltecer a cidade do Rio de Janeiro do que levá-los à praia”, diz André Palme, head da Estante Virtual. “Convidamos todos os cariocas e turistas a ter essa experiência de troca, que não se resume à troca do livro em si, mas à experiência de conhecer novas histórias e leitores que só a literatura permite.”

A ação conta a parceria e patrocínio da Editora Vozes, Ediouro (selo Coquetel), Mundo Cristão, Ação Cidadania, Oficina Raquel e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Novas editoras e instituições parceiras estão em fase de confirmação.

Serviço

Leituraço no Caribrejo – Biblioteca viva na praia

Praia do Flamengo – altura do Posto 3 – Rio de Janeiro

1º de março (sábado)

Das 10h às 18h

Evento gratuito e aberto ao público.

Bibliopraia

Espaço da Biblioteca Pública do Paraná (BPP) no litoral do estado | © Kraw Penas
Espaço da Biblioteca Pública do Paraná (BPP) no litoral do estado | © Kraw Penas
Já na praia de Caiobá, em Matinhos (PR), moradores e turistas que passaram pelo estande da Biblioteca Pública do Paraná (BPP) nos últimos meses puderam aproveitar as férias para colocar a leitura em dia com o projeto Bibliopraia. O espaço funcionou de 28 de dezembro até o dia 2 de fevereiro, com doação e empréstimo de livros, contação de histórias, distribuição de marca-páginas e espaço para leitura.

O Bibliopraia fez parte das atividades do Verão Maior Paraná 2026, e integra a série de ações de incentivo à leitura da BPP. Neste ano, mais de 2,9 mil títulos foram doados e cerca de 250 emprestados, entre livros e gibis. No total, o estande recebeu mais de 6 mil visitantes.

Para o diretor da BPP, Luiz Felipe Leprevost, o projeto teve um papel fundamental de estimular a leitura e assegurar o acesso gratuito aos livros. “Com o estande da Biblioteca, foi possível atender o público do Litoral durante a alta temporada, reforçando o trabalho de difusão do livro e da leitura da instituição. O espaço foi aberto em dezembro, com processo simplificado de doação e empréstimo, além de um espaço de leitura voltado às crianças. O interesse e o carinho que recebemos do público atendido não podia nos deixar mais felizes”, declara.

[20/02/2026 08:50:03]