Apanhadão de carnaval: livros encontram a folia
PublishNews, Guilherme Sobota, 18/02/2026
A crítica do jornal 'O Globo'​ sobre o desfile da Unidos da Tijuca considerou o enredo como o ponto alto da escola

Desfile da Unidos da Tijuca homenageou Carolina Maria de Jesus | © Eduardo Hollanda / Riocarnaval
Desfile da Unidos da Tijuca homenageou Carolina Maria de Jesus | © Eduardo Hollanda / Riocarnaval
Como o PublishNews registrou na semana anterior à folia, a presença dos livros e da literatura no carnaval se deu de diversas formas, e a imprensa registrou. No portal Alma Preta, uma reportagem detalhou o desfile da Unidos da Tijuca, que homenageadou Carolina Maria de Jesus. "O último carro alegórico da escola, intitulado “Lendo um novo final — O Palácio da Eternidade para Carolina, a Imortal”, encerrou o desfile com a presença de escritoras negras contemporâneas e da filha da homenageada, Vera Eunice de Jesus Lima, que realizou o sonho da mãe ao se tornar professora", diz um trecho da reportagem.

A crítica do jornal O Globo sobre o desfile considerou o enredo como o ponto alto da Tijuca. A cobertura do jornal mostrou como um dos carros era feito de material reciclável, uma das marcas da vida de Carolina. O g1 aproveitou a oportunidade para resgatar a história da escritora, autora de Quarto de despejo — e o mesmo fez a Marie Claire. O canal Play d'O Globo registrou que o ator Julio Andrade planeja fazer um livro com suas fotos, inclusive as que ele estava tirando no Sambódromo.

O portal ABC do ABC aproveitou um material da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo que reúne informações sobre autores homenageados pelas escolas paulistas.

A redação do Estadão indicou livros para quem quisesse ler durante o feriado, e o Guia do Estudante reuniu uma lista de livros sobre a festa.

A Veja relembrou quem foi o Marquês de Sapucaí, que, além de uma carreira destacada no direito, também era afeito às letras e artes.

[18/02/2026 11:35:23]