
Escrito ao longo de sete anos, o livro reúne mais de 100 poemas que percorrem temas como identidade, natureza, relacionamentos e a própria escrita. A autora afirma que aguardou o tempo necessário para tornar pública a produção.
“Lanço esse livro agora, porque eu acho que a poesia ela requer uma certa referência, um certo cuidado, um respeito pelos movimentos internos do autor. Porque o modo como ela vai ser apresentada pro mundo e vai deixar de ser uma coisa pessoal minha e vai se transformar dentro de quem lê e vai entrar em contato com os poemas, requer um certo desprendimento, uma certa distância e eu precisei esperar pra sentir que era o momento, que eu estava pronta para lançar esses poemas no mundo”, diz Vanessa ao PublishNews.
A autora também aproxima a sua prática clínica da criação poética. “Para mim, a psicanálise e a poesia têm uma intersecção no fato de que a palavra ela é retirada do seu sentido comum, do seu leito, onde ela está desgastada, tem um significado único. Então, tanto na psicanálise, a gente vai usar as palavras de uma forma múltipla. Os sentidos não vão se excluindo, mas se somando. Isso constrói espaço mental e constrói possibilidade de novas conexões e a poesia também é isso, uma palavra que tem o significado no dia a dia, mas que, dentro de um poema, ela pode estar de outra maneira, como protagonista ou como coadjuvante", analisa.
O prefácio é do escritor João Anzanello Carrascoza, que destaca o que ele chama de “gota de poesia condensada na folhagem do cotidiano” e descreve a autora como uma “menina-poente que, no fluir das páginas, vai se tornando mulher-poeta”.
Natural de Poços de Caldas (MG) e radicada em Campinas, Vanessa atua como médica psiquiatra e psicanalista. Ao lado de Marielle Kellermann, apresenta o podcast Lá fora, disponível no Spotify, com foco em psicanálise.






